sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Conquista Mundial: A Cruzada Militar Global dos EUA desde 1945

Clique para ampliar
Eric Waddel * | Global Research

Os Estados Unidos atacaram, direta ou indiretamente, cerca de 44 países em todo o mundo desde agosto de 1945, muitos deles muitas vezes. O objetivo declarado dessas intervenções militares tem sido efetuar "mudanças de regime". As capas dos "direitos humanos" e da "democracia" eram invariavelmente evocadas para justificar o que eram atos ilegais e unilaterais.

O objetivo dos Estados Unidos é proteger e reforçar os interesses nacionais, em vez de criar um mundo melhor para toda a humanidade. É uma “grande estratégia imperial” de dimensões globais projetada para garantir acesso ilimitado e desinibido, principalmente a recursos estratégicos, principalmente energia e mercados. Em vez de estabelecer uma presença colonial direta, a estratégia preferida é criar estados satélites, e isso exige intervenções militares constantes e frequentemente repetidas em países ao redor do mundo, independentemente de seu regime político.

Os governos eleitos democraticamente correm tanto risco quanto as ditaduras. Nos últimos anos, a tendência tem sido a de aumentar a interferência direta, pois menos desses países estão preparados para agir como aliados dispostos. De fato, os eventos de 2003 sugerem que o número de aliados americanos incondicionais e poderosos agora é reduzido para três: Grã-Bretanha, Austrália e Israel. A estratégia dos EUA é caracterizada, sempre que possível, pela invasão e pela criação de governos amigáveis ​​(fantoches). A atenção está concentrada, de preferência, em países relativamente pequenos e fracos, com o objetivo de alcançar uma vitória rápida.


Historicamente, esse processo de dominação do mundo pelos EUA tem sido caracterizado por:

(i ) intervenção militar direta com bombas e mísseis nucleares ou convencionais ,
(ii) intervenção militar direta com forças navais ou terrestres ,
(iii) intervenção militar indireta através de operações de comando e
(iv) a ameaça de recorrer a armas nucleares.

De um modo geral, três fases históricas podem ser identificadas:

- 1945-49: A luta soviético-americana pelo domínio europeu, terminando com a estabilização da fronteira entre os dois blocos e a criação da OTAN;

- 1950-1989: a Guerra Fria propriamente dita e, no contexto dela, o surgimento do grupo de nações não alinhadas;

- 1990 em diante: pós-Guerra Fria O primeiro período foi caracterizado por um grau significativo de intervenção militar dos EUA na Europa, o segundo por uma preocupação de confinar o bloco comunista dentro de suas fronteiras e impedir o surgimento de regimes pró-comunistas em outros lugares da Europa. o mundo e o terceiro se concentraram em ganhar o controle sobre as antigas repúblicas soviéticas e no Oriente Médio, rico em petróleo. O Oriente Médio, o Sudeste Asiático e o Caribe / América Central revelam-se Teatros Regionais preocupantes durante o período pós-Segunda Guerra Mundial.

A defesa inegociável e a promoção do “modo de vida americano” por meio de intervenções militares globais se formaram nos meses finais da 2ª Guerra Mundial e tiveram um grande custo para grande parte da população mundial. Embora a Alemanha tenha capitulado em maio de 1945 e a Organização das Nações Unidas tenha sido criada no mês seguinte, os EUA optaram por usar armas nucleares para colocar o Japão em pé.

O lançamento de duas bombas atómicas, respectivamente em Hiroshima e Nagasaki, em agosto daquele ano, resultou em cerca de 150.000 mortes imediatas e dezenas de milhares de feridos. Esse terrorismo nuclear foi rapidamente denunciado pela comunidade científica internacional e nenhuma outra nação recorreu ao uso de tais armas de destruição em massa. No entanto, os EUA brandem regularmente a ameaça de recorrer a eles, enquanto sob Bush eles foram restabelecidos como parte integrante do discurso nacional. Mas a história não termina com armas nucleares, pois os EUA também usaram, ao longo do último meio século, armas químicas e biológicas em sua busca pelo domínio global com, por exemplo, o recurso ao Agente Orange no Vietname e mofo azul, cana-de-açúcar. sujeira, peste suína africana etc. em Cuba.

Nesse contexto, o mapa das intervenções militares dos EUA desde 1945 conta apenas uma parte da história. Embora o alcance global do país seja aparente, a escala de violência militar não é totalmente revelada. Até 1.000.000 de pessoas foram mortas na operação de comando da CIA na Indonésia em 1967, no que foi, segundo o New York Times, “um dos assassinatos em massa mais selvagens da história política moderna”. Outros 100.000 foram mortos na Guatemala, no golpe organizado pela CIA. E o mapa não menciona intervenções militares nas quais os EUA tiveram apoio (por exemplo, Ruanda e Congo nos anos 90) como distintos de um papel de liderança, ou onde armas americanas foram usadas por forças militares nacionais, como em Timor Leste, onde, em pelas mãos dos militares indonésios, eles foram responsáveis ​​pela morte de cerca de 200.000 pessoas a partir de 1967.

Curiosamente, com relação ao comércio internacional de armas, foi o presidente Reagan quem anunciou, em 1981, que "os EUA vêem a transferência de armas convencionais ... como um elemento essencial de sua postura de defesa global e um componente indispensável de sua política externa".

O Império dos EUA não conhece limites. Seu objetivo é a dominação política e militar do mundo. Sob o sistema norte-americano de capitalismo global, a demanda por energia e outros recursos vitais é ilimitada.

O "Roteiro para o Império" dos Estados Unidos não foi formulado pelo governo Bush, como sugerem alguns críticos. De fato, pouco há de “novo” no “Projeto para um Novo Século Americano”. É que a retórica pós-guerra dos direitos humanos e do desenvolvimento social e económico diminuiu, sendo substituída pela principal preocupação com a supremacia global por meio da força militar. O projeto imperial foi delineado logo após a 2ª Guerra Mundial. Fazia parte da “Doutrina Truman” formulada em 1948 por George Kennan, Diretor de Política e Planeamento do Departamento de Estado dos EUA:

“Temos 50% da riqueza do mundo, mas apenas 6,3% da sua população…. Nesta situação, não podemos deixar de ser objeto de inveja e ressentimento. Nossa verdadeira tarefa no próximo período é criar um padrão de relacionamentos que nos permita manter essa posição de disparidade. Deveríamos deixar de falar sobre a elevação dos padrões de vida, direitos humanos e democratização. Não está longe o dia em que teremos que lidar com conceitos de poder direto. Quanto menos formos prejudicados por slogans idealistas, melhor. ”

Postscript 2007

Em certo sentido, pouco mudou desde 2003. O próximo objetivo de intervenção militar já foi claramente identificado. De acordo com as mais recentes estatísticas oficiais de energia do governo dos EUA, é o Irão que ocupa o terceiro lugar entre os países ricos em petróleo do mundo e é o que apresenta o maior aumento nas estimativas comprovadas de reservas de petróleo no período 2005-2006.

Em outro sentido, no entanto, um novo retrato está começando a surgir, onde um país cansado e cada vez mais vulnerável à guerra está se movendo para a criação de uma fortaleza na América do Norte que abraça seu vizinho do norte. Mais uma vez a lógica é clara. O Canadá agora ocupa o segundo lugar, à frente do Irão e do Iraque, mas atrás da Arábia Saudita, em termos de reservas mundiais de petróleo, graças principalmente às areias betuminosas de Alberta. Um governo minoritário em Ottawa, dominado pelos interesses de Albertan, está conscientemente levando o Canadá à energia dos EUA e ao setor militar e estratégico. Ao fazer isso, o país está se unindo às fileiras do Reino Unido e da Austrália como um aliado inflexível dos EUA.

Se o alcance global está se tornando um empreendimento muito caro e perigoso, a fortaleza da América do Norte se torna uma alternativa cada vez mais atraente, principalmente quando o parceiro menor consente e é dócil.

*Eric Waddell é um ilustre autor e professor de Geografia com sede na cidade de Quebec

Anexo: 
MAPA, para ampliar, clique no link abaixo e amplie

A fonte original deste artigo é Eric Waddell

Copyright © Eric Waddell, Eric Waddell, 2020

Nota do Editor de GR
Este artigo, do professor Eric Waddell, foi publicado pela primeira vez há mais de 16 anos pela Global Research em dezembro de 2003, logo após a invasão e ocupação do Iraque pelas forças americanas e britânicas, com um pós-escrito adicionado em 2007. 
O artigo fornece uma perspectiva histórica incisiva sobre a "longa guerra" dos EUA contra a humanidade, que está sendo realizada sob um falso mandato humanitário.
Não tenhamos ilusões quanto à intenção dos EUA e de seus aliados.
Estamos lidando com a conquista mundial sob o disfarce de uma "Guerra Global ao Terrorismo".  -- Michel Chossudovsky, janeiro 2020

Sem comentários:

Mais lidas da semana