quinta-feira, 16 de abril de 2020

Portugal | A URGÊNCIA DO POSSÍVEL


Pedro Ivo Carvalho *| Jornal de Notícias | opinião

Isolamento, confinamento, tolhimento. Apagamento, sofrimento, asfixiamento. Orçamento, rendimento, empobrecimento. E, no final, uma inevitabilidade que não chega: renascimento.

Se pudéssemos traduzir a gestão da pandemia numa fórmula esquizofrénica, seria mais ou menos assim: preservar-vidas-mais-cuidados-de-saúde-menos-paralisação-económica-é-igual-a-ninguém sabe. A forma honesta, porém confrangedora, com que o ministro das Finanças assume ter dúvidas sobre tudo e certezas sobre quase nada no respeitante à saúde das contas públicas e resiliência da economia atesta bem da perenidade de qualquer projeção. E da debilidade das respostas a uma realidade escorregadia. Espera-nos a mais dura recessão de que há memória, agravada pela circunstância de sermos um país periférico onde a taxa de poupança é baixíssima. É como acordar de um pesadelo sem sair do pesadelo.

Urge, porquanto, que a reflexão coletiva evolua no sentido de obtermos um horizonte económico. O possível, pelo menos. O risco é conhecido: salvar empregos e empresas implica baixarmos a guarda. E não é certo, até pelas experiências contraditórias que nos chegam de nações mais zelosas (vide o caso de Singapura, obrigada a recuar para impor um "lockdown" que não achara necessário), que os ganhos sejam maiores do que as perdas. Para António Costa, ainda não chegou o momento de darmos esse passo inevitável. O vírus é temperamental. E a vacina só estará garantida, num cenário ideal, daqui a um ano. Até lá, continuaremos a tremer no trapézio. Veremos o que fará aos países da Europa do Norte o alívio das restrições que agora promovem. Serão a nossa bitola.

O novo normal económico virá devagar, mesmo que precisemos que seja urgente. Porque as empresas não aguentam um coma de meses. Parar foi viver. Parar muito tempo será morrer. Ainda assim, não há fórmulas milagrosas para curar esta ferida. Apenas a certeza de que, quando houver condições, teremos de ser tão disciplinados a libertar-nos deste colete de forças como fomos quando nos amarraram os braços.

* Diretor-adjunto

Sem comentários:

Mais lidas da semana