sábado, 14 de dezembro de 2019

Portugal | Quando se retiram argumentos a quem eles já faltavam!


Jorge Rocha* | opinião

O fim da suborçamentação do Serviço Nacional de Saúde, mediante o reforço de 800 milhões de euros no próximo ano e a contratação de mais 8400 profissionais, constituiu a boa notícia de ontem, embora se revele ingrata para os que, à custa do setor, porfiam nas críticas ao governo e para quem faz dele um negócio, já que verá prejudicadas as previsões de rentabilidade das suas clínicas e unidades hospitalares.

Será bastante para resolver de vez todos os problemas anunciados nos últimos anos? De modo algum, porque os cortes aplicados pelo governo de Passos Coelho não se sentiram com a expectável gravidade logo a seguir, mas revelaram a virulência no prazo bastante para todas as responsabilidades serem transferidas dos autores da malfeitoria para os que nada tinham tido a ver com ela e a tentaram esforçadamente contrariar. Quem conhece as leis da mecânica ou as da natureza sabe bem como existe um hiato significativo entre a causa, que produz um mal e o momento em que ele mais se agudiza. Daí que este orçamento de 2020 seja o que, verdadeiramente, começará a demonstrar os benefícios das políticas implementadas desde 2016 para recuperar o combalido SNS.

É natural que João Miguel Tavares seja um dos que não goste desta notícia e por isso escolha outra para o persistente exercício de maldizer sobre o governo. Desta feita pega na questão da delação premiada, badalada nos últimos dias como hipótese de alteração da legislação sobre as áreas da Justiça, e faz um desesperado lamento sobre a impossibilidade de se tornar possível entre nós essa prática oficial da bufaria nos tribunais. Nele se verifica mais uma eloquente demonstração da incapacidade do escorpião em iludir a natureza tornando-se diferente do que é. E este Tavares não consegue reprimir as saudades do tempo em que a delação era ameaça persistente para quem incorria no sério risco de se sujeitar às torturas dos pides na Rua António Maria Cardoso. Que cómodo seria pagar a dois tunantes, que afiançassem ter ocorrido uma qualquer vilania por parte de um político socialista para logo receberem crédito de algum Carlos Alexandre e assim, sem outras provas, enfiá-lo na prisão de Évora?

O que Tavares quer ostensivamente ignorar é ter sido durante o período em que António Costa foi ministro da Justiça, que se produziu a única legislação consistente e coerente destinada a combater a corrupção em Portugal. Nenhum outro político - mormente os que ele gostaria de ver novamente no poder - tem tais provas dadas contra algo que, enganadoramente, quer assacar a uma suposta «cultura socialista», mas tem-se mostrado particularmente proveitosa para os Dias Loureiros, os Paulos Portas, e outros que tais, relativamente a quem o mesmo Tavares não se tem mostrado nada obcecado.

Sem comentários:

Mais lidas da semana