quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Portugal. GOVERNO AUMENTA COMPLEMENTO SOLIDÁRIO PARA IDOSOS



O governo admite viabilizar uma proposta do Bloco de Esquerda para aumentar em cerca de três euros mensais o teto máximo do Complemento Solidário para Idosos.

O Bloco de Esquerda concretizou esta manhã, no início do debate na especialidade do Orçamento do Estado para 2016, a ideia que já tinha avançado nos últimos dias: os bloquistas querem adicionar 37 euros ao valor de referência do Complemento Solidário para Idosos (CSI).

O deputado José Soeiro lembrou que o executivo anterior baixou, em 2012, o valor de referência do CSI, retirando o apoio a 70 mil idosos, e sublinhou que o reforço feito no início do ano, que repôs o valor de referência que estava em vigor até esse corte, é insuficiente.

José Soeiro explicou que o objetivo é adicionar mais 37 euros por mês ao complemento, de forma a que este fique no valor atualmente tido como de limiar da pobreza, fixado em 421,50 euros mensais. "O objetivo é que nenhum pensionista fique abaixo do limiar da pobreza; mas esse limiar tem um valor superior ao que tinha em 2011", afirmou.

O repto foi bem recebido pelo ministro do Trabalho. Vieira da Silva manifestou "abertura do governo" para discutir a ideia, bem como outras propostas de alteração ao Orçamento do Estado que o Bloco de Esquerda vai apresentar, incluindo reforços do abono de família e dos apoios às pessoas com deficiência.

Hugo Neutel – TSF – Foto: Tiago Petinga/Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana