terça-feira, 7 de maio de 2019

GROTESCO


Dia 30 de Abril de 2019 assistiu-se nas televisões e meios de comunicação de massa alinhadas com o império da hegemonia unipolar, a um exercício tanto ou mais grotesco que os acontecimentos “no terreno” em Caracas!

Martinho Júnior, Luanda  

1- Os acontecimentos traduzem-se num exercício perverso e subversivo duma tentativa de golpe, que mobilizou apenas nas primeiras horas, pequenos grupos de militares que foram atraídos a uma falsa missão e como tal enganados, o que serviu para a passagem de mensagens golpistas do deputado Juan Guaidó, o cavalo-de-tróia dos falcões da administração de Donald Trump na Venezuela e a fuga da prisão domiciliar de Leopoldo Lopez, outro elemento da extrema-direita, representante do que de mais retrógrado persiste no antro da oligarquia clientelista venezuelana umbilicalmente conectada ao império da hegemonia unipolar.

“No terreno” as mensagens emitidas por Juan Guaidó estavam forjadas para dar a sensação do exercício dum poder numa versão apta e disponível, “em directo”, para as caixas de ressonância tornadas centros de difusão da hegemonia unipolar.

A ilusão gerada nas primeiras horas do dia, aproveitando os incautos de dentro e de fora, foi um sinal rapidamente expandido, o que quer dizer que entre os falcões gestores do império e seu sistema de vassalagem, com as respectivas caixas de ressonância, estão “oleadas”  a ponto de rapidamente corresponderem aos reflexos de Pavlov!

 
Não é de admirar, pois muitos acontecimentos anteriores, ao longo dos anos, foram transmitidos em directo e serviram de experiência: desde a guerra nos Balcãs, à do Afeganistão, à do Iraque, à da Líbia, à da Síria…

Com as imagens, as mensagens eram “trabalhadas” de feição da aristocracia financeira mundial e seus dilectos lóbis, até à exaustão: uma mentira de tanto ser repetida passava como verdade e esse maquiavelismo foi repetido milhares de vezes!

“Fake news”!

Todas as manipulações se inscrevem nos interesses e conveniências do império da hegemonia unipolar, da NATO e de sua panóplia de meios, particularmente os meios ao dispor no seu sistema de vassalagem que submerge espaços como a União Europeia, como se estivéssemos a viver em pleno feudalismo!


2- Agora porém as manipulações mediáticas já não se encontram no mesmo pé de antes do Wikileaks, do Julian Assange, ou do Edward Snowden, entre outros…

Desde o momento em que de forma tão continuada como massiva se começaram com toda a transparência a expor as entranhas do monstro que é o exercício criminoso do poder nos Estados Unidos, que a opinião pública foi sendo sistematicamente alertada.

Mentir, provocar ingerências e manipulações e formatar a mentalidade de feição depois desses anos todos começou a ser muito mais difícil e, por outro lado, a própria emergência multilateral se começou a encarregar das contramedidas em termos veiculares para a informação de cobertura global que não contrariasse a transparência e a fiabilidade.

A administração de Barack Hussein Obama que tinha como Chefe do Departamento de Estado Hillary Clinton, “Killary Clinton”, foi a última a tentar conseguir exercer a gestão intestina de segredos que afinal se tornaram, à escala global, segredos de polichinelo!

O advento do republicano Donald Trump alimentou-se do fim dessa hipótese em sua própria campanha eleitoral, na perspectiva do capitalismo protecionista face ao capitalismo financeiro transnacional e neoliberal.

O Presidente Donald Trump, durante a primeira fase do seu primeiro e único mandato, contribuiu directa ou indirectamente para se desfazerem muitos dos equívocos, mas pressionados pelas contramedidas dos democratas, acabou por ceder aos falcões ao serviço dos lóbis do armamento e da energia que o rodearam de entidades como Pompeo, Rubio, ou Bolton, envoltos no casulo do excepcionalismo do poder criminoso que se pretende manter como dominante!

Trump ele mesmo tornou-se num perverso autor de “fake news”, um verdadeiro campeão de “fake news” que deveria constar no Guiness Book!

As máfias do armamento e da energia, com sua ementa de arsenais e transnacionais, tomaram conta da administração de Donald Trump, que não tem a mesma plasticidade para um continuado exercício de mentira como seus anteriores, até por que está a viver o rescaldo da filtração de tantos segredos das entranhas do monstro!...

Por isso agora “o rei vai nu”!


3- Os lóbis do armamento e da energia, que tradicionalmente e no quadro da aristocracia financeira mundial suportam o lado republicano dos mecanismos do poder dominante no quadro do império da hegemonia unipolar, como já não podiam exercer a plasticidade dum Obama, ou duma Hillary Clinton (que mesmo assim tiveram múltiplos reveses), só podiam, ao fazer cair as máscaras, adoptar um exercício fascizante nos relacionamentos internacionais, que se casasse com o capitalismo proteccionista protagonizado pela campanha e início da actividade presidencial de Donald Trump e a “tradicional excepcionalidade” estado-unidense, qualquer que fosse o grau dos crimes em evidência.

Deste modo desapareceram as versões indexadas às “justificações iluminadas” da existência de teorias da conspiração, face ao impacto das filtrações intestinas e passou a haver, sem máscara, as correntes práticas de conspiração, tão evidentes na América Latina, como na Ásia, em África e até na Europa.

Os acontecimentos de 30 de Abril na Venezuela puseram a descoberto e evidência as práticas de conspiração, de fio-a-pavio, em toda a cadeia de mensagens, desde as produzidas no terreno pelo cavalo-de-troia Juan Guaidó até, por exemplo, ao nível duma SIC, caixa de ressonância ao dispor dos circuitos do grupo Bilderberg na vassalagem do regime oligárquico implantado desde o 25 de Novembro de 1975 em Portugal!

Tudo pode ser verificado como prática de conspiração ao longo dessa cadeia e, com isso, estão a nu as sucessivas “fale news” que um processo dessa natureza implica!

O Presidente Nicolas Maduro, na sua comunicação feita durante a noite de 30 de Abril de 2019, demonstrou a sucessão dos acontecimentos no terreno, desde a alvorada em que ocorreram e por isso todos aqueles que foram saltando de cadeia em cadeia nas transmissões televisivas avassaladas, puderam constatar o grotesco das práticas de conspiração do império da hegemonia unipolar, o grotesco de suas mensagens em nome duma “Operação Liberdade” e só as mentes ainda formatadas encontram justificação, ou espaço cínico, hipócrita e submisso para se fazerem sentir.

A continuidade das arruaças em nome da propaganda duma “Operação Liberdade” são a expressão do caos injectado pelos falcões de Trump e seus vassalos latino-americanos, são a expressão de suas práticas de conspiração por que agora já não podem fazer de outra maneira, mas o exercício do poder dum estado como o bolivariano, alicerçado pela trincheira institucional cívico-militar e erguido com o esforço patriótico em torno das múltiplas missões em curso, está em resistência contraditória dialética, com o recurso a toda a sua capacidade mobilizadora e de opções!

Na Venezuela as práticas de conspiração do império da hegemonia unipolar não passarão, por que há uma certeza, qualquer que seja o maquiavelismo da mentira: a Venezuela Bolivariana vencerá!

Martinho Júnior - Luanda, 1º de Maio de 2019

Imagens: Três fotos dos rostos daqueles falcões que, em nome da aristocracia financeira mundial se dedicam às práticas de conspiração contra a Venezuela Bolivariana e noutros expedientes correntes, a título de assim corresponderem e alimentarem a excepcionalidade estado-unidense no âmbito dos exercícios típicos do império da hegemonia unipolar em maquiavélica decadência.

Sem comentários:

Mais lidas da semana