terça-feira, 21 de abril de 2020

Covid-19: Infetados em Angola sobe para 24. Mais de 210 infetados nos PALOP


A ministra da Saúde Sílvia Lutucuta anunciou, este sábado (18.04), a existência de cinco novos casos de infeção por coronavírus em Angola, elevando para 24 o número total, depois de nove dias sem registar novos doentes.

A informação foi divulgada numa conferência de imprensa em que foi feito o balanço diário relativo à pandemia de Covid-19 em Angola.

Os casos são relativos a cidadãos com idades entre 18 e 35 anos, dos quais quatro do sexo masculino e um de sexo feminino.

Entre os 24 casos identificados contam-se dois óbitos, seis recuperados e 16 ativos, encontrando-se 446 pessoas em quarentena institucional.

A ministra da Saúde indiciou que os novos casos são relativos a cidadãos angolanos que regressaram "num humanitário", proveniente de Portugal.

"Recebemos cidadãos angolanos num voo que chegou no dia 21" de março, tendo saído de Portugal no dia 20, adiantou Sílvia Lutucuta, sublinhando que os passageiros estiveram em quarentena institucional, distribuídos pelos centros Calumbo I e II e pelos hotéis Victoria Garden e Infotur.

Os casos mais recentes terão estado em contato com dois doentes identificados no dia 2 de abril, no hotel Infotur no Kilamba, onde um grupo de jovens não terá cumprido as normas de quarentena.

"Tivemos um grupo de jovens no Infotur do Kilamba, que, apesar das melhores condições de quarentena institucional e informados sobre as regras de isolamento, muitos não cumpriram as normas, apesar de todas as boas condições que foram oferecidas", destacou a governante, salientando que "foi uma quarentena desafiante" em relação a estes jovens.

"Ficámos numa situação ambígua, não podemos considerar se são casos de transmissão local ou importados porque a circunstância é que vieram no dia 21, alguns não cumpriram com as regras, quebraram as barreiras, conviveram uns com os outros e houve transmissão da Covid-19", detalhou Sílvia Lutucuta.

Números  da Covid-19 em África e nos PALOP

O número de mortes provocadas pela Covid-19 em África ultrapassou as 1.000, com quase 20 mil casos registados em 52 países, revela a última atualização dos dados da pandemia naquele continente.

Entre os países africanos lusófonos, Cabo Verde lidera em número de infeções, com 61 casos e uma morte.

A Guiné-Bissau contabiliza 50 pessoas infetadas pelo novo coronavírus e Moçambique tem 35 casos declarados da doença.

São Tomé e Príncipe, o último país africano de língua portuguesa a detetar a doença no seu território, teve quatro casos confirmados que agora foram testados negativos.

Na Guiné Equatorial, que integra a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), estão confirmados 51 casos positivos de infeção.

Deutsche Welle | Agência Lusa, cvt

Sem comentários:

Mais lidas da semana