quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Benfica x Sporting | Um dérbi diferente com desfecho idêntico, mas decisões?... Só em Alvalade


Benfica venceu pela margem mínima e o lugar no Jamor está longe de estar garantido. Um segundo jogo em quatro dias... com muitas diferenças.

Benfica e Sporting voltaram a defrontar-se num espaço de quatro dias. Numa espécie de ‘segundo assalto’, o dérbi eterno de Lisboa, desta vez a contar para a 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, foi bem diferente do encontro para a 20.ª jornada da I Liga, que terminou com a vitória encarnada por 4-2.

Nesta partida houve metade dos golos, o vencedor foi o mesmo, mas a margem do triunfo foi mínimo (2-1). Um resultado que deixa tudo em aberto para a 2.ª mão em Alvalade, que está agendada para o dia 2 de abril.

Equipas diferentes, estratégias diferentes

Keizer quis mudar (e bem). Para este encontro no Estádio da Luz, o holandês fez mudanças cirúrgicas na defesa e lançou uma surpresa no ataque: Luiz Phellype foi a jogo, relegando Bas Dost para o banco de suplentes.

O Benfica até marcou cedo, e primeiro – logo aos 16 minutos – mas notou-se um leão diferente. Mais cauteloso, mais fechado, mais atento ao meio-campo encarnado e também a João Félix. O menino prodígio da equipa da Luz não teve muitos centímetros de espaço para jogar e espalhar o seu perfume pelo campo.

Quanto à formação de Lage, que cedo se colocou em vantagem, geriu bem o ritmo do encontro e não entrou em euforias, pelo menos no primeiro tempo. Na segunda parte, houve pressão mais alta do Benfica, um pouco mais de agressividade e, mesmo sem estar a fazer um jogo deslumbrante, as águias chegaram à vantagem numa infelicidade de Ilori, que desviou um remate de Félix para dentro da baliza de Renan.

Mas os momentos que definem este jogo vieram após o 2-0. Grimaldo teve uma ocasião flagrante para fazer o terceiro tento da formação da casa, mas desperdiçou. O Benfica, que até aqui vinha a ser eficaz, pecou na finalização e pagou mais tarde o preço. Bruno Lage afirmou, no final do encontro, que sentiu necessidade de mudar, mas já tinha gasto as substituições. O técnico disse acreditar que o golo sofrido podia ter sido evitado, caso a equipa estivesse com outro balanço no meio-campo, após a falta cometida em zona frontal à baliza de Svilar. Felizmente para o Sporting, há um mágico Bruno Fernandes que marcou o golo da noite.

Ferro – O ‘novo’ reforço

Num jogo com muita história, há que salientar a estreia na equipa principal de Francisco Ferreira, conhecido no mundo do futebol como Ferro. O jovem central de 21 anos entrou aos 37 minutos para o lugar do lesionado Jardel e Bruno Lage não conteve os elogios no final do encontro.

Um ainda menino que mostrou muita maturidade nos 53 minutos que pisou o relvado na Luz, logo num dérbi contra o Sporting.

“Ganhámos um jogador. Sempre disse que os reforços estavam em casa e estou plenamente satisfeito com a prestação do Ferro. É mais um reforço da nossa equipa”, sublinhou o treinador do Benfica.

Classificação na Liga - 10 primeiros
Um registo que faz sorrir o Benfica

Este jogo não só marcou a segunda vitória das águias esta temporada frente ao Sporting, como assinala outro registo.

Há oito jogos que os leões não vencem o eterno rival de Lisboa. O Benfica segue invicto diante do Sporting há oito encontros e assinala o melhor registo no duelo entre ambos desde o período entre 2009 e 2012, em que os encarnados também ficaram o mesmo número de jogos sem perder frente ao clube de Alvalade.

Ruben Valente | Notícias ao Minuto | Foto: © Global Imagens

Sem comentários:

Mais lidas da semana