segunda-feira, 3 de junho de 2019

Portugal | A sanha persecutória das Finanças


Ana Alexandra Gonçalves* | opinião

Autoridade Tributária e Aduaneira, vulgo Finanças, é incapaz de controlar o seu ímpeto para cobrar impostos a torto e a direito, justificando-se falar em sanha persecutória sobre os contribuintes.

A máquina fiscal, pouco oleada mas manobrada por gente sôfrega pela cobrança, deleita-se com a criação de novas formas de cobrar impostos, não deixando nada a dever à imaginação mais fértil.

Assim, assistimos à cobrança de impostos em rotundas ou a sugestão de fiscalização de casamentos e baptizados.

Ora, num país onde uma minoria endinheirada e influente escapa a essa sanha, sob pretexto de dificuldades técnicas que não aparentemente não se verificarão na cobrança e fiscalização dos pequenos contribuintes, e onde uma esmagadora maioria sente a mão de ferro das Finanças, dura na cobrança e irresponsável nas devoluções, resta apenas o ridículo. Esse ridículo enfraquece aquilo que deve ser a seriedade de um serviço do Estado.

O Governo, designadamente o ministro das Finanças, deve deixar de olhar com tanto fervor para o Eurogrupo e pensar que a imagem das Finanças, também conhecida pelo infeliz nome de "Autoridade Tributária e Aduaneira", é demasiado importante para ficar nas mãos daqueles funcionários, mais papistas do que o próprio Papa, e que, infelizmente, julgam dar um importante contributo, senão mesmo decisivo.

* Ana Alexandra Gonçalves | Triunfo da Razão

Sem comentários:

Mais lidas da semana