segunda-feira, 23 de novembro de 2015

TERRORISMOS DE POLÍTICOS DA UE AVANÇAM PRETEXTANDO TERRORISMO DO ESTADO ISLÂMICO



Sabemos lá se é mesmo verdade que a Bélgica está na mira do terrorismo ou se os estados da União Europeia estão a ensaiar terrorismos contra os seus cidadãos fazendo-os reféns de medos para justificar medidas extraordinárias que limitam e retiram direitos e liberdades. 

Não será de admirar porque a UE tem atropelado vários direitos dos cidadãos e segue nas suas politicas de servir os mercados como se nada fosse. A UE já não é a UE de Monnet mas sim a de um bando de tecnocratas que nem foram eleitos mas são quem a domina em favor do mercantilismo, do esclavagismo, do capitalismo insaciável e selvagem. Em movimento está o terrorismo de estados da UE em paralelo e/ou sob o pretexto do terrorismo do Estado Islâmico criado pelos EUA e alguns dos estados europeus.

Meus amigos, a liberdade, os direitos dos cidadãos europeus já lhes foram usurpados. É o terrorismo dos Estados, dos políticos e elites da atualidade. As elites em que votaram e as que eles representam na realidade em movimento constante de traição aos povos europeus. Pensem. Ajam, ou deixem-se ficar tolhidos pelo medo e obediência cega.

Redação PG

Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

João Vieira Pereira - Expresso

É o fim do mundo, como o conhecemos

“That´s great, it starts with as earthquake” é o início de uma das músicas mais emblemáticas da banda americana R.E.M cujo título, e refrão, é impossível não ficar no ouvido “It’s the end of the world as we know it”.

No centro da Europa também o mundo mudou como o conhecemos. Desde os ataques de 13 de Novembro que o medo está instalado por todo o lado. Bruxelas está fechada. O metro não circula e as escolas estão encerradas. Ontem ao fim da tarde iniciaram-se váriasoperações antiterroristas no centro da cidade que acabaram com adetenção de 16 suspeitos. O exército e a polícia continuam a patrulhar as ruas esta manhã.

Na capital belga estará escondido o homem mais procurado pelas autoridades europeias. Dois amigos de Salah Abdeslamconfirmaram que ele se encontra escondido em Bruxelas e que lhes terá pedido ajuda, via Skype, para poder voltar para território sírio. O Le Monde publica um excelente artigo que resume tudo o que se sabe do “inimigo público número 1”.

Entretanto a polícia francesa divulgou a fotografia do terceiro bombista suicida envolvido no ataque ao Estádio de França, mas não se sabem mais detalhes.

François Hollande inicia uma série de encontros à procura de apoios na luta contra o ISIS. Já na terça-feira deverá pedir a Barack Obama que intensifique a campanha militar. E também esta semana deverá reunir-se com David Cameron e Angela Merkel em Paris e visitar Putin na quinta-feira.

No Reino Unido a guerra contra o ISIS pode vir a ser incluída no orçamento revisto para a defesa de 178 mil milhões de libras. A notícia do The Times diz que a acontecer irá permitir a David Cameron que ordene bombardeamentos em poucas semanas.

Até agora a administração Obama tem sido cautelosa nos bombardeamentos para tentar evitar ao máximo baixas civis, mas isso pode mudar. O presidente americano promete que vai destruir o Daesh. Mas a sua estratégia tem sido contestada pelos Republicanos que afirmam que a luta contra o ISIS falhou e que Obama estava “errado”. Em resposta defendeu a sua estratégia mas admitiu que a mesma pode vir a ser intensificada, afastando sempre uma intervenção militar com tropas no terreno.

Isto depois de ter mandado abrir um inquérito para saber se os serviços de informação militares norte americanos estavam a filtrar informação sobre o ISIS. Há suspeitas de que a informação foi suavizada de modo a torná-la mais “branda”, o que pode ter impedido uma acção mais forte contra posições do autoproclamado estado islâmico.

Raqqa, situa-se no norte da Síria e tornou-se a capital do ISIS. Uma cidade florescente que se tornou o coração do terror. O The New York Times mostra-lhe, através de uma visita guiada digital, como era a cidade na Síria moderada.

Ainda no mundo digital invista 7 minutos a ver esta animação do Le Monde onde se explica de forma clara e concisa como surgiu e o que é o autoproclamado estado islâmico.

Hoje o Le Figaro publica uma interessante entrevista ao director geral do Twitter em Paris sobre o papel que a rede social teve no serviço à população e às autoridades logo após os atentados terroristas.

O QUE NOS DIZEM OS NÚMEROS (SOBRE PARIS)

500 exemplares por dia. É o número de exemplares vendidos por dia do livro de Ernest Hemingway, “Paris é uma festa”. Antes dos atentados a editora não vendia mais de uma dezena por dia. A obra está a tornar-se um símbolo de resistência aos atentados e já esgotou em várias livrarias virtuais um pouco por todo o mundo.

560 mil euros é o valor da primeira ajuda aos estabelecimentos comerciais atingidos pelos ataques terroristas que a Câmara de Paris votará hoje.

30 a 50% é a queda estimada de afluência aos grandes armazéns parisienses. A economia da cidade está a ser extremamente afectada. Além do cancelamento de muitos dos espectáculos que fazem a vida cultural de Paris, os hotéis sofreram uma avalanche de cancelamentose o Airbnb activou o seu programa de reacção a catástrofes permitindo o alojamento gratuito em caso de necessidade.

165 câmaras de vigilância serão instaladas em Paris além das 1.144 já existentes. Já estavam previstas mas a sua implementação vai ser antecipada.

71 é o número de pontos chave das fronteiras francesas que a polícia está a controlar.

OUTRAS NOTÍCIAS

“Estou de volta”, avisa Sócrates. Um ano depois de ter sido preso, sim já fez um ano, o ex-primeiro ministro juntou amigos e centenas de apoiantes num almoço na antiga FIL em Lisboa. No final de umdiscurso de meia hora, marcado principalmente pelo processo judicial de que é alvo, deixou o aviso “a minha voz está de volta ao debate público”. E referiu por várias vezes que se alguém tinha o objectivo de o calar, tal não vai acontecer. Sócrates falou sobre a actual situação política atacando Cavaco sobre o qual diz que “se comporta com base no ressentimento”. E acrescenta: “Deu-lhe tanto trabalho pôr lá a direita em 2011 que agora lhe custa o trabalho de tirar de lá a direita e pôr de novo a esquerda em 2015”.

Por cá continua tudo à espera de Cavaco Silva. As apostas vão todas no sentido de que será hoje que o presidente anuncia a sua decisão e que essa passará por dar posse a António Costa como o novo primeiro ministro. O DN escreve hoje que um Orçamento do Estado rápido é trunfo para apresentar a Cavaco. Mário Centeno garantiu que tem tudo pronto para apresentar o documento no menor espaço de tempo possível e antes dos três meses de que dispõe ao abrigo da lei.

DN faz manchete com os pagamentos em atraso à caixa de previdência por parte de advogados e agentes de execução. São mais de 100 milhões de euros que o Fisco vai cobrar como se se tratasse de um imposto em falta.

Público dá destaque ao caso dos vistos gold referindo que Maria Antónia Anes, vogal da Cresap, é acusada de manipular concursos para favorecer António Figueiredo, o então presidente do IRN.

O aumento considerável de apreensão de canábis cultivada em casa é a notícia escolhida para abrir a capa do Jornal de Notícias.

No seguimento da notícia do Expresso deste fim-de-semana sobre oplano de reestruturação do Novo Banco, o Negócios escreve que podem estar em causa mil postos de trabalho.

A Argentina volta à direita com a derrota do kirchnerismo.Maurício Macri é o novo presidente argentino com mais 4 milhões de votos do que na primeira volta e derrotou Daniel Scioli, o candidato apoiado por Cristina Kirchner. Conheça aqui o homem que vai liderar a argentina.

É o maior negócio do mundo no sector da saúde. A Pfizer está a ultimar um acordo de 150 mil milhões de dólares para se fundir com a sua rival Allergan. O negócio está fechado e deverá ser anunciado esta segunda-feira antes da abertura dos mercados em Nova Iorque. A concretizar-se vai nascer a maior empresa farmacêutica do mundo.

Nos EUA, e pelo quarto mês consecutivo, Donald Trump continua a liderar as sondagens na corrida para se tornar o candidato republicano à Presidência. Trump lidera com 32% das intenções de voto a 10 pontos de distância do segundo mais “votado”, o neurocirurgião reformado, Ben Car.

O correspondente do Washington Post no Irão foi condenado a pena de prisão. As informações ainda são escassas mas Jason Rezaian, preso desde Julho de 2014 e acusado de espionagem e de colaboração com ”governos hostis”, terá sido condenado pelo tribunal revolucionário de Teerão, e incorre numa pena de até 20 anos de prisão.

Contínua o conflito entre a Ucrânia e a Rússia, com o ministro russo da Energia a anunciar que na Crimeia mais de 1,64 milhões de pessoas estão sem luz. A eletricidade, vinda da Ucrânia para a península anexada o ano passado pela Rússia, foi cortada na noite de sábado para domingo. O estado de emergência foi declarado.

Siza Vieira foi homenageado pelos arquitectos espanhóis através da edição de um livro, SizaXSiza, com a chancela da Fundación Arquía.O El Mundo explica hoje o projecto.

Luisão, o central do Benfica, foi operado a uma fratura no braço que sofreu no decorrer do jogo da Taça de Portugal contra o Sporting. Só deve regressar aos relvados em Janeiro.

No ténis tudo igual, Djokovic voltou a ganhar. Desta vez foi o ATP World Tour Finals que o sérvio ganhou na final frente ao suíço Roger Federer. Só este ano, foram 11 os troféus ganhos por Djokovic.

O QUE DIZEM OS NÚMEROS

100 milhões de euros e 5 anos é o custo e tempo estimados para chegar à cura para a infecção por VIH/SIDA. A previsão é de um dos principais investigadores do mundo sobre esta doença, Bonaventura Clotet, director do Instituto de Investigación del Sida IrsiCaixa.

750 é o número de idosos desaparecidos em Portugal nos últimos 3 anos.

23 mil é o número de objectos com mais de 10 centímetros que estãoespalhados na órbita da terra. Lixo lá colocado pelo ser humano. O número é notícia no ABC depois de fragmentos espaciais terem caído perto de Murcia há algumas semanas.

FRASES

“Tenho dificuldade em perceber que a vida do país se discuta entre mais austeridade e menos austeridade. Nenhuma delas faz sentido. O que interessa são os resultados” - João Salgueiro, Diário Económico

“Eles [ISIS] não usam o waterboarding. Eles cortam a cabeça das pessoas. (,..)Eu trazia de volta os interrogatórios e interrogatórios fortes”, Donald Trump

O QUE EU ANDO A LER

Destino 2050: “O ano de 2050 está já ao virar da esquina, e no entanto é difícil imaginar as enormes mudanças que o mundo vai sofrer até lá”. É assim que o Wall Street Journal apresenta este trabalho intitulado DESTINY 2050. Uma série de publicações multimédia, que estão a ser disponibilizadas desde ontem e que procuram desvendar como vamos envelhecer, como vamos trabalhar, como vamos viver.

O primeiro artigo é sobre a implosão demográfica e como esta está a mudar a economia mundial. No próximo ano a população mundial em idade de trabalho deverá começar a cair, o que não acontecia desde 1950. Até 2050 este grupo etário deverá diminuir 5%. O impacto no crescimento nas próximas décadas será enorme.

Uma das maiores preocupações é o rácio de dependência que mede o número de dependentes por números de pessoas em idade activa. NoJapão esse rácio está agora em 0,64. Em 2050 espera-se que esteja em 0,95. Na China, onde esse número é hoje muito baixo (0,37) deverá chegar aos 0,7 dentro de 35 anos, ultrapassando inclusive o dos EUA que deverá chegar aos 0,66 contra os 0,51 registados agora (os EUA têm uma taxa de fertilidade mais alta e números elevados de imigração).

É fácil perceber que com este cenário, aliado a uma esperança média de vida nos países mais ricos que deverá chegar aos 87 anos, os actuais modelos de segurança social e de financiamento dos sistemas de saúde têm de ser revistos. Mas este é apenas um dos problemas.

Nos próximos dias o WSJ vai continuar a publicar estes trabalhos.Hoje será o dia do 'fim da mão-de-obra barata'.

E deixo outra sugestão. Na semana passada, na conferência Portugal em Exame, o professor Miguel Pina e Cunha brindou a audiência de gestores e empresários com uma fantástica ‘aula’ sobre liderança. No seguimento ofereceu-me o “Pequeno Livro das Virtudes para Grandes Líderes”. De facto um pequeno livro de bolso escrito por si, por Arménio Rego, professor na Universidade de Aveiro, e porThomaz Wood Jr., professor na FGV-EAESP, em S.Paulo. São 15 virtudes que os autores consideram essenciais à carreira profissional de qualquer pessoa. Um livro bem-humorado e leve, mas que não deve perder.

Este Curto fica por aqui, amanhã regressa com Pedro Santos Guerreiro. Tenha uma excelente semana e proteja-se do frio. É que já neva na Serra da Estrela.

Sem comentários:

Mais lidas da semana