sábado, 15 de agosto de 2015

Guiné-Bissau: “QUEDA DO GOVERNO OU GOLPE DE ESTADO?”




Da Lusa, em Notícias ao Minuto, a Guiné-Bissau é objeto de noticiário que aborda a crise guineense construída e despoletada pelo presidente José Mário Vaz ao demitir sem causa aparente e razoável o governo eleito há pouco mais de um ano. As intenções ainda subterrâneas do PR estão por ser reveladas nas próximas decisões e atitudes de Mário Vaz, certo é que a presidência tudo faz para manipular em seu favor os guineenses, procurando também galvanizar o apoio dos militares e a volta de tudo ao mesmo nos golpes e contra-golpes. Felizmente que até agora o comportamento dos militares tem sido exemplar e a crise carrega em si somente o peso das políticas e golpadas palacianas da presidência, do presidente Mário Vaz.

Para além dos despachos da Agência Lusa que poderá ler neste compacto de notícias compilado pelo PG, recorremos ao dizer puro e duro do jornalista guineense Aly Silva no Ditadura do Consenso. Desde Bissau ele descreve em curtas mensagens o que foi, o que é e o que pode acontecer na deriva desta golpada presidencial. Leia-se.

QUEDA DO GOVERNO: PAIGC adia mega-manifestação

A MEGA MANIFESTAÇÃO ficou adiada para Segunda-feira, dia 17 agosto, com a mesma CONCENTRAÇÃO a partir das 2 Horas da tarde, nas seguintes pontos:

- Chapa de Bissau

- Largo da Câmara Municipal de Bissau

- Praça dos Heróis Nacionais (Império)

Obrigado

Carlos Vaz
_______________________________________ 

ALERTA: NÃO há pagamentos de SALÁRIOS este mês na Função Pública da Guiné-Bissau. Tudo porque o Presidente da República mandou fechar(!?) as portas do ministério das Finanças: Ninguém entra, e, assim, não haverá processamento das folhas salariais. AAS
_______________________________________ 

À COMUNIDADE INTERNACIONAL/ATENÇÃO MUNDO: Se faltar energia eléctrica nós próximos dias, se faltar gasóleo para os hospitais, se faltarem bens de primeira necessidade, se os preços aumentarem, se os fornecedores do Estado não puderem receber, se o Estado não pagar o que deve, se os compromissos do País forem afectados por atrasos, se... há apenas um culpado e que deve ser responsabilizado: chama-se José Mário Vaz, e é o Presidente da República da Guiné-Bissau (não se sabe é até quando...). Podem vir contentores de armas, paletes de balas, mas neste País ninguém meterá medo a ninguém. Nunca mais a Guiné-Bissau regressará à Ditadura, menos ainda se no-la quiserem impor, menos ainda a mando do cruel ditador gambiano, e presidente, Yaya Jahmeh...AAS
________________________________________ 
  
ALERTA URGENTE - Queda do Governo, ou Golpe de Estado? Ditadura do Consenso apurou que elementos alheios à governação (talvez da segurança do Estado) impedirão, neste caso em particular, o ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, de ter acesso ao seu local de trabalho. Que se saiba, a queda de um Governo NÃO é a morte do Estado. Existe a chamada gestão corrente do País. Que fique claro: se se impedir qualquer membro do Governo de aceder ao seu gabinete, TODA A RESPONSABILIDADE dos possíveis danos será endossada ao Presidente da República. Afinal é a queda do Governo ou é um GOLPE DE ESTADO?

Publicadas por António Aly Silva em Ditadura do Consenso

A realidade guineense no seu esforçado e duro quotidiano para as populações abandonadas por uma parte da elite gananciosa e de atitudes antipatrióticas emergiu novamente. O desfecho está por acontecer mas os receios e os pessimismos ocupam as mentes e corações das populações. Algo de muito positivo será os militares manterem-se nos quartéis e imparciais. Pese embora que de facto o PR golpista é o Comandante em Chefe supremo dos militares. Façam-se votos e exigências para que não embarquem em “loucuras” como no passado recente.

Uma resposta para Aly Silva, quando inquire se o acontecido foi a “queda do governo” ou se assistimos a “um golpe de Estado”. Para muitos de nós o golpe de Estado continua, conforme a vontade demonstrada pelo presidente da República, seu mentor e executante. É de temer o que de mau, para as populações, possa vir a acontecer seguidamente. Os guineenses, nem povo algum, merece ter nas instâncias superiores do país mentecaptos golpistas como José Mário Vaz.

E, a seguir, a Lusa em Notícias ao Minuto, sobre a Guiné-Bissau.

Redação PG

ONU manifesta preocupação com situação na Guiné-Bissau

Os membros do Conselho de Segurança da ONU manifestaram hoje preocupação com os recentes acontecimentos na Guiné-Bissau e salientaram a importância de as forças de segurança não interferirem na situação política.

"Os membros do Conselho de Segurança expressaram preocupação com os desenvolvimentos em curso no país. Apelaram aos líderes para dialogarem e chegarem a um consenso para a resolução da crise que sirva os interesses do povo da Guiné-Bissau", refere um comunicado divulgado no final do encontro do Conselho de Segurança.

A situação na Guiné-Bissau foi hoje discutida no Conselho de Segurança, que tentou perceber melhor o levou o Presidente guineense, José Maria Vaz, a derrubar o Governo, sem apoios visíveis dentro ou fora do país e sob contestação interna de forças políticas e organizações da sociedade civil.

Num comunicado, o Conselho de Segurança da ONU pede a todas as partes para permanecerem "calmas" e apelou às forças de segurança, sociedade civil e líderes políticos para "continuar a agir de forma pacífica em conformidade com a Constituição e o Estado de Direito".

O Conselho de Segurança "salientou a importância da não interferência das forças de segurança na situação política da Guiné-Bissau".

"Os membros do Conselho de Segurança apelaram às partes para resolver a atual disputa política no interesse da paz na Guiné-Bissau", sublinha o comunicado, acrescentando que aquele órgão da ONU vai continuar a acompanhar a situação e a "responder apropriadamente".

O Presidente guineense demitiu esta semana o executivo, liderado por Domingos Simões Pereira, num decreto em que se justifica com quebra mútua de confiança, dificuldades de relacionamento com o chefe do Governo e sinais de obstrução à justiça.

Num discurso à Nação, José Mário Vaz acusou ainda o primeiro-ministro e o Governo de corrupção, nepotismo e de falta de transparência na gestão pública.

Domingos Simões Pereira, antigo secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse quinta-feira estar "chocado" pela forma como o Presidente "faltou à verdade".

O Governo estava em funções há um ano, depois de o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) vencer as eleições com maioria absoluta e de ter recebido duas moções de confiança aprovadas por unanimidade no Parlamento nos últimos dois meses - além de ter o apoio da comunidade internacional.

Apesar de todas as forças políticas e várias entidades, dentro e fora do país, terem feito apelos públicos dirigidos ao Presidente no sentido do diálogo e estabilidade, José Mário Vaz decidiu derrubar o Governo e deverá agora pedir ao PAIGC que indique um novo nome para primeiro-ministro.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Presidente solicita ao PAIGC que indique um primeiro-ministro

O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, solicitou, por escrito, ao Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) que indique um nome para o cargo de primeiro-ministro, anunciou a presidência.

Em comunicado, a Presidência explica que o pedido foi endereçado ao PAIGC "na qualidade de partido vencedor das últimas eleições legislativas".

José Mário Vaz solicitou o nome depois de se ter reunido separadamente, durante a manhã, com os partidos com assento parlamentar.

Nos encontros, todos concordaram com a consulta ao PAIGC, adianta a Presidência.

O partido já anunciou que vai voltar a propor o nome do primeiro-ministro demitido, Domingos Simões Pereira, tal como consta dos estatutos daquela força política: o presidente do PAIGC é o nome indicado para liderar o Governo.

Os órgãos dirigentes do partido renovaram a confiança em Simões Pereira e vão seguir os estatutos.

O Presidente da República não voltou a prestar declarações públicas depois de na quarta-feira ter demitido o Governo e desconhece-se o que fará quando for confrontado com o nome do mesmo primeiro-ministro que demitiu.

O Presidente da República demitiu o executivo num decreto em que se justifica com quebra mútua de confiança, dificuldades de relacionamento com o chefe do Governo e sinais de obstrução à Justiça.

Num discurso à nação, José Mário Vaz acusou ainda o primeiro-ministro e o Governo de corrupção, nepotismo e de falta de transparência na gestão pública.

Domingos Simões Pereira disse na quinta-feira estar "chocado" pela forma como o Presidente "faltou à verdade".

O Governo estava em funções há um ano, depois de o PAIGC vencer as eleições com maioria absoluta e de ter recebido duas moções de confiança aprovadas por unanimidade no Parlamento nos últimos dois meses - além de ter o apoio da comunidade internacional.

Apesar de todas as forças políticas e várias entidades, dentro e fora do país, terem feito apelos públicos dirigidos ao Presidente no sentido do diálogo e estabilidade, José Mário Vaz decidiu derrubar o Governo e deverá agora pedir ao PAIGC que indique um novo nome para primeiro-ministro.

Lusa, em Notícias ao Minuto

"Contas do Presidente estão todas erradas", diz ministro guineense

O ministro das Finanças cessante da Guiné-Bissau, Geraldo Martins, referiu que as contas apresentadas pelo Presidente da República, José Mário Vaz, para justificar a demissão do Governo "estão todas erradas".

"Infelizmente as contas estão todas erradas" e há até falhas "elementares de conversão de francos CFA em dólares".

"Causa-nos muita estupefação que esses sejam os dados que justificam a delapidação dos recursos públicos" a que o chefe de Estado fez alusão.

Geraldo Martins falava numa conferência de imprensa destinada a fazer "uma clarificação" do que foi a gestão do Governo durante os 12 meses em que esteve em funções, que classificou de "muito boa" e elogiada pelos parceiros internacionais.

No discurso de quarta-feira em que justificou a demissão do Governo, José Mário Vaz questiona o destino dado a 85 milhões de euros.

Geraldo Martins mostrou hoje dados das contas públicas segundos os quais houve muitas mais despesas do Estado para além das referenciadas pelo Presidente e que justificam o valor.

"Além das despesas salariais", a que José Mário Vaz fez alusão, "há muitas outras", enumerando-as, desde pagamento da dívida externa a despesas comuns - que inclui as medidas de combate ao Ébola, por exemplo.

Segundo referiu, os dados são públicos, passaram este ano a ser publicados na Internet e são seguidos pelas organizações financeiras internacionais parceiras da Guiné-Bissau.

O que o Presidente fez com as contas do Estado, "foi um exercício infeliz", concluiu Geraldo Martins.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana