segunda-feira, 5 de março de 2018

Festival Literário de Macau cancela convites a escritores por temer que sejam barrados à entrada

Macau, China, 05 mar (Lusa) - A organização do Festival Literário de Macau cancelaram os convites a escritores por temerem que sejam barrados à entrada, mas as autoridades de segurança pública afirmaram à Lusa desconhecer a situação.

"Fomos informados oficiosamente de que não era oportuna a vinda de três escritores convidados ao território, não estando assegurada a sua entrada em Macau", afirmou o diretor de programação do festival, em contacto telefónico.

Hélder Beja referia-se ao antigo agente dos serviços secretos norte-americanos (CIA) James Church, à sino-britânica Jung Chang e à coreana-norte-americana Suki Kim.

Confrontadas com estas declarações, as autoridades de segurança pública de Macau disseram à Lusa: "Desconhecemos essa informação".

"Nestas condições, não quisemos colocar os escritores na situação de não conseguirem entrar em Macau e decidimos cancelar o convite", disse Hélder Beja.
Jung Chang é a autora de "Cisnes Selvagens-Três filhas da China", traduzido em mais de 40 idiomas, Suki Kim passou seis meses infiltrada na Coreia do Norte, e James Church é escritor de romances policiais.

Além destes três escritores, também a dissidente e ativista dos direitos humanos norte-coreana Hyeonseo Lee, que fugiu da Coreia do Norte em 1997, com 17 anos, cancelou a presença no Festival Literário de Macau--Rota das Letras, "por motivos de ordem pessoal", de acordo com um comunicado da organização, divulgado previamente.

O Festival Literário de Macau foi fundado em 2012 pelo jornal em língua portuguesa Ponto Final.

EJ // VM

Sem comentários:

Mais lidas da semana