segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Portugal | Os médicos e o serviço público


Inês Cardoso* | Jornal de Notícias

O meu médico de família tem sempre tempo e um sorriso para os seus doentes e está disponível para os atender em vários canais fora do horário de trabalho.

Apesar de não ter ligações ao concelho, instalou-se numa pequena vila de quatro mil habitantes e dedica-se a tempo inteiro ao Serviço Nacional de Saúde (SNS). É, a julgar pelo que mostram as estatísticas, um caso cada vez mais raro e que tende a ser pouco seguido pelos jovens médicos.

É num contexto de dificuldades em fixar os especialistas no SNS que o Governo inscreve no seu programa a promessa de criar um regime de permanência no serviço público para todos os que terminem o período de especialização. Não se sabe ainda como, nem por quantos anos. Apenas se fala num "pacto" com os profissionais, o que pressupõe uma negociação e contrapartidas para essa dedicação.

O problema é que não se trata apenas de oferecer mais dinheiro. Não faltam profissionais que se dedicam ao serviço público, mesmo perdendo rendimentos em relação a colegas que fazem carreira no privado. A questão é que os hospitais deixaram de ter condições de trabalho e os médicos sentem-se muitas vezes de mãos atadas pelas limitações na resposta dada aos doentes. Há um problema de recursos humanos, sim, mas profundamente ligado à degradação dos próprios serviços.

A saúde é o exemplo mais gritante das consequências da falta de investimento acumulado nos últimos anos. Primeiro por causa da troika, depois porque o equilíbrio das contas públicas tem vindo a ser feito à custa de cativações e equilibrismos. Não adianta entrar num discurso político que responsabiliza os profissionais pela falta de recursos - seja na saúde ou na educação, onde dificuldades de outra natureza dificultam a fixação estável de professores. Se houver serviços públicos de qualidade e políticas globais que os valorizem, o mais simples será atrair profissionais.

*Diretora-adjunta

Sem comentários:

Mais lidas da semana