quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Portugal. Edgar Silva procurou mobilizar trabalhadores pelos "valores de Abril"



A campanha presidencial do comunista Edgar Silva contra "o candidato da direita", Marcelo Rebelo de Sousa, "marchou, marchou", apelando à mobilização dos trabalhadores e de todos quantos se identifiquem com os "valores de Abril".

Em uma ou mais das intervenções públicas formais por dia, encerradas sempre com "A Portuguesa", o deputado regional madeirense insistiu, "sempre, mas sempre", na necessidade de voltar a "derrotar a direita", como nas legislativas de 04 de outubro e posterior afastamento do poder de Passos Coelho e Paulo Portas.

Numa primeira semana de contactos de norte a sul, junto de fábricas, e em pequenas "arruadas", almoços ou jantares de grupo, as "bandeiras" brandidas pela caravana do PCP foram as dos direitos laborais, da regionalização e o alerta constante para o problema da pobreza.

Edgar Silva prometeu, caso fosse eleito Presidente da República, "vetar tudo quanto atentar contra os trabalhadores e trabalhadoras em Portugal" porque, considera, "ainda há uma dívida social por saldar", devido aos anos de políticas de austeridade.

Na derradeira semana antes do ato eleitoral, a caravana comunista, também com dirigentes e militantes de "Os Verdes" presentes, concentrou-se nos grandes centros urbanos de Lisboa e Setúbal, sobretudo nos "comunistões" da margem sul do estuário do Tejo.

Após um grande comício inicial, domingo (10 janeiro), no Porto, com perto de 4.000 pessoas no antigo Palácio de Cristal em tarde/noite de temporal, o segundo grande momento do ex-padre e agora membro do Comité Central do PCP registou-se noutro comício, com cerca de 6.000 apoiantes, uma semana depois, na antiga Feira Internacional de Lisboa.

Ao mesmo tempo, também com o "punho cerrado" contra o ex-presidente do PSD e comentador político Marcelo, andou o secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, um pouco por todo o país, reforçando o apelo ao voto no candidato apoiado pelo PCP, além de participar ao seu lado nos quatro momentos de concentração de militantes - Porto, Lisboa, Almada e Guimarães.

Para os últimos três dias de campanha estiveram reservados os previsíveis "banhos de multidão" de Edgar Silva - Baixa da Banheira, Seixal, Loures e Barreiro -, um candidato incansável nos cumprimentos e entradas e saídas de estabelecimentos comerciais, com a sua "ternura" para com o próximo e "amor" aos princípios plasmados na Constituição da República Portuguesa, mas que para lá de simpatia apenas colheu apoios junto de militantes convencidos antecipadamente, reformados e pensionistas na sua maioria.

Outros grandes momentos deverão ser as caminhadas coletivas no "alfacinha" Chiado e na portuense rua de Santa Catarina até ao comício de encerramento da campanha, no "Berço da Nação", em Guimarães.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana