segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Portugal. SEM VERGONHA NA CARA!



Paulo Baldaia* - TSF, opinião

Passos e Portas já começaram a pagar pela cobardia política que revelaram. E já muito se escreveu sobre a falta de vergonha que revelou igualmente o líder do PS. Hoje ninguém alinha com Cavaco Silva e ninguém tem candidato presidencial. Vamos eleger um presidente para cinco anos, querendo saber apenas o que ele vai fazer no dia 5 de Abril. É pouco!

Passos e Portas podiam ter como candidato aquele que seria o melhor Presidente da República para a reforma de regime de que o país precisa. Era arriscado, Rui Rio podia não ganhar. Nas cortes de Lisboa era até dada como certa essa impossibilidade, face a uma vitória antecipada que todos atribuem a Marcelo Rebelo de Sousa. Escrevi a 11 de Outubro no DN: "Passos Coelho e Paulo Portas [...] parecem recuar na intenção de ter outro candidato só para garantir uma vitória, que lhes sairá muito cara. Marcelo ainda não respondeu, mas ou não dirá nada para não se queimar, ou assumirá que não dissolve o Parlamento. O que nunca dirá é que o dissolve, porque sabe que não ganhará as eleições sem pescar à esquerda. Isto é Marcelo. Se Passos e Portas não arriscam ir a jogo para o evitar, merecem tudo o que lhes vai acontecer". A verdade é que já começaram a pagar pela cobardia política que revelaram e, sem vergonha nenhuma na cara, permitem que a sua área política ande agora a atirar para outros, Rui Rio incluído, a responsabilidade de resolver a falta de um candidato que ajude na estratégia política de centro-direita. Problema número 1: Não há estratégia nenhuma, só tática.

É claro que não voltarão a ter um Cavaco Silva na Presidência da República, como é claro que o tipo de liderança cavaquista também só lhes serviu taticamente. Ajudou a resolver o problema da crise "irrevogável" em 2013 e podia ter sido bem melhor. Tinha razão o Presidente e não tiveram PSD, PS e CDS. Também terá contribuído para a vitória da coligação o facto de Cavaco Silva não ter antecipado as eleições. A partir daí, foi só tiros nos pés do centro-direita. Ninguém fez tanto por António Costa, como Cavaco Silva. E já muito se escreveu sobre a falta de vergonha que revelou igualmente o líder do PS, não se demitindo quando perdeu as eleições, mostrando com isso as fragilidades dos socialistas que não encontraram uma alternativa.

O PS, o PSD e o CDS vão para as presidenciais sem um candidato assumido, revelando que não têm um sentido estratégico para o país. Bem sabemos que essas eleições são unipessoais, mas não deixa de causar estranheza que três dos cinco principais partidos portugueses não se queiram identificar com nenhuma das candidaturas, apenas porque estão presos à tática do curto prazo. E assim, a dois meses das presidenciais, a única coisa que parece importar saber é se o próximo Presidente da República faz o que o actual gostaria de fazer, mas não pode. Em Abril, a Assembleia da República será dissolvida e serão convocadas novas eleições? Vamos eleger um presidente para cinco anos, querendo saber apenas o que ele vai fazer no dia 5 de Abril. É pouco!

*Diretor da TSF

A direita poupada sem vergonha na cara

Ao contrário da opinião do diretor da TSF, Paulo Baldaia, os sem vergonha na cara estão representados na imagem acima. Falta um, Cavaco Silva. Baldaia abana a direita ressabiada mas passa-lhe com a mão pelo pêlo. Publicamos, consideramos o contraditório bastante esclarecedor. Ajuda a assentar ideias e esclarecimentos. Sem vergonha na cara pode dizer-se de Cavaco, ao protelar o governo que representa a maioria no parlamento. Sem vergonha na cara pode dizer-se do governo de Cavaco-Passos-Portas ao manipular para efeitos eleitorais a devolução da sobretaxa. Sem vergonha na cara podemos apontar alguns que na comunicação social tudo têm feito para pouparem a direita revanchista que quer regressar ao 24 de Abril. Sem vergonha na cara podemos apontar os que têm vindo a fazer fretes a Cavaco, passando-lhe as mãos pelo lombo encarquilhado e vingativo. Fazendo fretes ao governo durante quatro anos, esvaziando de gravidade, de antipatriotismo e antidemocracia ações e tomada de medidas que têm roubado aos portugueses os meios de sobrevivência. Sem vergonha na cara também vimos aqueles que têm minimizado ou omitido a fome e miséria que foi imposta em Portugal por uma troika com chefia em Belém e executores aplicados em São Bento e no Terreiro do Paço. Respeitem-se as opiniões mas retirem-se delas o que sabemos interpretar. Aqui no Página Global não precisamos de andar a passar as mãos pelo pêlo de ninguém. Temos vergonha na cara se acaso não pugnarmos por direitos, liberdades, garantias, deveres, democracia. Ainda muito mais pela verdade que achamos ser um dos bastiões mais importantes da democracia, da vida. E a verdade é que Cavaco é só presidente de alguns, assim como o governo destes últimos quatro anos, que governou para as vantagens de somente uns quantos e vendeu o país ao desbarato. Tudo com a chancela dourada de Cavaco - outro sem vergonha na cara. (Redação PG / CT)

Sem comentários:

Mais lidas da semana