sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

ANGOLA | PGR instaura processo de combate à corrupção

A Procuradoria- Geral da Republica começou um processo para averiguar a veracidade das informações que dão conta da existência de um esquema de corrupção com a suspeita de participação de funcionários da Direcção de Pequenos Negócios (DPN) do Banco de Poupança e Credito (BPC).

Numa nota de imprensa chegada a este jornal, a PGR esclarece que a instituição tomou conhecimento, através das redes sociais, de uma denúncia pública em que se menciona a cobrança ilegal de valores para o carregamento de cartões VISA e de transferência de divisas para o exterior do país.

Na nota, a Procuradoria- Geral da Republica apela a todas as pessoas lesadas a dirigirem- se à Direcção Nacional de Prevenção e Combate à Corrupção, no sentido de prestarem informações que permitam o esclarecimento dos factos com vista a responsabilizar criminalmente os autores de tais práticas.

Estratos da denúncia partilhada nas redes sociais indicam que “os clientes que pretendem enviar valores monetários para o exterior ou para carregamento de cartões VISA devem pagar a diferença entre o valor do dólar no mercado formal e no informal”. “Este esquema de corrupção está a fazer com que muita gente séria e com muitos problemas de saúde, formação, férias e outros, não consigam de forma lícita efectuar as suas transferências ou carregamentos de cartões.

Estes técnicos corruptos são protegidos pelos directores da DPN”, apontam os denunciantes. Ainda segundo a mesma denúncia, com os ganhos, os autores destas práticas “estão a comprar casas, tanto no exterior, como em Angola”.

O País

Sem comentários:

Mais lidas da semana