quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Portugal. "Bloco nunca faltará a governo que repõe rendimentos e protege Estado Social" - Catarina



Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, foi esta noite entrevistada na RTP1.

A líder do Bloco de Esquerda, e uma das intervenientes no acordo à Esquerda com o PS, não se mostra melindrada com o facto de estar fora de solução de governo do Partido Socialista.

“Nós [Bloco] não pusemos essa hipótese fora de equação no início das negociações, estivemos disponíveis para isso. Mas o PS considerou que a convergência a que chegássemos teria de respeitar constrangimentos que o Bloco de Esquerda não acompanha”, explicou Catarina Martins.

“O PS só aceitou fazer alterações ao seu programa desde que respeitasse o Tratado Orçamental e excluindo a possibilidade reestruturação da dívida”, sublinhou, acrescentando que essa exclusão não responde “às 700 mil pessoas que estão no desemprego, sem subsídio de desemprego”.

Catarina Martins referiu, no entanto, que não crê que isso tenha efeito sobre a estabilidade do acordo. “Eu não acho que este acordo seja mais frágil por causa disso”, afirmou.

Quando desafiada a comentar a obrigatoriedade de aceitar as decisões socialistas em relação à Europa, a líder bloquista foi perentória: “Julgo que são escolhas políticas claras e é muito melhor sermos claros onde somos convergentes e onde não há convergência do que deixarmos algo pantanoso no meio”.

De todo o modo, Catarina Martins assegurou estar presente numa solução de governo que seja a melhor para os portugueses.

“Toda a gente sabe que, em Portugal, o Bloco de Esquerda nunca faltará a um governo que está a repor rendimentos, que protege o Estado Social e que não faz privatizações”, concluiu.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana