segunda-feira, 25 de setembro de 2017

NAZIS CRESCEM E APARECEM | "Pesadelo": Alemanha em choque com resultados das legislativas



"Pesadelo", "consternação" afirmaram os meios de comunicação social alemães sobre os resultados das legislativas, marcadas por um avanço da extrema-direita.

"Uma chapada para [Angela] Merkel, um desastre para [Martin] Schulz, sucesso chocante para a AfD [Alternativa para a Alemanha]: o resultado deste 'voto de fúria' vai mudar profundamente a Alemanha", escreveu o jornal Bild.

"Uma vitória de pesadelo" para Angela Merkel, resumiu o jornal mais lido na Alemanha.

A chanceler alemã venceu as eleições com 33% dos votos, menos que os 41,5% conseguidos há quatro anos. Em segundo lugar, com 20,5%, ficou Partido Social-Democrata (SPD), que já veio dizer que pretende ser oposição.

Em terceiro lugar ficou a AfD, com 12,6% dos votos. O partido, com apenas quatro anos, é o primeiro à direita dos conservadores a entrar no parlamento em 60 anos.

"A progressão espetacular dos populistas de direita constitui um ponto de viragem histórico para a vida política alemã", que até agora funcionou numa cultura de consensos e debates civilizados, e que entra numa era de conflito, destacou o jornal conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ).

"A consternação reina nas fileiras conservadoras e a principal responsável é nomeada", afirmou o diário de centro-esquerda Süddeutsche Zeitung.

Já o Spiegel destacou que "Angela Merkel vai permanecer chanceler, conseguiu o 'objetivo estratégico', mas paga um preço elevado: a coligação governamental foi severamente punida (...) A AfD entra no Bundestag [parlamento] com um resultado superior a 10%".

"Será extremamente difícil formar uma aliança governamental sólida para os próximos quatro anos", concluiu o jornal.

Os sociais-democratas já excluíram a possibilidade de voltar a governar com a União Democrata-Cristã (CDU), com Merkel a ter de negociar um acordo entre conservadores, liberais e verdes.

Jornal de Notícias

Sem comentários:

Mais lidas da semana