domingo, 9 de fevereiro de 2020

Portugal | Golpes e golpadas rumo à judicialização da política?*


A agenda política que se adivinha por trás do senhor Ventinhas

Jorge Rocha* | opinião

Uma vez mais vem ao de cima a confessada intenção, expressa em Congresso dos próprios - por sinal então patrocinada pelo Grupo Espírito Santo - em como ambicionavam transformar o século XXI naquele em que o poder caberia ao judicial, por entenderem terem sido os anteriores os do primado do legislativo e do executivo.

Como não somos inocentes só podemos constatar que, nos países onde essa ascensão do poder judicial se verificou - na Itália antes de Berlusconi ou no Brasil antes de Bolsonaro - o resultado subsequente fala por si quanto à malignidade da solução.

Temos, então, um sindicato, que se comporta como organização golpista, quando descreve a situação da Justiça como se configurasse um cenário de terror, prenunciador de um apocalítico fim do regime. O que pretende é suscitar uma ilegítima e, sobretudo, inaceitável pressão sobre  Lucília Gago, com um claro apelo à insubordinação. Razão mais do que justificativa para que o sr. Ventinhas seja indiciado judicialmente por atropelo à nossa ordem constitucional. 

É que a Democracia tem de responder firmemente a quem a quer transformar em coisa outra, à medida da agenda de extrema-direita, que se adivinha ser a deste tipo de sinistros paladinos.

jorge rocha  | Ventos SemeadosImagem: António Ventinhas, sindicato do Ministério Público

*Título PG – O subtítulo é o título no original

Sem comentários:

Mais lidas da semana