domingo, 4 de setembro de 2016

ÁFRICA NADA PODE ESPERAR DE CONSTRUTIVO A PARTIR DESTA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL NOS EUA!




Aqueles que julgam que os Estados Unidos são um modelo de democracia, esquecem-se das raízes do monstro capitalista e de suas conexões com algumas das doutrinas religiosas mais radicalmente conservadoras que poderiam desde logo sustentar o holocausto das populações autóctones e o esclavagismo.

Esquecem-se também do que foi o período de expansão durante a colonização da América do Norte e da ponte que, a partir desse período a aristocracia financeira mundial, gerada a partir daí, foi construindo em direção à tentativa de imposição duma hegemonia unipolar sem precedentes à escala global, o imperialismo de 1% sobre o resto da humanidade!

África tem sido dilacerada, década após década, pela opressão humana numa escala sem precedentes (sob os prismas antropológico, sociológico, psicológico, económico e por fim financeiro) e pela rapina de suas riquezas, pelo que é uma mentira continuada, nesses termos, que os conflitos, tensões e guerras no continente africanos se reduzam aos conceitos estritos de guerras civis!

As presentes conjunturas africanas, periféricas nos termos da globalização hegemónica unipolar, continuam a ser vulnerabilizadas, manipuladas e alvo de ingerências de todo o tipo, algo que vai continuar a animar os “lobbies” que sustentam os dois partidos alternantes no poder nos Estados Unidos, uma vez que os interesses integrados nesses “lobbies” (petróleo, armamento, minerais…) continuarão a ser determinantes nos seus relacionamentos com as mais frágeis nações do globo, aquelas que constituem a cauda dos Índices de Desenvolvimento Humano nos relatórios anuais publicados pela ONU!...

 Próximo de África há conflitos em desenvolvimento no leste da Europa e no Médio Oriente que trazem também acrescidas repercussões continente adentro, aproveitando aliás um amplo neocolonialismo em curso abarcando a imensa região do Sahel da África do Oeste à Somália e em função da deliberada disseminação do terrorismo fundamentalista e wahabista, um aliado tácito disponível nos termos que sustentam as artificiosas contradições impostas ao continente-berço.

Mesmo os países da África Austral não estão ilesos das múltiplas contradições geradas num ambiente tão envenenado.

O que se passa em cada região, em cada país, por mais minúsculo que seja, tem hoje muito a ver com esse processo de múltiplos desequilíbrios e injustiças sociais, económicas e financeiras de fundo que se estendeu inexoravelmente, que também tem tanto que ver com cada ser humano até nos rincões mais obscuros da Terra”!

O Presidente Barack Hussein Obama, Nobel da Paz, vai deixar a Presidência com um testemunho de mais guerras, conflitos e tensões do que os que encontrou no início do seu primeiro mandato e um processo traumático que não pôs fim para a sociedade norte-americana (agora mais multicultural que nunca e num momento em que as retrógradas culturas anglo-saxónicas estão, sob o ponto de vista numérico do eleitorado, já em minoria)…

As alterações profundas da sociedade norte-americana, com um eleitorado maioritário proveniente de culturas latino-americanas e afrodescendentes, vai merecer mais opressão e repressão interna por parte dos instrumentos do poder de Federal ou Estadual, conforme aliás ao imaginário de programas que têm sido expressas nas campanhas que nos são dado a apreciar!

Face às razões de multipolaridade global, esses “lobbies” da aristocracia financeira mundial, responderão nos relacionamentos internacionais com um incremento de ações de carácter fundamentalista, neo nazi, ou neo fascista de tal ordem, que a IIIª guerra Mundial já em curso com a disseminação do terrorismo, pode elevar sua fasquia para uma confrontação muito mais intensa, desembocando numa via qualquer que conduza a um conflito nuclear!

O mapa da colocação de escudos de mísseis e outros armamentos de ordem geo estratégica por parte dos Estados Unidos a partir do seu relativo domínio nos oceanos e mares da Terra, visa não só sustentar o argumento da hegemonia unipolar renitente face aos que advogam a multipolaridade emergente, mas também manter como reféns os seus próprios aliados tornados vassalos, particularmente os europeus e o Japão, mesmo que as sociedades dos países sejam contra a guerra, contra a NATO, ou contra a ingerência continuada nos seus assuntos internos!

Os poderes fundamentalistas, pelo seu carácter de residual feudalismo, neo nazis, ou neo fascistas, são um risco maior para toda a humanidade e continuam a desrespeitar as regras mais elementares para com a Mãe Terra, ao ultrapassarem os limites da exploração dos recursos não renováveis e não recicláveis do planeta!

Qualquer um dos presidenciáveis nos Estados Unidos da América, vêm “animados” por esse tipo de estigmas que infestam a vida sócio-política norte-americana e isso é palpável nas suas próprias expressões públicas em época eleitoral que indiciam também não haver alterações de vulto no seu relacionamento com outras nações, estados e povos!

Em África, as tensões em torno dos acessos à água interior do continente, cada vez mais indispensável tendo em conta o aumento exponencial da população, fenómeno que obriga à diminuição per capita do espaço vital, estão intimamente associadas às disputas relativas à exploração das riquezas naturais, o que é manipulado pelas ingerências e manipulações externas de toda a ordem.

Angola que viveu o choque neoliberal, radicalizando as tensões humanas tendo como pano de fundo a exploração do petróleo e dos diamantes, para aprofundar a paz que foi possível num ambiente tão adverso a partir de 2002, está ainda longe de poder encontrar soluções para fazer frente a todos os impactos da terapia neoliberal que prevalece imposto ao seu ambiente humano, económico e financeiro, mas uma nova geoestratégia em relação à sua água interior, com um conjunto de ações programáticas progressistas no sentido de criar desenvolvimento sustentável, é um rumo certo que pode trilhar, conferindo um sentido amplo à diversificação que se pretende, nunca perdendo de vista os fatores antropológicos, históricos e sociais em jogo!

Esperemos que a emergência do multipolarismo permita mais capacidade ao povo angolano nessa luta que parte das trevas da opressão, da desigualdade e da injustiça histórica… está-se ainda muito longe dos resgates imensos que há a realizar em prol do povo angolano e de África e as administrações norte-americanas continuam em sua pérfida trilha fundamentalista, ainda que ela esteja a trazer profundos constrangimentos humanos na sua tão complexa quão diversificada sociedade e esteja a coberto da mentira continuada e do embuste propiciado pela cobertura mediática dominante!

Gravura na esquerda vertical: Escudo antimíssil, ou um mundo refém à força da hegemonia unipolar face à emergência multipolar.

A consultar: 
- Fascismo americano, as raízes de uma nação sob deus – http://paginaglobal.blogspot.com/2016/08/fascismo-americano-as-raizes-de-uma.html
- "La defensa antimisiles de EE.UU. en Corea del Sur puede abrir la caja de Pandora" –  https://actualidad.rt.com/actualidad/217124-china-antimisiles-eeuu-corea-pandora
- Projecto de Hillary, a raínha da guerra – http://www.odiario.info/projeto-de-hillary-a-rainha-da/

Jerónimo vinca que Governo é PS e deve rejeitar "pérfido plano" de chantagem



O líder comunista sublinhou hoje haver "um Governo minoritário do PS, com o seu próprio programa", ao qual cabe "rejeitar esse pérfido plano", assente em "chantagem" da Europa e de PSD/CDS-PP sobre o orçamento do Estado de 2017.

"O atual quadro político traduziu-se não na formação de um Governo de esquerda, mas sim na formação e entrada em funções de um Governo minoritário do PS, com o seu próprio programa", disse Jerónimo de Sousa, no encerramento da 40.ª Festa do "Avante!", destacando que a nova "relação de forças" no parlamento permite a PCP e PEV condicionar decisões e ser "determinantes e indispensáveis à reposição e conquista de direitos".

Numa plateia do palco 25 de Abril fustigada por 35,36 graus e um sol inquisidor, notaram-se algumas clareiras compostas a metade dos 47 minutos de discurso do secretário-geral comunista, o qual acusou PSD/CDS-PP de uma "campanha revanchista", aliados às exigências das instituições europeias.

"(Eventuais sanções) Elas estão aí presentes, agora concentradas nas pressões e chantagem sobre o Orçamento do Estado de 2017 para tentar esmagar a esperança aberta de que é possível sermos donos dos nossos destinos, decidir de forma soberana do progresso social do nosso posso e do desenvolvimento do nosso país. E é exatamente por essa razão que o Governo tem de rejeitar esse pérfido plano", defendeu.

HPG // SMA - Lusa

COELHOS DE PORTUGAL A SAIREM DAS CARTOLAS EM FIM DE FÉRIAS



Já sabemos que hoje encerra a Festa do Avante, não há igual. A manifestação cultural ultrapassa tudo e todos os requintes de saudável “malvadez”. É uma festa de povo para o povo. Ao contrário é a “festa” do PSD, a que chamam pomposamente (só podiam) universidade de verão.

Por lá desfilaram os que em passado próximo tramaram os portugueses e muitos dos que continuam a tramar ou a quererem continuar a tramar. Não é só aquele Coelho Passos mas muitos outros coelhos andam à solta. Ressabiados, que é o seu estado natural. Saudosos de quererem e poderem tramarem os portugueses e mais quem se lhe atravesse no caminho. Juntámos uns quantos títulos com ligações para poder desfrutar do destile dos venenos que expelem. Aí estão eles, na universidade de verão e por outras paragens a defecarem sentenças pelas bocas fora. O cheiro é nauseabundo mas infelizmente há os que gostam de fazer acontecer um regresso ao passado… 

E então o que vimos é os Coelhos, a direita do CDS, do PSD e até do PS a trocarem elogios e cortesias naquilo a que chamam debates. António Vitorimo, do PS, lá estava, e a sua amiga e consócia dita socialista também, a ex-ministra da educação da era Sócrates, Maria de Lurdes Rodrigues. E Portas, e Passos, e etc. Todos esses numa amálgama de reacionários a malharem na unidade parlamentar dos partidos de esquerda. Uns mais e outros menos, uns diretamente e outros veladamente. A corja reunida. Todos eles têm em comum condenarem os portugueses a passarem fome. Mas, airosamente dizem que não, que assim com esta unidade parlamentar de esquerda é que vai acontecer a hecatombe e até dizem que o governo de Costa está a tramar a classe média. Como se eles na governação por quatro anos recentemente idos não tramassem a classe média, e muito mais a classe pobre. Como se eles não propagassem por aí o desemprego, a fome e a emigração quase compulsiva. Como se eles não tivessem vendido o país aos a quem servem em troca de umas mordomias e nomeações de destaque e de barris de dólares e euros - Albuquerque e Portas, por exemplo. Tantos que o tempo mostrará.

Os títulos, as ligações vêm a seguir. Os Coelhos, a direita da antecâmara do nazi-fascismo, que apelidam de neoliberal saem das cartolas em final de férias. Vai começar o ataque mais acirrado ao governo apoiado pela esquerda parlamentar. O governo PS, onde se acoitam imensos neoliberais.

Partidos que apoiam Governo "lembram televisão a preto e branco" - Diogo Feio, do CDS, deputado por aquilo e por aqueles que nos exploram, nos acossam e nos mordem apesar do desprezo.

"A geringonça mudou o paradigma da governação em Portugal" - Nuno Melo. Um CDS dos seis costados (de quatro costados é pouco). Um eurodeputado que pugna por parecer civilizado, humano e democrata… Um falsário, como tantos outros. Que se evidenciou e evidencia-se quando os partidos da esquerda parlamentar passaram a apoiar o governo de Costa. Uma maioria que Melo se recusa a reconhecer como legitima representante das vontades do eleitorado português.

Passos recusa substituir discurso realista por medo do radicalismo - Este Coelho é o indivíduo mais descarado da política em Portugal. Mais descarado, mais mentiroso, mais falso, mais à direita, mais amigo dos exploradores e ladrões banqueiros, que – depois de Salazar – foi quem mais condenou à fome e emigração os portugueses. É um Coelho reco. Mas segue, impampe, convencido que vai voltar a governar, a repor e prosseguir as desgraças que os portugueses rejeitaram. Passos Coelho, o certificado filho da pata-que-o-pôs. Resta esperar que os portugueses mais calhaus (ingénuos ou distraídos) não voltem a ser a causa da desgraça que o mamífero “bon vivan” persegue.

Paulo Portas também deu ares da sua (des)graça neste fim de férias e fim-de-semana. Em passes com a redondinha foi ao palco com o neoliberal do PS cujos vencimentos são uma afronta aos que na realidade são socialistas e militam no PS, António Vitorino – há os que lhe chamem “o mamão”. Deram toques nas palavras e meteram Ronaldo ao barulho. Elogiaram-se e a outros daquela tropa da sacanagem. Elogiaram um dos cúmplices de crimes contra a humanidade que segue por aí, gordo que nem descarado javardo: Durão Barroso.

E há mais Coelhos neste fim de férias. Não cabem aqui, para já. Acabou, por agora.

Mário Motta / PG

Cerca de 320 mil eleitores cabo-verdianos escolhem 22 presidentes de câmara



Cerca de 320 mil eleitores cabo-verdianos vão hoje às urnas para as sétimas eleições autárquicas realizadas no país desde 1991, numa disputa em que 57 candidatos disputam a presidência das 22 câmaras municipais.

Segundo dados da Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE), para o escrutínio estão inscritos 319.242 eleitores, mais 16.475 novos votantes em relação às legislativas de março último.

Os eleitores poderão votar em mais de mil mesas de votos espalhadas pelas nove ilhas habitadas do país, que abrem às 08:00 (10:00 em Lisboa) e fecham às 18:00 (20:00 em Lisboa).

O Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) de Cabo Verde promete divulgar os primeiros resultados sobre as eleições autárquicas uma hora após o fecho das urnas, na página da Internet www.eleicoes.gov.cv, que vai ficar disponível ao público em geral.

Para estas eleições autárquicas, concorrem seis partidos políticos e cinco grupos de cidadãos independentes, totalizando 57 candidatos à presidência das câmaras, em eleições que serão também para as assembleias municipais.

O Movimento para a Democracia (MPD, no poder e que detém 14 das 22 câmaras) é o único partido que concorre em todos os 22 municípios cabo-verdianos, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, maior da oposição e com 08 câmaras) disputa a presidência de 21 municípios e apoia um candidato independente na ilha do Maio.

A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, terceiro no país e com três assentos no parlamento), concorre na Praia, Maio, Ribeira Grande e Paul (Santo Antão), Sal e São Vicente, onde o líder do partido, António Monteiro, é candidato pela quarta vez seguida.

Nos partidos sem assento parlamentar, apenas o Partido Popular (PP) concorre em dois municípios (Praia e Calheta de São Miguel), enquanto o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS) concorre na Praia e o Partido Social Democrata (PSD) entra na corrida no Sal.

Há ainda outras candidaturas independentes de dirigentes que saíram dos dois maiores partidos cabo-verdianos, descontentes com as escolhas dos seus antigos partidos para estas eleições municipais.

As autárquicas dão continuidade ao ciclo de eleições este ano em Cabo Verde, depois das legislativas em março último e das presidenciais marcadas para 02 de outubro próximo.
Estas serão as sétimas eleições autárquicas no país em 25 anos de municipalismo, depois de 1991, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012.

Nas autárquicas só podem votar os cidadãos cabo-verdianos recenseados no território nacional, os cidadãos lusófonos residentes no país e que estejam recenseados e os cidadãos estrangeiros e apátridas, residentes no país há mais de três anos e que estejam recenseados.

RYPE // EL - Lusa

Novo Presidente da República Democrática de São Tomé e Príncipe toma hoje posse - ontem



O Presidente são-tomense eleito, Evaristo de Carvalho, será hoje investido como chefe de Estado numa cerimónia que decorrerá pela primeira vez num local público, a Praça da Independência, em São Tomé.

De acordo com o programa, a que a Lusa teve acesso, o ato será precedido de uma sessão solene da Assembleia Nacional (parlamento são-tomense) na Praça da Independência, seguido de leitura da Ata de Apuramento da Eleição e leitura do Auto de Posse.

Seguir-se-á o discurso do presidente da Assembleia Nacional e uma mensagem do Presidente.

Desconhece-se até ao momento se estará presente na cerimónia o Presidente cessante, Manuel Pinto da Costa, candidato presidencial que disputou a primeira volta do escrutínio e se recusou a participar na segunda, tendo apresentado no Supremo Tribunal uma providência cautelar para invalidar a eleição de Evaristo de Carvalho, com o argumento de que as conclusões da Assembleia de Apuramento Geral estavam "eivadas de ilegalidades grosseiras".

A providência cautelar sustentava ainda que o ato praticado pelos juízes conselheiros põe em causa a legitimidade de todo o processo eleitoral, inclusive do próprio Tribunal Constitucional, contribuindo assim para o "desmoronamento do Estado de Direito Democrático, instituído há vinte e cinco anos, resultado do sacrifício e da vontade de todos os santomenses".

Na quarta-feira passada, o Presidente cessante convidou Evaristo de Carvalho para um encontro no palácio presidencial destinado à passagem de pastas, e o novo Presidente descreveu-o como "uma conversa amigável" com Pinto da Costa, de quem foi colaborador.

Ausentes da cerimónia de posse do novo chefe de Estado estarão os deputados do maior partido da oposição, o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), que se justificaram em comunicado com "as irregularidades nas eleições", agravadas com a reprodução pela televisão pública de um texto publicado no semanário 'O Parvo', intitulado "Em São Tomé e Príncipe cai o poder dos colonos negros".

Para o MLSTP, esse texto põe em causa o dia da independência nacional e "expressa a desconsideração e o desprezo pelos esforços consentidos pelos nobres filhos desta terra que com o suor e sangue lutaram pela liberdade do povo são-tomense do jugo colonial".

Depois deste anúncio, o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, instou os deputados "de todas as bancadas" parlamentares a marcarem presença na cerimónia, argumentando que "o Presidente eleito irá tomar posse com todas as condições e requisitos que o ato merece" e que, por isso, todos os representantes eleitos devem "tentar dar a esse ato a sua nobreza, a sua solenidade e seriedade".

"Há um Presidente eleito pelo povo e confirmado pelo Tribunal Constitucional, nós em São Tomé e Príncipe já tivemos muitas alternâncias de chefes de Estado em democracia, vai ser o quarto chefe de Estado, por isso vamos guardar a calma, o bom nome do país e vamos fazer as coisas como manda a lei e a praxe democrática", disse o chefe do executivo.

Portugal estará representado na cerimónia pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro.

ANC (MYB) // EL - Lusa

"Levámos pontapés e chapadas", diz Luaty Beirão, que vai apresentar queixa contra polícia - ontem



Oito dos 17 ativistas angolanos, entre os quais o luso-angolano Luaty Beirão, vão apresentar queixa por agressão da polícia, alegadamente ocorrida quando foram hoje impedidos de visitar um dos colegas na comarca de Viana, em Luanda.

Em declarações à agência Lusa, Luaty Beirão referiu que o grupo se deslocou por volta das 10:00 à comarca de Viana, para visitar o ativista Francisco Gomes Mapanda, conhecido por "Dago Nível", mas até às 11:00 ainda não tinha começado a distribuição de senhas que dá acesso à visita, que terminava às 12:00.

Nesse sentido, o grupo pediu para falar com o responsável, para saber a causa da demora.
"Disseram-nos que tínhamos que ir para a porta principal e um comandante da polícia disse-nos que tínhamos que ir embora, mas nós não gostamos desse tipo de conversas", referiu Luaty Beirão, acrescentando que exigiram uma justificação.

Segundo o 'rapper', foram apresentadas três versões diferentes sobre as causas de não poder haver visitas hoje.

"Entraram e fecharam a porta e começámos a bater para ver se eles abriam, não só abriram como veio todo o tipo de força de intervenção a dizer-nos para sairmos dali", explicou.

Luaty Beirão disse que o grupo foi agredido, salientando que "toda a gente sofreu, levou alguns pontapés e chapadas".

"Eu apanhei umas três chapadas", contou o ativista, salientando que a polícia não se coibiu de os agredir.

De acordo com Luaty Beirão, durante a semana houve outros protestos e o desejo do grupo é que Dago Nível seja libertado, salientando que já foi cumprida metade da pena.

"Aquilo que ele fez no tribunal, o Nito também fez, e o Nito está solto. Dualidade de critérios? Fomos mostrar solidariedade, fomos ali em protesto nos primeiros dias, com cartazes, coisas muito simples, muito singelas, ainda assim os polícias acham que têm de nos tirar. Hoje era só para visitar, não era protesto nenhum", frisou.

O grupo que foi levado pela polícia para o comando de divisão de Viana, foi convidado depois de 40 minutos a deixar as instalações, segundo Luaty Beirão.

O ativista disse que tentaram apresentar uma queixa contra os polícias agressores, mas foram aconselhados a fazê-lo na área de inspeção do comando geral da Polícia, para onde se deslocaram dois membros do grupo para abertura de um processo.

Dago Nível encontra-se a cumprir, desde março, uma pena de oito meses de prisão por ter gritado em tribunal, durante o julgamento do grupo de 17 ativistas condenados por atos preparatórios de rebelião e associação de malfeitores, que o mesmo era "uma palhaçada".

NME // JPF – Lusa

REGRESSÁMOS DE FÉRIAS. VAMOS LÁ AO TRABALHO DE CAROLICE




O PG esteve de férias por uma semana. desta vez foi mesmo o descanso merecido. Prevíamos regressar às lides na blogosfera só amanhã - segunda-feira - mas as saudades(?) são algumas e vamos antecipar com a publicação de algumas notícias.

Procurámos remodelar a "cara" do PG mas pelo visto o "tarefeiro" voltou a repor quase tudo como estava anteriormente. O fundo da página está mais branco, é facto, mas as diferenças são tão ténues que quase não damos por isso. Ao contrário da alvura do fundo da página há os que no coletivo estão morenos a valer, concorrendo com aqueles que são morenos por natureza e que andam connosco nesta lide há tempos.

Vamos voltar. Nas calmas. O tempo é de relaxe e de progressivamente ganhar balanço para "mais uma voltinha, mais uma viagem" - como dizia o tipo dos carrocéis e dos carrinhos de choque nas feiras.

Vamos lá ao trabalho de carolice.

Mais lidas da semana