segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Presidente timorense inicia na terça-feira primeira visita oficial à China




Díli, 31 ago (Lusa) - O Presidente da República timorense, Taur Matan Ruak, inicia na terça-feira a sua primeira visita oficial à China, durante a qual está previsto, segundo informou hoje o seu gabinete, uma ampla agenda de encontros e cerimónias.

Taur Matan Ruak, que estará na China até 05 de setembro, é acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Hernâni Coelho, e de outros responsáveis timorenses.

Em comunicado, o seu gabinete explica que a visita visa "agradecer à República Popular da China por ter sido o primeiro país a reconhecer a declaração de independência de Timor-Leste a 28 de novembro de 1975 e a estabelecer relações diplomáticas com Timor-Leste aquando da restauração da independência a 20 de maio de 2002".

Durante a visita, explica ainda, Taur Matan Ruak quer agradecer o "contributo da China para o desenvolvimento de Timor, e intensificar a cooperação entre os dois países, nomeadamente nas áreas de turismo, agricultura através da criação da Zona de Desenvolvimento Agrícola através de Tecnologia Avançada, desenvolvimento do capital humano, gás e petróleo".

Uma cooperação, refere, que se pode intensificar "no âmbito da 'Nova Rota da Seda' dada a posição geográfica estratégica de Timor-Leste na região da Ásia e Pacífico.

Taur Matan Ruak aproveitará a visita para convidar os responsáveis chineses a participarem, a 28 de novembro, nas comemorações do 40.º aniversário da Proclamação da Independência de Timor-Leste, marcadas para o enclave de Oecusse.

ASP // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana