domingo, 9 de agosto de 2015

Portugal. NOMES DO DESEMPREGO



Domingos de Andrade – Jornal de Notícias, opinião

O jogo

A guerra dos números do desemprego é um dos episódios mais tristes desta pré-campanha. Porque o jogo é mórbido. Porque todos, Governo e Oposição, fazem bluff. Porque os números prestam-se a que todos tenham razão. E porque não há solução. Ou ela é demorada. Mas vamos aos números, juntando-lhes nomes. A tratar por tu, para os chamar até nós.

As peças

O Dinis tem 52 anos. Ainda manda currículos. Tomou-lhe o hábito. Até há meio ano, recebia subsídio. E mandava currículos. Mas já não pedia trabalho. Nem se sentia humilhado. Durante dois anos, quando o despediram, a ele e a mais uns quantos, para limpar a empresa e a tornar "interessante" para vender, bateu de porta em porta, até não pretender mais do que uns carimbos ou uns e-mails como resposta, para provar que andava à procura. Hoje, engrossa os 243 mil que baixaram os braços.

O António ainda resiste. Está nos 620,4 mil que, segundo o Instituto Nacional de Estatística, se encontravam no desemprego no último trimestre. São 48 anos, mais uns meses, a fazer de conta que sai de casa para trabalhar. Apareceram-lhe umas coisas, adaptáveis a um operário fabril. Mas o dinheiro que iria receber não chegava para as despesas. Disse não. Há coisas que a dignidade não merece.

O Diogo tem 28 anos. Acabou o curso há quatro. Faz biscates há três. Tanto trabalha 16 horas por dia, como nada. E vale tudo. É um enfermeiro pronto a servir. Está numa clínica, como poderia estar como auxiliar num centro de dia. O percurso é o mesmo da grande maioria dos recém-licenciados. Esteve um ano a receber a meias pela clínica e pelo Estado num estágio profissional. Acabou, entrou outro para o lugar dele, fez-se à vida. Trabalha quando tem, recebe quando calha. Há de emigrar. E sair das estatísticas. A subir ou a descer, terão sido 500 mil a sair do país nos últimos quatro anos.

Os jogadores

O Governo joga bem. Mas faz bluff. A taxa do desemprego teve uma quebra forte. E é, para o Governo que operou a maior mudança das leis laborais dos últimos 40 anos, um trunfo. Destruiu-se emprego. Mas o país estava falido. O empobrecimento foi violento, mas o país está hoje melhor. E a UGT, central sindical ligada ao PS, diz améns e também quer louros.

A Oposição joga bem, mas faz bluff. Ao coro do Bloco e do PCP, os socialistas juntam que o Governo é responsável pela maior destruição de emprego dos últimos 50 anos. Ou que a baixa taxa se deve aos incentivos do Estado. Mas não diz a cartada que tem. Porque nada se pode prometer sobre as areias movediças em que a economia se transformou. E prometer, hoje, tira votos. Mesmo os do Dinis, do António e do Diogo. Há neles uma esperança ténue nos números da coligação.

Estranha esperança.

Post scriptum - Os casos acima retratados são reais, salvaguardando a identidade, e não ficcionados como os que os cartazes do PS ostentam. Costa não quer mesmo ganhar eleições.

Sem comentários:

Mais lidas da semana