domingo, 24 de janeiro de 2016

Portugal. CONFIANÇA AINDA “TREMIDA” MAS JÁ VOLTAM HÁBITOS CONSUMISTAS




O Gabinete de Apoio ao Sobre-Endividado, da Deco, já fez um apelo à poupança

Apesar das semanas de crise política e das dúvidas que ainda persistem em relação ao futuro, a economia portuguesa já sentiu alguns sinais que apontam para a subida dos níveis de consumo. O espírito natalício levou ao aumento docrédito ao consumo. Mas há mais fatores a ter em conta.

De acordo com dados recentes do Banco de Portugal, os portugueses receberam mais 500 milhões de euros em créditos ao consumo durante o mês de novembro de 2015, um aumento de 4% face ao mês de outubro. Na comparação com novembro de 2014, o crescimento foi de 32,7%.

A isto, acrescente-se os números da SIBS, revelados pelo Diário de Notícias, que mostram que entre 23 de novembro de 2015 e 3 de janeiro deste ano houve 110,2 milhões de euros, mais 10,9% em relação ao ano anterior.

Citada pelo mesmo jornal, Natália Nunes, do Gabinete de Apoio ao Sobre-Endividado, da Deco, admite mesmo que “é surpreendente que as famílias estejam a regressar aos hábitos de consumo de pré-crise”.

Curiosamente, as estimativas para janeiro da Comissão Europeia, divulgadas na última semana, sobre a confiança dos consumidores portugueses, mostravam um recuou de 0,6% neste indicador na zona euro.

Esta tendência já havia sido sentida em Portugal. O último trimestre de 2015 foi de descida neste indicador para os portugueses, em comparação com o período homólogo do ano anterior.

Pedro Filipe Pina – Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana