segunda-feira, 21 de março de 2016

Moçambique. DOIS MORTOS NUM SEQUESTRO ABORTADO



Duas pessoas morreram sexta-feira à noite no bairro Patrice Lumumba, no Município da Matola, durante uma troca de titros entre um grupo de sequestradorres e a Polícia, apoiada por agentes ligados à recuperação de viaturas da Cartrack.

Uma das vítimas é membro do grupo de raptores. A outra é um transeunte que acabava de desembarcar de um “chapa” no terminal do bairro Patrice Lumumba, alvejado por uma bala perdida. Na circunstância, outros dois cidadãos que se encontravam nas proximidades do local do tiroteio ficaram feridos, tendo sido transportados para o hospital, de onde viriam a receber alta.

Segundo informações avançadas ao nosso Jornal pela Polícia da República de Moçambique (PRM), a nível do Comando provincial de Maputo, o sequestrador foi alvejado mortalmente na altura em que conduzia a viatura de uma mulher que os malfeitores acabavam de sequestrar. Um outro elemento do grupo ficou gravemente ferido.

Juarce Martins, porta-voz da PRM na província de Maputo, explicou ao nosso Jornal que tudo começou por volta das 20.30 horas da sexta-feira, após um grupo de seis indivíduos sequestrar uma cidadã que responde pelo nome de Felizarda Cohote, quando esta abria o portão da sua casa no bairro das Mahotas, na cidade de Maputo. Dois dos sequestradores tomaram a viatura da vítima, de marca Hyundai, tendo-a forçado a passar para o banco de trás. Os restantes quatro membros da quadtilha permaneceram numa viatura Honda Fit, escoltando a viatura da vítima raptada em direcção ao bairro Patrice Lumumba.

No entanto, segundo a nossa fonte, os criminosos não se aperceberam que o carro da vítima tinha o sistema de alarme da Cartrack. Os familiares comunicaram a esta companhia de segurança de viaturas e à Polícia que de imediato iniciaram uma perseguição aos criminosos.

Quando os raptores chegaram ao terminal de “chapas” do bairro Patrice Lumumba, junto ao mercado local, e apercebendo-se da perseguição policial e dos agentes de recuperação de viaturas da Cartrack, abriu fogo contra as duas forças.

Fonte da Polícia garantiu que a mulher raptdada, que não sofreu qualquer ferimento durante a troca de tiros, goza de boa saúde e já regressou ao convívio familiar. 
    
Dos sequestradores, a Polícia recuperou duas pistolas de marca Walter com 14 munições. Uma das armas tinha um número de registo correcto, sendo que o da outra era viciada.

Entretanto, Juarce Martins explicou que o raptor ferido já está sob alçada do Comando da Polícia na cidade de Maputo, onde a ocorrência teve lugar, de modo a prosseguir com as investigações que possam conduzir à captura dos restantes integrantes do grupo ainda a monte.

Apelou para  uma maior vigilância e denúncia de qualquer movimentação estranha, pois para o caso concreto pode ser que alguns dos sequestradores procurem cuidados médicos nalguma unidade sanitária.

Jornal Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana