quinta-feira, 8 de outubro de 2015

CAVACO MODELO PUBLICITÁRIO. UM ABUSO, SE NÃO PAGAREM O “CACHET” AO ARTISTA



O RESPEITO AOS ARTISTAS É MUITO BONITO 


Mário Motta, Lisboa

É referido mais em baixo - Expresso Curto - um Cavaco Silva modelo publicitário, a sério, na Remax. O enredo vem numa lauda do Notícias ao Minuto que reproduzimos. Não estávamos a brincar nem a exagerar. 

Para os que não acreditam… podem ver e ampliar as imagens clicando-as.

Claro que foi um abuso se acaso não pediram autorização ao “modelo”. Ainda mais se não pagaram. E deviam pagar bem. Muito bem. Remax: isso não se faz! Ainda para mais na China! É que este mundo é pequeno. E tudo se sabe. Pior ainda em negócios na Aldeia da Coelha... 

O que agora deviam fazer era ressarcir o “modelo” – que por acaso tem o estatuto (mal empregue) de Presidente da República Portuguesa (que Cavaco trata como seu reino). Paguem ao senhor artista, Remax. 

Até porque ele anda a chorar-se devido aos “cortes” na reforma e sabemos lá que mais. Pelo que disse em tempos parece que previa sobreviver com dificuldades. 

Reproduzimos parcialmente do Esquerda.net – Janeiro de 2012:

Cavaco queixa-se por receber quase 12 mil euros de reforma por mês

“Tudo somado, o que irei receber do fundo de pensões do Banco de Portugal e da Caixa Geral de Aposentações quase de certeza que não dá para pagar as minhas despesas”, lamentou-se o Presidente da República junto dos jornalistas que lhe perguntavam se não estava incomodado por receber os subsídios de Natal e férias deste ano, ao contrário da generalidade dos portugueses.”

Sabemos que também por inspirações ao belo tema para que Cavaco se chega à frente nas suas ridículas declarações há quem se inspire e produza hilariantes cartuns e fotomontagens que fazem dele o bobo da corte em que se julga rei desta República com 115 anos. 

A vaca que ri, o Carnaval de Loulé, etc. Mas lá está o velho adágio que é peremptório: “quem anda à chuva, molha-se”. Cavaco Silva é muito propício a “molhar-se” nas suas ridicularias e banalidades estonteantes. 

Reproduzimos, não por falta de respeito, porque ele nem isso merece politicamente, mas por ser um “cromo de grande genialidade” ou um “génio da banalidade” - como disse José Saramago sobre Cavaco. Dê uma olhada. Cavaco vai ficar na história do humor à portuguesa.

  
Sem pôr mais na escrita, passemos a ironia como um bom momento dos sorrisos (como a vaca a rir) que Cavaco consegue proporcionar aos portugueses, mesmo aos mais miseráveis e mais famintos – também obra sua e das suas políticas – voltemos ao que insere o Notícias ao Minuto sobre Cavaco e a Remax, na China. 

A Remax que peça desculpas ao “modelo” publicitário e que prepare um bom “cachet”. Sim, porque borlas com Cavaco não há. Apertado como ele anda de finanças, como declarou em 2012. 

Vá. Paguem e não bufem. E deixem-se de abusos.  Por mais “asneiradas” políticas que o sujeito cometa é digno de que como pessoa e artista seja devidamente respeitado.

Imagem de Cavaco Silva utilizada em catálogo de imobiliária

Os prospectos promocionais da empresa imobiliária, usados em Pequim, continham a imagem do Presidente da República.

A empresa imobiliária Remax utilizou num catálogo promocional em Pequim a imagem do Presidente da República, Cavaco SIlva. A denúncia partiu de um portal direcionado para a comunidade chinesa.

Portal Martins Moniz esteve presente na feira de Pequim, mas só abriu os prospetos em Lisboa, foi quando se deu conta do incidente, conta a SIC.

Uma fonte disse à televisão sentir-se "indignada" pelo uso abusivo da imagem do Chefe de Estado português e garantiu que a utilização da imagem tem um propósito: "Vender".

A mesma fotografia que foi usada no catálogo já tinha aparecido num blogue de sátira política em 2011, aquando as eleições presidenciais.

Notícias ao Minuto, ontem

Sobre o Carnaval em Loulé… Devia ter sido Carnaval em Portugal. Isto porque desde que Cavaco foi para o Palácio de Belém temos sobrevivido (mal) num carnaval contínuo. Há até os que chamam a este triste período uma palhaçada. Pois se for é triste. Sem graça. Nem de palhaço rico é período digno.

Em defesa de Cavaco, foi proibida publicidade ao Carnaval no Multibanco

A empresa responsável pela inserção do anúncio alega que a caricatura do chefe de Estado “deprecia” um símbolo nacional.

O cartaz do Carnaval de Loulé foi proibido de ser publicitado nos écrans das caixas multibanco, à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, por alegadamente retratar de forma “depreciativa” o Presidente da República. 

O que está em causa é uma caricatura de Cavaco Silva, montando num burro ( Zé Povinho), com o chefe de Estado, coroado de Rei Momo, a insinuar com a oferta de uma cenoura.

Idálio Revez – Público, 01/03/2014 - 08:18

Sem comentários:

Mais lidas da semana