quinta-feira, 8 de novembro de 2018

"Por qué no te callas", Marcelo?


Paulo Baldaia* | Jornal de Notícias | opinião

Anda uma determinada Direita, com agrado do Governo, a tentar entalar o presidente da República no caso de Tancos e Marcelo a responder a toda a hora. O chefe de Estado não percebe que os seus "amigos" dessa Direita inorgânica, constituída por uma dúzia de colunistas e uns distintos empresários que a financiam, já sabem como o podem apanhar. Só precisam de pôr a circular umas "fake news", envolvendo o comandante supremo das Forças Armadas, para que ele nunca mais se cale. E, como ele se sente na obrigação de responder até que já mais ninguém fale do assunto, o assunto nunca sai da agenda.

Já sem ter nada de novo para dizer sobre o tema, o presidente garante que não o calam. Ora Marcelo é exatamente quem tem menos para dizer, porque ele foi o único que nunca desvalorizou o roubo das armas. Está nos arquivos da Internet a prova de que o presidente sempre quis tudo investigado "doa a quem doer", porque "se há responsabilidades, tem de haver responsáveis". Vezes sem conta, quando já ninguém, nem políticos, nem jornalistas, se pareciam interessar pelo tema, foi Marcelo quem veio lembrar que não nos podemos esquecer que os criminosos ainda não foram apanhados.

E o que pensar de um canal de televisão com obrigações de serviço público que lança a tese de que Belém sabia de tudo? "Estranho que quem queira atribuir o que quer seja a qualquer cidadão o tenha feito sem ouvir o cidadão em causa. É o mínimo". No caso, o cidadão é o presidente de todos os portugueses. E sim, o jornalismo vive tempos difíceis. "Não deixes que a verdade te estrague uma boa história", era uma exceção de um jornal que já faliu, agora é a regra de um negócio que ameaça falir. Todos vimos nascer esta caça ao Marcelo, assente na lógica da batata. Se o chefe de gabinete do ministro da Defesa sabia, Azeredo tinha de saber. Se o ministro sabia, o chefe do Governo também soube. Se Costa sabia, Marcelo ficou a saber. Eu até acho que, sendo o presidente um católico praticante, e se sabia de tudo, Tancos tem todo o ar de ser o terceiro segredo de Fátima. Investiguem!

* Jornalista

Sem comentários:

Mais lidas da semana