sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Explosivos em avião da TAP? O "Alinhado Americano," Santos Silva, desmente


Governo de Maduro acusa TAP de transporte ilegal de explosivos

O Governo venezuelano acusa a TAP de ter violado "padrões internacionais", por ter permitido o transporte de explosivos e por ter ocultado a identidade do líder da oposição, Juan Guaidó, num voo para Caracas.

As autoridades venezuelanas acusam ainda o embaixador português em Caracas, Carlos Sousa Amaro, de interferir nos assuntos internos da Venezuela, ao interceder pelo tio de Juan Guaidó, Juan Marquez, que foi preso na terça-feira, quando aterrou no mesmo voo da TAP, acusado de transportar explosivos.

Segundo o Governo venezuelano, Juan Marquez, que acompanhava o sobrinho Juan Guaidó, transportou "lanternas de bolso táticas" que escondiam "substâncias químicas explosivas no compartimento da bateria".

Assim, as autoridades venezuelanas consideram que a TAP, nesse voo entre Lisboa e Caracas, violou normas de segurança internacionais, permitindo explosivos, e também ocultou a identidade do autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, na lista de passageiros, embora a segurança aeroportuária não seja da responsabilidade das companhias transportadoras.

Questionada pela Lusa, a TAP escusou-se a comentar a alegação.

Juan Marquez é ainda acusado de ter carregado outros explosivos em cápsulas de perfume e um colete à prova de balas, bem como uma 'pen' informática dissimulada nos telecomandos de um veículo, com pretensos "planos de ataque".

Por estas acusações, Marquez foi detido na sede da Direção de Contra-Informações Militares, em Caracas, devendo ser transferido para um tribunal em La Guaira, uma cidade costeira da Venezuela.

As autoridades venezuelanas dizem que o embaixador português em Caracas tentou interceder por Juan Marquez, mas descartou qualquer possibilidade de o libertar.

O Governo acusa mesmo Carlos Sousa Amaro de "interferência abusiva em assuntos internos" da Venezuela.

Juan Guaidó, que regressou no voo da TAP com o tio após um périplo político pelos continentes europeu e americano, já denunciou o "desaparecimento" do seu tio materno, responsabilizando o Presidente eleito, Nicolas Maduro, por "tudo o que acontecer com ele".

Notícias ao Minuto | Lusa


SANTOS SILVA, MNE PORTUGUÊS, ALINHADO COM OS EUA E A UE, DESMENTE 

O MNE português, Santos Silva, também cognominado "O  Alinhado Americano", desmente as afirmações do governo da Venezuela, reportado em artigo que no PG passamos a salientar parcialmente com origem em Notícias ao Minuto sob o título constante a seguir. Contudo, na nossa opinião, por via de algumas observações sobre a postura de Santos Silva e do governo de Portugal relativamente à Venezuela, ao embuste da nomeação de Juan Guaidó pelos EUA e insistentes surtidas da CIA e outras agências norte-americanas, em que o MNE português demonstra estar em sintonia e subserviência aos EUA (assim como a UE) consideramos, no PG, existirem motivos para pôr em causa o desmentido e declarações do governo português na pessoa de Santos Silva sobre o incidente denunciado pela Venezuela relativamente  ao transporte de explosivos e materiais citados, transportados em avião da TAP, alegadamente pondo em risco os passageiros e tripulação do referido voo. A seguir leia o parcial que selecionámos no Notícias ao Minuto. (PG)

Acusação da Venezuela ao Governo português "não faz nenhum sentido" - Santos Silva

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros afirmou hoje que a acusação dirigida pelas autoridades venezuelanas ao Governo português "não faz nenhum sentido" e que Portugal espera "que este pequeno incidente seja rapidamente ultrapassado".

"Por via diplomática, vamos ver se a Venezuela nos dirige algum pedido de esclarecimento. Naturalmente, nenhuma nota verbal que é apresentada às autoridades portuguesas fica sem resposta", acrescentou Augusto Santos Silva, em declarações aos jornalistas, num hotel de Nova Deli, onde se encontra na Índia a acompanhar a visita de Estado do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Notícias ao Minuto | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana