domingo, 20 de dezembro de 2015

Espanha. Eleições. PP GANHA MAS PERDE. VAI SER MUITO DIFICIL FORMAR GOVERNO



O PP de Rajoy perde a maioria mas vence as eleições em Espanha. O PSOE é a segunda força política. O Podemos ocupa a terceira posição e o Ciudadanos fica na quarta posição.

Este é o resultado apurado dos partidos mais votados e com maior número de deputados eleitos quando estão escrutinados todos os votos.

Das quatro principais forças políticas os deputados que formarão o parlamento espanhol ficarão assim distribuídos: PP 123: PSOE 90; PODEMOS 69; CIUDADANOS 40 (resultados provisórios).

Há unanimidade entre os espanhóis e as manchetes dos principais jornais de Espanha: “Vai ser muito difícil o PP governar”.

O jornal El País diz que “Ganha o PP, sem votos para governar” e salienta que “uma nova etapa política surge hoje com a necessidade de acordos e uma insólita incerteza. O surgimento em força no parlamento de Ciudadanos e, especialmente, do Podemos desenhou um novo tabuleiro político-partidário em que o PP é o mais votado mas com menos de 30%”. Destaca o El País as “muitas dificuldades que o PP terá para formar governo e para que Mariano Rajoy volte a ser presidente do governo”

Iglésias, líder do Podemos, já declarou que se ao fim de dois meses não for formado governo terão de ser convocadas novas eleições.

*Quadro da imagem mais recente do jornal espanhol El País.

Sem comentários:

Mais lidas da semana