segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Portugal/Livre | O espelho invertido de Joacine


Inês Cardoso | Jornal de Notícias | opinião

Joacine Katar Moreira e a novela cheia de gritos em que se converteu o Livre poderiam ser apenas um caso de impreparação política. Ou efeito de lutas de egos e de uma personalidade inflamada e com tiques de arrogância a fazer lembrar ditos de Cavaco Silva que ficaram célebres - este fim de semana ouvimos Joacine afirmar que nada fez de errado "ainda", mas que por ser humana "se calhar" um dia há de errar.

A questão é que cada deputado ocupa um cargo público. Representa os portugueses e assume responsabilidades perante eles. Nessa medida, as declarações de Joacine merecem reflexão pela visão limitada que denotam do cargo. E pela noção tão insistentemente personalizada da representação parlamentar que acaba por assumir uma dimensão quase messiânica.

A deputada não tem dúvidas de que o lugar que ocupa é seu, não do partido. De tal forma que considera ilegítima a possibilidade de renunciar, porque a sua voz é insubstituível. "Elegeram uma mulher que gagueja. (...) Elegeram uma mulher negra." Na sequência desta frase, vem mais uma tirada sobre a subvenção, que apesar do baixo nível é irrelevante para a tese de Joacine. Foi eleita por ser uma mulher negra que gagueja. A sua figura é em si mesma todo um programa.

Apesar dos sinais de abertura para fazer cedências, ficou claro que só um milagre, como referiu um dos dirigentes do Livre, permitirá manter a confiança política em Joacine. No cenário de permanecer como deputada independente, ficará com total liberdade para decidir a sua agenda e acentuar um discurso agressivo que, no limite, explora as desigualdades e feridas sociais como espelho invertido de André Ventura. A escolha é de Joacine, que tem o mandato nas mãos. Mas, se passar a deputada não inscrita, praticamente perde voz no Parlamento. E, nessa medida, fica ainda mais difícil um caminho que, apesar de curto, foi já até agora carregado de pedras.

*Diretora-adjunta

Sem comentários:

Mais lidas da semana