sexta-feira, 21 de junho de 2019

Candidato à presidência dos EUA: estratégia de Trump sobre Irão é 'desastre autoinfligido'


O principal candidato democrata à presidência dos EUA e ex-vice-presidente, Joe Biden, criticou a estratégia do presidente Donald Trump em relação ao Irão, afirmando que a decisão de abandonar o acordo nuclear só tornou conflito mais provável, informa edição Politico.

"A estratégia do presidente Trump sobre Irão é um desastre autoinfligido", disse Biden em comunicado. Ele adicionou que "abandonando a diplomacia, Trump tornou conflito militar mais provável. Outra guerra no Médio Oriente é a última coisa que precisamos".

Biden relembrou que "Trump prometeu que abandonar o acordo e impor sanções iria parar a agressão do Irão na região, mas eles [iranianos] só ficaram mais agressivos".

Candidato à presidência dos EUA deu declaração em meio ao aumento das tensões entre os dois países depois de a Guarda Revolucionária iraniana ter anunciado derrubada de um drone da Marinha dos EUA.

O Comando Central das Forças Armadas dos EUA (CENTCOM) confirmou a queda, mas disse que a aeronave estava operando sobre águas internacionais do estreito de Ormuz, enquanto Teerão insiste que o drone cruzou o território iraniano na província costeira de Hormozgan.

Para Joe Biden, o agravamento entre Irão e EUA é resultado da saída de Trump do Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA), acordo nuclear assinado pela administração do ex-presidente Barack Obama em 2015.

Trump retirou unilateralmente os EUA do JCPOA e começou a reimpor sanções contra Teerão em 2018. Um ano depois, o Irão decidiu suspender alguns de seus compromissos com o acordo. Durante as últimas semanas, os EUA intensificaram presença militar no Oriente Médio, em resposta às "ameaças" do Irão.

Sputnik | Foto: Reuters / Jordan Gale

Sem comentários:

Mais lidas da semana