quinta-feira, 20 de agosto de 2015

MOÇAMBICANOS RECEBEM FINANCIAMENTO PARA PROJECTOS DE COMBATE À POBREZA URBANA




Maputo, 19 Ago (AIM) O Distrito Municipal Kampfumo, na capital moçambicana, entregou esta quarta-feira 48 cheques aos mutuários no âmbito do Plano Estratégico para a Erradicação da Pobreza Urbana (PERPU), uma iniciativa do governo para o combate à pobreza urbana.

Trata-se de 48 munícipes residentes naquele distrito municipal, que após a aprovação dos seus projectos pelas estruturas dos seus respectivos bairros, beneficiaram de um empréstimo monetário.

Na ocasião, a directora do Distrito Municipal Kampfumo, Carolina Chemane, manifestou a sua preocupação com o baixo índice de reembolso, algo que acaba influenciando negativamente o financiamento de novos projectos.

O valor que as pessoas estão a receber é para financiar projectos que eles próprios elaboram e assumem compromissos. Neste caso, é importante que se dê continuidade a este ciclo que começou e isso depende, em grande medida, do reembolso, ou seja, os munícipes devem devolver os valores, vincou a directora.

Carolina Chemane reconheceu que, nos últimos tempos, regista-se alguma melhoria, mas mesmo assim o nível de reembolso ainda está aquém daquilo que seria de desejar.

Pode-se dizer que em 2014 registamos um nível de reembolso que quase quintuplicou o reembolso que registamos em 2013, que foi de 674 mil meticais (um dólar equivale a cerca de 39 meticais ao câmbio corrente), disse Chemane, acrescentado que no ano passado o reembolso foi ainda maior, no valor de 2.673.000 meticais.

Este ano, até o primeiro semestre, já estamos com um nível de um milhão e 345 mil meticais de reembolso, acrescentou.

Como forma de garantir a implementação dos projectos dos mutuários, as autoridades municipais têm vindo a fiscalizar as actividades em curso.

Nós mesmos tomamos a iniciativa de visitar com alguma regularidade os mutuários e isto faz com que eles assumam, cada vez mais, o compromisso de fazer o reembolso e continuar com a actividade, que acaba empregando outras pessoas, afirmou a fonte.

Até agora, o governo ainda não começou a penalizar os mutuários que não honram os seus compromissos, afirmou a directora, explicando que as autoridades preferem privilegiar a sensibilização.

Este é o segundo ano da implementação do PERPU no Distrito Municipal Kampfumo. No ano passado o fundo contemplou 83 residentes, para a implementação de igual número de projectos.

A maioria são projectos de pequenos empreendedores para as áreas de comércio, prestação de serviços, confecção de alimentos, serviços de internet, estofaria, serigrafia e venda de produtos de beleza.

Criado em 2011, o PERPU é a versão urbana do Orçamento de Investimento de Iniciativa Local (OIIL), vulgo
Fundo dos Sete Milhões, uma iniciativa do Governo que visa financiar projectos de desenvolvimento distrital para geração de renda e postos de emprego.

(AIM) AHM/SG

Sem comentários:

Mais lidas da semana