sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Guiné-Bissau/Eleições | Erro na escolha do PR terá preço elevado para o povo - DSP


O líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, advertiu os guineenses, em particular os eleitores, que qualquer erro na escolha do futuro Presidente da República nas eleições agendadas para o dia 24 de novembro custará muita coisa ao povo guineense, porque será a pessoa que irá dirigir os destinos do país.

O candidato do partido libertador  às eleições presidenciais fez a advertência esta quinta-feira, 12 de setembro de 2019, durante a cerimónia de abertura da 2º Convenção Nacional da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) que decorre na cidade de Bafatá, região com o mesmo nome no Leste da Guiné-Bissau, sob o lema “Novos Desafios, Novas Responsabilidades”. 

A convenção da estrutura juvenil dos libertadores que se  realiza na cidade natalícia do fundador da nacionalidade guineense acontece entre hoje e amanhã (12 e 13) e junta cerca de três mil delegados provenientes das diferentes regiões do país.

Presidindo a cerimónia de abertura, Domingos Simões Pereira alertou que não é possível continuar a ter medo de promover as pessoas com mérito e competência na Guiné-Bissau, como aconteceu no passado, porque o país encontra-se  numa nova era. 

Assegurou que o PAIGC está a confirmar que jovens não são projeto de amanhã, mas projeto de atualidade, enquanto estrutura social que não só tem a capacidade de sonhar o futuro, como também projetar um amanhã melhor. 




Acrescentou que durante demasiado tempo a camada juvenil guineense tem sido vista como uma estrutura pouco experiente e pouco madura para assumir determinadas responsabilidades, mas que chegou a altura de virar essa página,  porque mais de 60 por cento da população guineense é constituída por jovens.

O governador da região de Bafatá, Dundo Sambú, informou na sua intervenção que o momento que o país enfrenta é delicado e requer da camada juvenil guineense uma reflexão séria antes das eleições presidenciais de novembro porque os resultados destas eleições definirão a vida do país. 

Enfatizou que a melhor forma de honrar Amílcar Cabral é transformar Bafatá como grande cidade a nível do país.

Por seu lado, o presidente da Comissão Organizadora da 2ª Convenção Nacional da Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), Akssumi Luís Có, explicou que o encontro servirá de espaço de debate das ideias, visões e estratégias para a concretização dos grandes objetivos preconizados, renovando os compromissos para com o partido (PAIGC), enquanto jovens da maior formação política do país.

Importa salientar que durante os dois dias da convenção os delegados irão debater diferentes temas, nomeadamente: a Governação face a transição geracional, papel da juventude face às autárquicas locais, que vantagens da integração sub-regional, o feminismo de Amílcar Cabral e o desemprego jovem e as suas consequências sociais.

Aguinaldo Ampa | O Democrata | Fotos: A.A. 

Sem comentários:

Mais lidas da semana