segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

O SOBE E DESCE DOS PREÇOS E O FOSSO ENTRE POBRES, REMEDIADOS E RICOS

Primeiro dia do ano. Novo ano, 2018. Começa o jogo do sobe e desce e os media inundam-nos com informação sobre o que sobe e o que desce. Selecionamos o Diário Notícias para lhe trazer o que diz sobre este jogo de sobe e desce em que, já sabemos, quem se lixa é o mexilhão. 

Os aumentos de pequenas reformas e de salário mínimo são uma gota de água muito diminuta relativamente ao que aumenta, ao que sobe ou ao que fica inalterado ou que até desce. Os mais desfavorecidos, os de salários de miséria, os de reformas igualmente de miséria ficam sempre a perder. Estamos a assistir a propaganda falsa relativamente a esses, os de rendas menores, os explorados durante uma vida de trabalho e que agora têm uma reforma de miséria por isto ou aquilo.

O salário mínimo nacional aumenta para 580 euros. Nem chega a render 20 euros por dia. Quem consegue viver condignamente com 20 euros por dia? E aos 9 euros por dia de pensão mínima?

Estamos perante operações de propaganda que aparentemente nos indicam que vamos para melhor. Mas qual melhor? Se repararmos que os preços nos supermercados vão aumentando. E os transportes aumentam, e a eletricidade, e o que mais vier. Lá se vão os aumentos dos que ganham menos. Lá aumenta o fosso entre pobres, remediados e ricos.

Atente-se no que podemos encontrar a seguir no Diário de Notícias e vejamos como é. PG


A chegada de 2018 vai trazer alterações nos preços de vários bens e serviços, sendo esperados aumentos nos transportes, nas rendas de casa, nas portagens e nos refrigerantes, entre outros, mas também descidas, designadamente na eletricidade em mercado regulado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana