quinta-feira, 24 de março de 2016

Presidente moçambicano reitera empenho pela busca da paz



O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje que o seu Governo está a fazer de tudo para o alcance da paz efetiva em Moçambique, apontando a reconciliação como condição para o desenvolvimento do país.

"Como Governo, continuamos firmemente empenhados na busca da paz efetiva", afirmou Filipe Nyusi, numa mensagem de saudação à comunidade cristã por ocasião da Páscoa, enviada hoje à Lusa.

Apontando a reconciliação como condição para o desenvolvimento, o chefe de Estado moçambicano declarou que os valores de paz e estabilidade devem "residir nos corações" dos moçambicanos, considerando que, acima das diferenças, Moçambique é uma só nação.

"Que a razão da Páscoa viva em todos nós, fazendo brotar a esperança de que unidos e em paz construiremos uma nação", lê-se no discurso, que sugere que os moçambicanos "afastem a vaidade e a violência", buscando construir em harmonia os "projetos da nação".

A crise política em Moçambique agravou-se nas últimas semanas, com registo de vários ataques atribuídos ao braço armado do maior partido de oposição, a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo).

Além de uma vaga de refugiados para o Malaui, país vizinho, as confrontações entre forças de defesa e segurança e o braço armado maior partido de oposição já provocaram um número desconhecido de vítimas mortais.

A Renamo ameaça governar à força nas seis províncias onde reivindica vitória nas eleições gerais de 2014, acusando o partido no poder, a Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), de ter protagonizado uma fraude eleitoral no último escrutínio.

EYAC // EL - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana