domingo, 20 de março de 2016

Angola. SAÍDA DE JES NÃO SIGNIFICA ALTERNÂNCIA DE PODER



Raul Dinis, opinião

O mundo já se cansou de ouvir as reiteradas promessas do cidadão José Eduardo dos Santos, presidente vitalício do MPLA e da republica de Angola de se retirar da cena politica ativa, desde que, em 1979 foi conduzido ao cargo de presidente do MPLA e da republica de Angola.

JES SÓ DEIXA O PODER EM SITUAÇÃO EXTREMA DE FALTA DE SAÚDE E/OU POR MORTE.

Não foram poucas as vezes que informações idênticas vazaram do circulo restrito do presidente demonstrando a sua indecisa vontade de retirada da politica ativa, essa ladainha  tem sido frequentemente uma indigesta companhia para os angolanos, pois, para o simples cidadão mortal oriundo da Angola profunda, sabe que o presidente vitalício só sairá do poder em situação critica de saúde ou de morte eminente.

O ANUNCIO DE RETIRADA DE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS DA CENA POLITICA ATIVA EM 2018, EM NADA ALTERA A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO DE CRISE POLITICA E ECONÔMICA E SOCIAL POR ELE INSTALADA.

A sôfrega apetência de JES pelo poder levou a uma quase irreversível falência geral de todo aparelho do estado, tanto da área econômico-financeira assim como na área político-social. Os valores defendidos pelo presidente JES são de todo incomensuravelmente danosos, ao ponto de impossibilitar o surgimento crescente de uma economia produtiva sustentável.

O PRESIDENTE JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS TEM SIDO AO LONGO DOS 37 ANOS QUE DURA O SEU CONSULADO, NA VERDADE JES TEM SIDO O FATOR IMPEDITIVO QUE TEM INVIABILIZADO COM ELEVADA MESTRIA A DEMOCRATIZAÇÃO DO PAÍS E TEM EVITADO A TODO CUSTO À PRESTAÇÃO REGULAR DAS CONTAS, SITUAÇÃO QUE DESESTABILIZA O NECESSÁRIO EQUILÍBRIO DAS CONTAS PUBLICAS.

Não importa o que agora possam dizer os magos desesperados da verdade empírica, em defesa do seu líder e do estado de miséria endêmica que o povo vive. O que essa gente fez ao povo e ao país não tem justificação plausível nenhuma.

ESSAS RATAZANAS SERVIDORAS IMPRESTÁVEIS AO SERVIÇO DO REGIME COMEÇARAM A SALTAR FUGINDO DA EMBARCAÇÃO TRIPULADA PERIGOSAMENTE PELO ZÉ ENGENHOCAS.

O modo como JES trata a maioria do povo angolano é deslealde totalmente desrespeitosa. De igual maneira se pode afirmar que a maneira como o presidente se utiliza das instituições do estado da constituição para bloquear as liberdades do povo são deliberadamente obstrutivas e impede os cidadãos de se organizar e defender os direitos que lhes é permitido por direito e constitucionalmente são defendidas.

A DIPLOMACIA DE COMPADRIO E AS INDECENTES INTERFERÊNCIAS DE LOBBIES AVENTUREIROS NOS ASSUNTOS INTERNOS DO PAÍS PERMITIDOS PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA PARA BUSCAR RECONHECIMENTO.

Angola é um país antidemocrático e adúltero por causa dos desvios de conduta do presidente que não respeita nada nem ninguém e exige do cidadão o respeito imerecido.

O universo politico-democrático mundial retirou o protagonismo que outrora o presidente gozava, assim sendo, o presidente perdeu espaço de manobra e o seu poder de persuasão esvaiu-se por completo começando a ser posto colocado de lado pelos seus interlocutores internacionais.

A MISTURA DE DINHEIRO, PODER, FAMA, FAMÍLIA AMIGOS, PECULATO, NEPOTISMO E CORRUPÇÃO AJUDARAM A TRANSFORMAR O PODER TOTALITARISTA EM UMA CLEPTOCRACIA MANIQUEÍSTA SEM PRECEDENTES. 

O péssimo desempenho nas relações internacionais e o estado gravoso de sua filha e o seu vice-presidente da republica estarem a ser ambos acusados de corrupção peculato do erário publico, e cujos fundos dessas riquezas, são hoje internacionalmente questionados a proveniência dos mesmos, ajudaram com essas ilicitamente a transformar o então todo poderoso presidente angolano num fraquíssimo interlocutor, totalmente desprestigiado com uma irrisória dimensão politico diplomática estrondosamente diminuta, ao ponto de não o convidarem para a tomada de posse do atual presidente da republica portuguesa.

EM ANGOLA VIVE-SE MOMENTOS DE AUTENTICO TERROR, PORÉM AGORA O TERROR ABRANGE TAMBÉM O SÉQUITO DE MILITANTES QUE AVIDAMENTE SE EMBRIAGAVAM COM O ELIXIR EMBRIAGADOR DO CÁLICE DA ETERNIDADE VENDIDA POR JES E ACÓLITOS.

 Além de tudo, o anuncia caricato de JES retirar-se em 2018 da cena politica nacional ativa, trouxe dados exageradas em analises infundadas de analistas míopes, que não souberam focalizar o verdadeiro motivo desse insidioso anuncio sem verdade altruísta nenhuma da parte do presidente líder da ditadura.

NADA É COMPARÁVEL A MAQUIAVELICE EXERCITADA POR JES QUANDO A CONVERSA É O JOGO DE PODER EM ANGOLA, COMO DISSE JÁ O DOUTOR BONAVENA QUANDO SE REFERIA À SUCESSÃO DINÁSTICA DE JES, NA VERDADE, ESSA DINÂMICA A MUITO COMEÇOU, SÓ OS CEGOS NÃO QUERIAM VER.

Já o dr Marcolino Moco, Justino Pinto de Andrade e o autor desse texto fartaram-se de denunciar a mecânica dessa justiçável ofensiva protetiva de JES, que visa obstruir de eventuais acusações futuras implicativas relacionadas com roubo direto do erário publico praticados por toda sua família, e até mesmo das perseguições, prisões arbitrarias e assassinatos praticados um pouco por todo país por ordem expressa do mandatário vitalício do poder, que visavam calar ameaçadoramente aqueles que dão voz aos nacionais da angola profunda aterrorizada.

ANGOLA BREVEMENTE VIVERÁ MOMENTOS INSTÁVEIS DE ABSOLUTO TERROR, O MOMENTO JÁ É CRITICO, MAS, SERÁ PIORADO PELO CRITERIOSO DESEMPENHO DO LÍDER DO REGIME EM CONCRETIZAR A SUA SUCESSÃO POR UMA CHAPA DE PURO SANGUE, EM DETRIMENTO DA SEGURANÇA E DO BEM ESTAR SOCIAL DO POVO.

Em definitivo, se os angolanos não se organizarem em torno das verdadeiras lideranças descomprometidas com o regime totalitarista, sobretudo se não se distanciar das lideranças dos partidos agachados de braço em riste mendigando benesses na mercantilizada assembleia nacional o epicentro do colaboracionismo de intrigas e de traições, estacionadas na profundeza dos territórios pantanosos sitiados em subterrâneos da cidade alta.

TUDO QUE FOI VENTILADO SOBRE A EVENTUAL SAÍDA DO PRESIDENTE DO MPLA DA CENA POLITICA ATIVA ANUNCIADO A 11 DE MARÇO DE 2016, DE TRÊS COISAS O ANGOLANO TEM A PLENA CERTEZA:

A primeira é que a eventual sucessão do presidente vitalício do MPLA e da república não significa de modo algum uma alternância de poder em Angola. A segunda é que a sucessão para mudar angola não pode de maneira nenhuma sair da arvore genealógica apodrecida do ditador. E a terceira é que a mudança para melhorar o nível de vida dos angolanos não pode jamais ter proveniência na atual direção do MPLA, e muito menos poderá ter procedência em nenhum dos seus adestrados indefectíveis estacionados no maioritário.

SOMENTE O BLOCO DEMOCRÁTICO TEM RAÍZES DE LUTA ANTICOLONIAL DO TEMPO DO COLONIALISMO DO BRANCO, E DESDE 1974 MANTÉM TOTAL DISTANCIAMENTO COM O PODER OLIGÁRQUICO COLONIAL DO TEMPO DO PRETO, CHEFIADOS PRIMEIRO PELO POETA ASSASSINO ANTÓNIO AGOSTINHO NETO E DESDE 1979 POR JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, O MAGNÂNIMO DITADOR SANGUINÁRIO, NO PODER A JÁ 37 ANOS.

Todo cidadão incluindo o autor desse texto sabem bem qual é o partido que estando no poder poderá trazer mudanças substanciais que melhore a vida dos angolanos. É claro que somente um (1) partido está em condições de marcar a diferença e trazer a verdade a politica uma eficiência soberana de melhoria das liberdades democráticas.

ELES SÃO OS MESMOS QUE DISSERAM NÃO AO DITADOR NO PASSADO E POR ISSO SOFRERAM AS CONSEQUÊNCIAS RESULTANTES DE NEGAÇÃO, FORAM POR ISSO PRESO NA ÉPOCA DO REGIME DE PARTIDO ÚNICO. 

São os mesmos que continuam hoje a dizer não ao ditador e ao seu regime, e continuam firmes até hoje lutando lado a lado com e pelo povo.  São eles nada mais e nada menos que os companheiros do bloco democrático. Caso não exista mudanças no meu/nosso partido MPLA, acredito que grande parte da militância e amigos do MPLA farão o seu voto flutuar para o Bloco Democrático.
A maioria da sociedade ativa inteligente já escolheu o seu espaço politico para nele movimentar-se, todo cidadão fiel militante na luta por uma Angola livre e sem JES, seguirão os mesmos passos para ajudar esse pequeno partido no campo de batalha politica pela democratização do país.

Sem comentários:

Mais lidas da semana