sábado, 7 de março de 2020

Imparável | Número de casos de coronavírus confirmados em Portugal subiu para 21


A constatação de infetados já confirmados com coronavírus iniciou a fase imparável, já totalizam 21, incluindo escolas. Nem por isso vimos responsáveis do governo e do pelouro da saúde pública a anunciar medidas profiláticas e mais restritivas, que contribuam para o combate ao contágio. Perante tal apatia e/ou irresponsabilidade em não chamar nem tratar os “bois pelos nomes” é de esperar que os infetados atinjam um número exponencial da população em Portugal. 

O governo e a DGS pretendem evitar o pânico mas a conclusão final pode vir a ser muito cruel e propicia ao pânico que ninguém deseja. A solução, que não será a única, depende das medidas restritivas sérias e eficazes, assim como da honestidade e objetividade com que os responsáveis governamentais e da saúde pública falem aos portugueses, esclarecendo-os e explicando~lhes que não vivemos em momentos de convívios mas sim de recato e de isolamento social. Aos portugueses compete o rigor e a disciplina sábiamente aconselhada pelas entidades e orgãos competentes.  Isso, antes que tudo se complique descontroladamente. O que vale mais: a saúde e vida dos portugueses ou a saúde da economia de Portugal? (PG)

Três crianças entre os infetados em Portugal

A diretora-geral de Saúde, na conferência de imprensa ao lado da ministra, revelou que há três crianças infetadas com o novo coronavírus em Portugal. Contudo, Graça Freitas sublinhou que não vão ser dados mais pormenores sobre estes casos para preservar a intimidade e identidade dos doentes.

"Estes doentes estão estáveis, têm uma grande estabilidade clínica. Estamos a retardar ao máximo a disseminação deste vírus para a comunidade", explicou Graça Freitas.

Escola da Amadora não vai fechar

Uma professora da Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos Roque Gameiro, na Amadora, está infetada com o novo coronavírus, mas a ministra da Saúde não tem qualquer indicação sobre o fecho do estabelecimento de ensino.

No entanto, alguns alunos, professores e funcionários continuam em isolamento social.

Escola em Felgueiras e duas universidades fecham em Portugal

Marta Temido revelou também que o surto de coronavírus vai levar ao fecho de uma escola do agrupamento de Idães, em Felgueiras, e duas universidades, a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto e o edifício do departamento de história da Universidade do Minho.

A minista recomendou também o adiamento de eventos sociais.

"Suspensas visitas a hospitais, lares e prisões da região Norte"

Perante os 21 casos de coronavírus confirmados em Portugal este sábado, a ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou novas medidas para evitar a propagação do vírus. As principais são a suspensão de visitas a vários locais públicos na região Norte do país.

"Estão temporariamente suspensas as visitas a hospitais, lares e estabelecimentos prisionais da região Norte", anunciou Marta Temido em conferência de imprensa.

Hospital de São João no Porto avança com hospital de campanha

A Infraestrutura vai ser instalada "durante a noite deste sábado".

O Centro Hospitalar de São João, no Porto, anunciou, este sábado, a instalação de um hospital de campanha "para responder em exclusividade ao Covid-19", doença causada pelo novo coronavírus, sem adiantar quando entrará em funcionamento e a capacidade do mesmo.

A decisão de avançar com um hospital de campanha, que será instalado "durante a noite de hoje", foi tomada pelo Hospital de São João, uma vez que faz parte do plano de contingência da unidade hospitalar, disse à Lusa fonte oficial da instituição, indicando que "tem a ver com a evolução" do surto epidémico pelo novo coronavírus.

Com TSF

Sem comentários:

Mais lidas da semana