domingo, 24 de janeiro de 2016

Portugal. EDP NÃO QUER PAGAR TARIFA SOCIAL E APONTA PARA CONSUMIDORES




A justiça irá analisar os processos colocados pela EDP

O Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa irá começar a julgar os processos colocados pela EDP devido ao despacho assinado pelo ex-secretário de Estado da Energia sobre a tarifa social de eletricidade.

Tendo em conta a visão da EDP, a empresa pretende que a justiça considere ilegal que as centrais elétricas de longo prazo sejam chamadas a financiar a taxa em causa. Segundo o jornal Público, a EDP alega que a taxa social teve um custo de 247 mil euros em 2011 e de 384 mil euros em 2012.

A empresa acredita que o ato “é inconstitucional, ilegal, lesivo dos direitos e interesses legalmente protegidos” e, caso o tribunal aceite a justificação da EDP, a empresa poderá recuperar tudo o que foi gasto.

“Não está em causa a decisão de o Governo introduzir uma tarifa social, mas tão-só a solução encontrada para financiar essa tarifa”, explica a EDP.

Por outro lado, o Estado entende que o pagamento desta taxa por parte da EDP “pode ser entendido como uma compensação pelos benefícios e vantagens que a empresa tem com os custos que se repercutem “em todos os consumidores”.

Assim, a Procuradoria-Geral da República conclui que os custos de financiamento da taxa não devem entrar para os cálculos dos Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC) “para que não possam ser repercutidos nos consumidores”, algo pretendido pela EDP.

Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana