domingo, 12 de junho de 2016

MOSCOVO E A ENCRUZILHADA LÍBIA



Rui Peralta, Luanda

Segundo o embaixador russo na Líbia, Ivan Moloktov, Moscovo estaria pronto a fornecer armas e equipamento militar ao governo líbio, assim que o embargo internacional seja anulado. Esta declaração de intenções surge após a administração norte-americana ter solicitado, em Viena, um pedido para o reconhecimento internacional do governo líbio actual - formado em torno de um largo consenso entre as diversas facções líbias – e o consequente fim do embargo que impede o fornecimento de armas e equipamento militar ao país. Já em Fevereiro de 2015 a Rússia, através de declarações efectuadas por Vladimir Churkin (representante na ONU), manifestara a sua disposição de fornecer armas e equipamento militar ao governo oficial líbio, na época barricado em Tobruk, e de impor um bloqueio naval para impedir a logística de suporte das forças antigovernamentais.

As relações entre a Líbia e a Rússia, a nível de cooperação militar, foram oficialmente iniciadas pela URSS em 1974, com o acordo líbio-soviético de fornecimento de equipamento militar e formação às Forças Armadas da Líbia. Entre 1974 e 1992 mais de 11 mil militares soviéticos estacionados em solo líbio, formaram e treinaram os militares líbios. Por sua vez centenas de oficiais superiores líbios foram formados na URSS. Esta cooperação, interrompida com a implosão da URSS, foi retomada em 2004 com a Federação da Rússia, tendo sido assinados ainda dois grandes acordos entre os dois países em 2008 e 2011.

Como resultado deste histórico de relações é claro que as Forças Armadas Líbias encontram-se muito mais enquadradas no sistema de treinamento e de logística da Rússia (o que constitui uma mais valia a curto e médio-prazo para os líbios), do que nos sistemas da NATO (o que obrigaria a um reenquadramento da formação e do equipamento, impossível de realizar a curto e médio-prazo). O equipamento líbio encontra-se degradado, em particular a sua força aérea. Ainda recentemente um MIG-21 despenhou-se em Tobruk, e este foi apenas mais um episódio entre os muitos que têm ocorrido. Esta situação levou o Egipto a doar alguns jactos e helicópteros aos líbios, com o objectivo de evitar infiltrações terroristas a partir da fronteira.

Mas não é apenas a existência do embargo internacional que acautela a Rússia no suporte aos militares líbios. É, também, os desentendimentos entre as diversas facções líbias. Com a partilha efectuada no acordo de Dezembro de 2015 e com a constituição do governo de conciliação nacional, em Trípoli, as autoridades de Tobruk, formalmente reconhecidas pela comunidade internacional como sendo o governo oficial, perderam Poder. As Forças Armadas Líbias, lideradas pelo general Khalifa Hifter (um dos oficiais superiores que recebeu a sua formação na ex-URSS), permaneceram em Tobruk e recusam-se em dar suporte ao governo de conciliação nacional. Por sua vez o Parlamento líbio, também a funcionar em Tobruk, ainda não legitimou o governo de Trípoli.

Perante esta situação de grande confusão institucional, onde o executivo e o Presidente do Conselho estão em Trípoli e o Poder Legislativo permanece em Tobruk e ainda não fez reconhecimento do actual governo, as Forças Armadas Líbias são a única instituição capaz de manter uma posição de força e de autoridade no país. E, até ao momento, essa força está do lado do Parlamento, ou seja, do Poder Legislativo. Esta situação cria um dilema á comunidade internacional: Quando terminar o embargo quem receberá as armas? O governo de conciliação nacional, em Trípoli, o Parlamento em Tobruk, ou as Forças Armadas lideradas por Hifter e, até ao momento, ao lado do Parlamento?

Armar a Guarda Presidencial criada recentemente pelo governo de Trípoli, cujos militares provêm das milícias e que não têm uma cadeia de comando definida, significa colocar as armas em mãos incertas. Entregar as armas a Hiften e ao Parlamento significa o fim do governo de coligação nacional e uma nova frente de conflito. A diplomacia russa joga com cuidado nestas opções. Aparentemente suportou a criação do governo de coligação nacional, mas logo após um encontro com a União Africana, o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, afirmou que o governo de Trípoli não é legítimo enquanto não for aprovado pelo parlamento em Tobruk. Os russos apostam, assim, numa inclusão de Hiften neste processo de acordo nacional.

Considerando a formação militar soviética de Hifter ele pode representar um perfeito aliado para os russos. A sua visão política secularista é outra questão que agrada a Moscovo, embora torne Hifter suspeito aos olhos dos bandos fascistóides islâmicos ou dos mais conservadores fundamentalistas. Por outro lado o carácter controverso de Hifter não é apenas suportado pelos russos mas, também, pelo Egipto e pelos Emiratos Árabes Unidos (EAU). No Cairo Hifter é um homem considerado e uma visita regular. É nesta cidade que Hifter se encontra com os diplomatas russos (embora seja um convidado regular em Moscovo, onde se desloca com frequência).

Apesar de todos os apoios por parte dos russos, da forte simpatia de que goza no Cairo e da compreensão dos Emiratos, Hifter - o principal aliado dos russos na Líbia -tem de participar no processo politico liderado pela ONU. Sem essa participação (ou inclusão) o suporte internacional é demasiado limitado e, provavelmente, com a focagem internacional colocado na relação Trípoli / Tobruk, a sua carreira será demasiado curta, ou seja passa a fazer parte do problema e não da solução.

E para Putin os seus aliados (internos e externos) só o são enquanto forem solução…

FESTAS POPULARES COM SARDINHA DE MERDA! MAS AINDA RESTA ALGUMA DA BOA…



O tempo é de folia para os que se despedem desta vida, já aqui está dito na postagem anterior. Por causa da folia quem se tem lixado é o Página Global, sem postagens há dois dias (ou mais). Regressamos a 14 ou 15, dependendo do grau de ressaca. Os que se sentem velhos e não optam pela folia, pelos excessos, pelo convívio e gozo com os amigos do peito, da porta ao lado, da janela em frente, dos que se cruzam connosco nas ruas resplandecendo de ares de foliões, esses, já gastos e velhos que optam por ficar “escondidos” em casa com a cabeça a fervilhar de “problemas” têm tudo a perder. Tão certo quanto já terem perdido a juventude. Fora! Rua! Venham dar pontapés nas estrelas, apesar do reumatismo e outras maleitas. Despeçam-se da vida porque a morte é certa e um dia virá. Tenham pressa e constância, caprichem, em mimar, acarinhar, conversar e divertirem-se com os que estimam, com os que nos cruzamos ao longo da vida. Despachem-se. Sejam felizes e partam felizes.

E agora outra conversa: sabem que a maioria da sardinha que anda por aí a ser vendida e servida é uma verdadeira merda? Desculpem o termo mas dizer assim é que é adequado. Sardinha de 22 centímetros, fresca, não há ou é muito rara. A não ser congelada, mal congelada, “ardida”, merdosa. Sardinha mais pequena mas fresca pode encontrá-la na Costa da Caparica, nos arredores de Lisboa, depois de atravessar o rio Tejo. Cuidado, por que para encontrá-la não vai ser fácil. Mas há. Bom apetite, boa caixa – se a comprar por atacado.

No jornal Público, que em baixo reproduzimos, com a “problemática” da sardinha, é referida a sardinha do Algarve. Pois. Mesmo assim recorra ao “quem sabe, sabe”. E há quem saiba bem sobre estas coisas. Informe-se.

Ao que chegámos, quase que já nem de sardinha de jeito dispomos. Aguardemos o São João, com “sardinha gorda a pingar no pão”. Queriam? Pois, mas parece que “adeus mundo, cada vez pior”.

Anime-se e parta para as febras, os enchidos, a carne vermelha (que faz mal, dizem). Tudo faz mal excepto o fast food dos MacDonalds e outras trampas congéneres?

Grelhe tudo e já não faz mal. Um tinto alentejano ou do Dão, ou simplesmente um tinto ou um branco bons… Lá vai disto. É só saúde.

Leia o Público com a história sobre a merda de sardinha que anda aí à venda mas que nem digna de dar a comer aos porcos é.

Coma boa sardinha, ela anda por aí. É preciso sabedoria e perseverança. Paciência também dá jeito. E amigos entendidos sobre isso e muito mais.

Divirtam-se. Desculpem lá qualquer coisinha, neste blogue que até nem é tendencialmente pessoal mas sim coletivo. Desbundem.

O amor não existe, é uma grande treta, mas a amizade e a humanidade são ouro. Vivam os amigos(as)!

Mário Motta / PG

Mais de 60% da sardinha que Portugal importa é congelada

Ana Rute Silva - Público

Para conseguiu suprir as necessidades de consumo é preciso recorrer a fornecedores externos, sobretudo Espanha e Marrocos.

Cerca de 64% da sardinha consumida em Portugal - não só à mesa, mas também nas fábricas de conservas - é importada. E a larga maioria da que nos chega do estrangeiro é congelada. 

Para conseguir suprir as necessidades de consumo é preciso recorrer a fornecedores externos, sobretudo Espanha e Marrocos. As importações da espécie sardina pilchardus, a mais popular dos arraiais e a principal matéria-prima da indústria, chegam de duas formas: fresca e refrigerada ou congelada. No ano passado, 63,6% da sardinha que chegou de fora veio congelada, percentagem que se mantém estável nos últimos anos. Analisando apenas os primeiros três meses de 2016, verifica-se que a proporção de peixe congelado aumentou e representou 76,3% do total importado, quando no mesmo período de 2015 valia 65,2%.

A indústria das conservas absorve quase metade das capturas da frota nacional e é também a que mais precisa da versão importada e congelada para colmatar as falhas na matéria-prima. A definição de quotas para preservar este peixe na costa nacional levou a um aumento expressivo das importações. Os dados mais recentes do INE mostram que a quantidade de sardinha adquirida ao estrangeiro é quase o dobro da que é capturada pelos pescadores portugueses (25.279 toneladas, contra 13.726 toneladas, dados de 2015). As importações, diz o INE, têm crescido a um ritmo médio anual de 11,6% entre 2010 e 2015. E, nos primeiros três meses de 2016, Portugal comprou ao estrangeiro perto de 4300 toneladas de sardinha, 29% acima do verificado no mesmo período do ano passado.  

Outro efeito das quotas é a queda abrupta da sardinha nas 16 lotas nacionais e o aumento do preço: em 2015 nunca se pagou tão caro por um quilo de sardinhas. O preço médio negociado nas lotas nacionais chegou aos 2,19 euros por quilo, o mais elevado dos últimos 20 anos. Em 1995 o valor negociado era de 0,31 euros por quilo. Nos últimos quatro anos, o preço médio quase triplicou face ao registado entre 1995 e 2011.

No ano passado, foram transaccionadas 13.729 toneladas, a quantidade mais baixa desde que há registos estatísticos por espécie. Entre 1995 e 2015, as descargas variaram a um ritmo médio anual de -8,5%. E, nos últimos quatro anos, a quantidade média pescada, na ordem das 22 mil toneladas, foi 65,6% inferior à média descarregada no período anterior (64 mil entre 2005 e 2011).

O Governo reclama um aumento da quota ibérica de captura de sardinha para as 19 mil toneladas, mais cinco mil em comparação com os actuais limites. Os últimos indicadores científicos são favoráveis ao aumento da quota e espera-se que na próxima reunião do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES, uma organização intergovernamental que avalia periodicamente os recursos de pesca) a posição de Portugal seja tida em conta.

As quotas à captura de sardinha não são definidas pela União Europeia: Portugal e Espanha gerem directamente o recurso, baseando-se num plano de gestão traçado em 2012 e acordado entre os dois países. Este documento inclui limitações à captura anual e implica, por exemplo, que cada embarcação não possa pescar mais de 180 dias. O tamanho mínimo da sardinha é de 11 centímetros e está regulamentado a nível europeu.

Os limites à pesca desta espécie têm o “aval” do ICES que define o chamado TAC, o total admissível de captura. E é com base nessa recomendação que Bruxelas aceita, depois, as quotas decididas por Portugal e Espanha.

Por cá, a pesca da sardinha tem sido limitada por despachos governamentais que atribuem quotas periódicas para cada organização de produtores. O que está agora em vigor determinou que, entre 1 de Março de 2015 e 31 de Julho deste ano, a quota seja de 6800 toneladas, por exemplo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera diz que esta é uma “das pescarias mais importantes e mais antigas de Portugal” e remonta ao tempo dos romanos. Cerca de 98% da sardinha é capturada com a arte do cerco, um método de pesca em que a rede é largada ao mar de modo a cercar o peixe. Foi a primeira do Sul da Europa a ser certificada, em 2010, como ambientalmente sustentável pelo MSC (Marine Stewardship Council), mas a diminuição deste peixe na costa portuguesa levou à criação, nesse mesmo ano, de uma comissão de acompanhamento, responsável pela elaboração do plano de gestão dois anos depois.

Reportagens

Mais lidas da semana