segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Portugal. PASSOS REMETE INDIGITAÇÃO PARA CAVACO



Pedro Passos Coelho diz que o encontro com o chefe de Estado serviu para informar com "detalhe" sobre as "diligências" feitas desde o primeiro encontro com Cavaco Silva, sublinhando que o Presidente da República deve agora ouvir os partidos e fazer o seu "julgamento".

"Compete agora, depois de ouvir os partidos políticos, nos termos da Constituição, ao senhor presidente da República, proceder à indigitação de um futuro primeiro-ministro, de acordo com o que será a sua avaliação e o seu julgamento", disse Pedro Passos Coelho no final de um encontro de cerca de 50 minutos, no Palácio de Belém.

Um "julgamento" que, adianta Passos, deverá "merecer informação por parte do próprio presidente da República".

O encontro desta segunda-feira, mais curto do que o primeiro encontro oficial entre ambos, após as eleições legislativas de 4 de outubro, serviu, de acordo com o presidente do PSD, para informar Cavaco Silva do andamento das conversas desenvolvidas por Passos nas últimas duas semanas.

"Vim informar o senhor presidente da República das diligências que fiz, com vista a criar condições de estabilidade e de governabilidade no país, dado que presido ao país mais votado nas últimas eleições e, nessa medida, era importante que depois do que o presidente me solicitou, pudesse dar conta, com detalhe, de todas as diligências que foram feitas", argumentou, numa declaração de cerca de um minuto, e sem responder a qualquer questão por parte dos jornalistas.

Este domingo, Passos Coelho enviou uma carta onde desafiou o Partido Socialista a fazer parte de um bloco central alargado, juntamente com PSD e CDS-PP.

João Alexandre - TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana