terça-feira, 15 de março de 2016

TIMOR-LESTE E JAPÃO COMPROMETEM-SE A REFORÇAR COOPERAÇÃO EM CIMEIRA BILATERAL



O primeiro-ministro japonês e o Presidente timorense reiteraram hoje numa cimeira no Japão o compromisso de reforçar a cooperação entre os respetivos Governos para construir "uma relação mais próxima e orientada para um futuro de crescimento e prosperidade".

"[Shinzo Abe e Taur Matan Ruak] sublinharam a importância de desenvolver as relações bilaterais de 'cooperação para a reconstrução pós-conflito' para uma nova fase de 'cooperação para o crescimento e a prosperidade', dado o notável grau de reconstrução e desenvolvimento de Timor-Leste", indicou o ministério dos Negócios Estrangeiros nipónico em comunicado, após uma cimeira entre os dois responsáveis no Japão.

O chefe do executivo japonês elogiou "os esforços consistentes" de Timor-Leste para construir o país após a independência, em 2002, e Matan Ruak, no Japão a convite do Governo nipónico, agradeceu a assistência japonesa nesses esforços, na área das infraestruturas, agricultura e manutenção da paz, incluindo o contributo das Forças de Auto-Defesa nipónicas, polícia civil e observadores eleitorais.

Os dois responsáveis mostraram-se de acordo quanto ao facto de os respetivos países deverem avançar em matéria de cooperação marítima, tornando a segurança marítima um importante pilar da cooperação bilateral, e Shinze Abe manifestou a intenção de continuar a fornecer assistência a Timor-Leste para aumentar a sua capacidade de garantir a segurança marítima.

Ambos os líderes concordaram que Timor-Leste, como produtor de petróleo e gás natural, contribuiu para a segurança energética do Japão e tem um grande potencial nesse setor, segundo a mesma fonte.

O chefe do executivo japonês expressou também a intenção de fornecer este ano cerca de cinco mil milhões de ienes a Timor-Leste, destinados a fomentar o desenvolvimento económico e social autossustentável em áreas como infraestruturas, educação, agricultura e aumento do poder das mulheres.

Abe reiterou ainda o apoio do Japão à adesão de Timor-Leste à ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e manifestou a intenção de continuar a ajudar os esforços timorenses no desenvolvimento de recursos humanos, uma assistência que o Presidente Ruak agradeceu.

A visita do chefe de Estado de Timor-Leste ao Japão, iniciada a 13 de março, termina na quarta-feira, dia 16.

ANC // APN - Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana