terça-feira, 27 de outubro de 2015

Portugal. DECISÃO ESTÁ TOMADA. COM PROGRAMA DE GOVERNO CHUMBADO PASSOS SAI



A decisão da coligação está tomada e, sem o programa aprovado no Parlamento, PSD e CDS não querem estar à frente de um governo de gestão.

As promessas da Esquerda garantem que o programa apresentado na Assembleia da República pela coligação PSD/CDS irá ser chumbado e, segundo noticia o jornal i, Passos Coelho não pretende resistir à maioria parlamentar de PS, Bloco, PCP e PEV, pelo que não ficará à frente de um governo de gestão.

Desta forma, no dia em que o programa for rejeitado no Parlamento, o líder social-democrata dirigir-se-á a Belém, onde revelará a Cavaco Silva a sua decisão de não ter condições para ficar a gerir um governo provisório, com pouca capacidade de decisão.

Perante esta postura da coligação, o Presidente voltará a ter nas mãos a responsabilidade de nomear um governo e, neste caso, a maioria de Esquerda surgirá como a única opção, uma solução que Cavaco afastou, chegando mesmo a tecer considerações controversas sobre a matéria.

Mesmo que o chefe de Estado tente dissuadir Passos Coelho, a decisão da coligação estará já tomada. “Imagine o que seria governar com leis aprovadas pela Esquerda, com implicações orçamentais, durante oito meses”, comenta um dirigente do PSD ao jornal i.

“O Presidente pode dizer que este governo [de Esquerda] tem fragilidades, mas seria pior para o país um governo de gestão”, garante outro membro da coligação PSD/CDS, mostrando que, na sua opinião, um governo provisório não é uma solução aceitável para a estabilidade do país.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana