segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Cabo Verde. José Maria Neves mantém confiança política no ministro do Ambiente



O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, disse hoje que mantém a confiança política no ministro do Ambiente, Antero Veiga, cuja gestão do Fundo do Ambiente está a ser investigada pelo Ministério Público.

"Foi publicada uma lista [de associações alegadamente indevidamente beneficiadas com verbas do Fundo do Ambiente], o senhor ministro do Ambiente desmentiu essa lista, deu esclarecimentos públicos e em sede de Conselho de Ministros e mantenho a total confiança no senhor ministro do Ambiente", disse José Maria Neves.

O primeiro-ministro, que falava aos jornalistas hoje na Praia, disse ainda que as contas do Fundo do Ambiente vão ser apresentadas ao Tribunal de Contas e que todos os dados serão apresentados publicamente "para avaliação da opinião pública".

José Maria Neves, que relacionou a polémica em torno do Fundo do Ambiente com o período pré-eleitoral que já se vive no país, pediu "a necessária contenção para fazer pedagogicamente o esclarecimento sobre estas matérias".

"Queria recomendar muita serenidade. Estamos num momento pré-eleitoral e quando chegamos a esses momentos há muita agitação. Queria pedir a todos os partidos políticos, a todas as câmaras municipais, a todos os órgãos de soberania muita serenidade e tranquilidade para gerirmos este período. Aqui as campanhas começam muito cedo, como já se vê", disse.

O Fundo do Ambiente, gerido pelo Ministério do Ambiente, está a ser investigado pelo Ministério Público por alegadas irregularidades na atribuição de verbas a associações e ONG.

A investigação foi aberta em agosto na sequência de denúncias públicas do presidente da Associação de Municípios de Cabo Verde, Manuel de Pina, que posteriormente apresentou uma queixa contra o ministro do Ambiente, Antero Veiga.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana