sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Portugal. UM EM CADA DEZ TRABALHADORES VIVE NA POBREZA?



Raquel Martins – Público, ontem

“Um em cada dez trabalhadores em Portugal é pobre”, disse José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda durante o debate do programa do Governo na Assembleia da República, nesta quinta-feira.

A frase

"Um em cada dez trabalhadores em Portugal é pobre" - José Soeiro, deputado do BE, no Parlamento, 03.12.2015

O contexto

Durante a discussão do programa do Governo, nesta quinta-feira, José Soeiro, deputado do Bloco de Esquerda, lembrou que o aumento do salário mínimo é fundamental para reduzir a pobreza, nomeadamente entre os trabalhadores. Numa questão colocada ao ministro Vieira da Silva, Soeiro lembrou que “um em cada dez trabalhadores em Portugal é pobre”, defendendo que o “aumento de 600 euros é uma medida sensata”, que também beneficia as pequenas e médias empresas.

Os factos

Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelam que ter um emprego não é suficiente para se ficar imune à pobreza. Em 2013, a taxa de risco de pobreza afectava 10,7% dos trabalhadores portugueses, um indicador que tem vindo a agravar-se desde 2011. Ou seja, mais de um em cada dez trabalhadores não consegue, com o salário que leva para casa, viver de forma digna. O problema manifesta-se de forma mais notória nas mulheres que trabalham, 11,5% das quais vive em risco de pobreza, enquanto a percentagem entre os homens é de 9,9%. Estes dados já incluem as transferências sociais do Estado, nomeadamente os apoios à família, à educação, com habitação, entre outros.

Em resumo

Tendo por base o inquérito às condições de vida do INE, o deputado bloquista tem razão quando diz que um em cada dez trabalhadores é pobre.

Sem comentários:

Mais lidas da semana