domingo, 10 de maio de 2020

PIRATARIA E CHOQUE SOBRE O MERIDIANO DE CARACAS


  
Um ano depois duma tentativa de golpe de estado que foi apenas um dos episódios inscritos num estendal de incessantes manipulações e ingerências multiformes que se sucedem de há praticamente duas décadas a esta parte, num momento em que a pandemia do Novo Coronavírus toma conta das preocupações globais, o império da hegemonia unipolar ávido das riquezas da Venezuela Bolivariana volta ao choque com novos ingredientes e roupagens, conformando uma ágil espada psicadélica de pirata das Caraíbas, incidindo sobre o meridiano de Caracas a partir do mar e tendo como alvo a cabeça do próprio estado bolivariano!

O que foi publicado a 29 de Abril nas páginas da Frente Anti Imperialista Internacionalista e no dia seguinte no Página Global Blogspot sob o título de “Boqueio e pirataria em pleno século XX”, tem agora eco nos acontecimentos que eclodiram nesta madrugada sobre as praias de Vargas, em Macuto, uma pequena localidade a leste do porto de La Guaira!... (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/bloqueio-e-pirataria-em-pleno-seculo-xxi.html).

Os acontecimentos desenrolaram-se precisamente na área onde um grupo das caravanas de solidárias entidades de todo o mundo que acorreram a Caracas a 5 de Março de 2018, teve a oportunidade de evocar o Comandante Hugo Chávez, a mesma área que há 20 anos havia sofrido o desastre do dilúvio de Vargas que pôs à prova a decisiva aliança cívico-militar matriz do socialismo do século XXI na Venezuela!

Apesar do choque, conforme escrevi a 14 de Março de 2018, “Caracas jamais será como Santiago”!... (http://paginaglobal.blogspot.pt/2018/03/caracas-jamais-sera-como-santiago.html).



01- O aumento da pressão da pirataria dos Estados Unidos e seus vassalos a partir do mar do Caribe em relação à Venezuela, recai precisamente sobre o meridiano de Caracas, a capital da Venezuela:

. Primeiro foi o incidente em que afundou o AB Naiguatá (GC-23) na madrugada de 29 para 30 de Março de 2020, muito próximo do arquipélago Ls Roques; (https://paginaglobal.blogspot.com/2020/04/bloqueio-e-pirataria-em-pleno-seculo-xxi.htmlhttps://frenteantiimperialista.org/blog/2020/04/29/7478/https://actualidad.rt.com/actualidad/352130-capturan-expolicias-desertores-implicados-intento).

. Agora, a 3 de Maio de 2020, foi a tentativa de desembarque de unidades especiais em Macuto, na costa de Vargas e a poucas milhas a sul do 1º incidente, com o rescaldo de 8 invasores mortos e 2 detidos. (http://www.hispantv.com/noticias/venezuela/465143/colombia-tension-caracashttp://ciudadccs.info/2020/05/04/mp-presento-ante-el-tsj-a-implicados-en-la-operacion-gedeon/https://www.bbc.com/news/world-latin-america-52543033).

. Mais grupos de desembarque, na sequência de outras detenções anteriores, estão a ser detectados e neutralizados nas costas íngremes dos Estados de Carabobo, Arágua e Vargas (La Guaira), na região onde os Andes do Nordeste se encontram com a costa do Caribe, agora já com o decurso da Operação Escudo Bolivariano 2020. (http://www.hispantv.com/noticias/venezuela/465234/ejercicio-incursion-maritima-eeuu;  https://actualidad.rt.com/actualidad/352108-venezuela-captura-gustavo-adolgo-hernandez-incursion).

. Na aldeia piscatória de Chuao, no Estado de Arágua, que só tem acesso pelo mar, os afro-venezuelanos fizeram a diferença e, detectada a embarcação intrusa cujos ocupantes procuravam passar despercebidos procurando a oportunidade para agir (é uma costa de alcantilados e pequenas enseadas rochosas), deram o alerta que possibilitou às Forças Armadas Nacionais Bolivarianas acorrerem e neutralizarem a embarcação e os 8 invasores armados, entre os quais 2 mercenários estado-unidenses ligados à “SilverCorp SA” e à segurança pessoal de Donald Trump! (http://ciudadccs.info/2020/05/04/dos-de-los-capturados-en-aragua-vinculados-a-seguridad-de-donald-trump/;  https://www.news1.news/n1/2020/05/in-venezuela-two-americans-were-arrested-accused-of-being-involved-in-a-coup-attempt-against-maduro.htmlhttp://www.correodelorinoco.gob.ve/pueblo-de-chuao-que-sometio-al-grupo-de-mercenarios-envio-un-saludo-al-presidente-maduro/).

. Em Puerto Cruz, poucas milhas a leste de Chuao, outros 2 mercenários foram capturados no dia 5 de Maio… (http://www.correodelorinoco.gob.ve/detenidos-en-puerto-cruz-dos-mercenarios-mas-involucrados-en-intento-de-golpe-de-estado/).

. A 6 de Maio, por alturas do fecho desta intervenção, outro mais se entregou, desta feita em Cepe, também a leste de Chuao… (https://actualidad.rt.com/actualidad/352296-participante-incursion-venezuela-relata-papel-video?utm_source=browser&utm_medium=push_notifications&utm_campaign=push_notifications).

… Prevê-se a detecção de mais invasores ainda em fuga, os “operacionais” da “Operação Gedeón”, nome escolhido pelas forças mercenárias e traidoras em desembarque, para rótulo de sua manobra nas costas venezuelanas próximas da capital: (http://ciudadccs.info/2020/05/04/capturados-ocho-presuntos-mercenarios-en-las-costas-de-aragua/https://twitter.com/camilateleSUR/status/1257505583911108610http://www.correodelorinoco.gob.ve/cabello-insta-a-mercenarios-que-andan-huyendo-a-entregarse/).

«Urgente, las UBCh, los jefes de calle, los jefes de comunidades, pueblo organizado, militantes, la milicia, alerta, alerta máximo; las hermanas y hermanos del estado Aragua, Carabobo, La Guaira, toda la zona montañosa la zona costera, los incursores traidores a la patria quieren desembarcar por esa zona; necesitamos información urgente; ya un grupo de Chuao nos dio una información valiosa que se ha convertido en una gran victoria popular, necesitamos información urgente de toda la zona, cualquier individuo que se mueva, gente rara en la zona informen por favor de manera urgente»…

Desde a tentativa de golpe com recurso a armas de 2018, estão detidas 114 pessoas, na sequência de operações sucessivas que continuam seu curso; isso dá a dimensão da subversão armada a coberto duma oposição que é um artifício do império da hegemonia unipolar e de seus dilectos vassalos. (http://ciudadccs.info/2020/05/04/fiscal-general-detenidas-114-personas-implicadas-en-actos-terroristas-para-derrocar-al-presidente-maduro/).

O figurino estabelecido e em andamento, inscreve-se na tipologia de operações contra o tráfico de drogas, que move pequenas unidades de forças especiais, de contra insurgência e de contra inteligência, que como um enxame vão proliferando em toda a região, o que permite a ligação a parceiros preferenciais já testados em conexões e ligações anteriores, sabendo-se que o combate à droga é já um estafado pretexto para, com esse rótulo, se agir noutras direcções indexadas às tão sujas quão bárbaras políticas de Trump e seus vassalos (os países que reconheceram o governo de Guaidó)!... (http://www.hispantv.com/noticias/venezuela/465246/detencion-mercenarios-incursion-colombiahttps://www.dn.pt/mundo/venezuela-os-paises-que-reconheceram-guaido-10479513.htmlhttps://www.nytimes.com/2020/05/03/world/americas/venezuela-coup.html?action=click&module=RelatedLinks&pgtype=Article).

Percebe-se a vassalagem europeia, sempre hipócrita, sempre cínica, sempre inveterada vassala e sempre NATO!... (https://www.dw.com/pt-br/europeus-isolam-maduro-ainda-mais/a-47358023).


02- Neste momento os Estados Unidos e o Reino Unido estão sincronizadamente em manobras navais no Mar de Barents (Árctico), procurando reter de certo modo a poderosa Frota do Norte da Rússia, que costuma despregar seus navios até ao Mar do Caribe, coordenando com as Frotas do Báltico e do Mar Negro. (https://br.sputniknews.com/defesa/2020050415534784-marinha-dos-eua-realiza-exercicios-navais-conjuntos-com-reino-unido-no-artico-fotos/https://br.sputniknews.com/defesa/2020050415535091-frota-do-norte-da-russia-monitora-acoes-de-navios-da-otan-perto-de-suas-fronteiras/).

Os Estados Unidos pretendem manter longe as eventuais capacidades que podem socorrer a Venezuela perante a “asfixia” e inventam outras “justificações” a fim de mascararem seus propósitos que continuam a corresponder a expansão e hegemonia. (https://mundo.sputniknews.com/defensa/202005051091321503-el-pentagono-explica-para-que-envio-sus-buques-a-las-costas-del-norte-ruso/).

O frenesim da administração Trump está todavia a abrir brechas, colocando-se cada vez mais a nu, por causa dos imensos contraditórios internos que encerra!... (https://expresso.pt/internacional/2020-05-05-Venezuela.-Detidos-norte-americanos-ligados-a-seguranca-do-Presidente-dos-EUA).

Não podendo fazer muito no continente europeu e no Médio Oriente Alargado por causa da pandemia, os Estados Unidos e o Reino Unido fazem-no no mar a longa distância, ainda que com dispositivos de volume médio (o uso dos porta-aviões é arriscado por causa da pandemia), para a curta distância actuarem com mercenários, tirando partido da manobra do US South Command e da DEA, conjuntamente com a US Coast Guard e a empresa mercenária “SilverCorp SA”, sedeada, não podia deixar de ser, na Florida… (https://mundo.sputniknews.com/politica/202005041091312231-el-embajador-de-rusia-en-venezuela-habla-sobre-el-origen-de-los-militantes-neutralizados/https://www.silvercorpusa.com/https://www.silvercorpusa.com/experiences-1https://www.nytimes.com/2020/05/05/world/americas/venezuela-invasion-americans-captured.html).


Enquanto isso na Síria há indícios da tensão recomeçar a aumentar, podendo estar em curso um novo ciclo de confrontações em Idlib e a norte do Eufrates; unidades russas interceptaram unidades dos Estados Unidos impedindo acessos a estradas em disputa… (https://www.fort-russ.com/2020/05/major-russian-forces-block-us-convoy-in-northeast-syria/?utm_medium=ppc&utm_source=wp&utm_campaign=push&utm_content=new-article).


03- Se interligarmos os acontecimentos aos fenómenos da crise global, de natureza económica, financeira e pandémica, os indícios de que as tensões vão ser maiores têm bastantes evidências, pelo que o choque sobre o meridiano de Caracas promete ter novos episódios.

Um exemplo disso são os BRICS, com o “distanciamento” do Brasil no seu labirinto, que passou a ser parte integrante do labirinto do império da hegemonia unipolar!… (http://infobrics.org/news/politicalcooperation/).

A própria Venezuela Bolivariana está a preparar-se para esse crescendo de tensões e deu início a uma 2ª fase de Exercícios Militares, num momento em que os seus Serviços de Inteligência (SEBIN) dão boas provas conforme o desmantelamento da força de desembarque e sua célula de recepção no Estado de Vargas, a leste de La Guaira, ou na aldeia de pescadores em Chuao, no Estado de Arágua. (http://ciudadccs.info/2020/05/05/jorge-rodriguez-explica-desarticulacion-de-plan-terrorista/https://twitter.com/camilateleSUR/status/1257505583911108610https://www.prensalatina.com.br/index.php?o=rn&id=29246&SEO=exercicios-militares-comecam-no-escudo-bolivariano-da-venezuela-2020https://www.telesurtv.net/news/venezuela-ejercicios-militares-escudo-bolivariano-ii-20200309-0005.html).

Na manobra político-diplomática quer a Colômbia, quer o Brasil, países que confinam com a Venezuela, cortaram relações e estão a encaixar seus jogos operativos no plano de “asfixia”, antecâmara das acções de vulto que estão pendentes e à mercê da administração de Trump, ele próprio apostado na sua reeleição e por isso a precisar de fabricar um episódio condensador da opinião pública a seu favor… (https://www.telesurtv.net/news/venezuela-alianza-eeuu-brasil-colombia-nuevas-amenazas--20200309-0026.htmlhttps://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/24/politica/1551032812_614734.html).

Perante os acontecimentos, a arrogância de Donald Trump esvaiu-se em cinismo!... De facto assinale-se que ele neste caso até tem razão: a montanha pariu um rato!... (https://actualidad.rt.com/actualidad/352186-trump-intento-incursion-fallecido-venezuela).


04- A crise de depreciação do petróleo encaixa como uma luva nos contenciosos de ingerência e manipulação do império da hegemonia unipolar onde quer que seja mas sobretudo sobre a Venezuela, permitindo agora a pendência da espada sobre o meridiano de Caracas quando o programa da “asfixia” utilizou praticamente todas as suas armas, também por via da manobra da Colômbia e do Brasil.

O império não consegue avaliar de forma satisfatória as capacidades bolivarianas além-fronteiras, apesar das pressões sobre as Organizações progressistas da América Latina (ALBA, UNASUR, CARICOM e outras), pela natureza do próprio movimento que influencia a evolução da situação na América e na região do Caribe, sobretudo nos países de expressão castelhana (o velho Tratado de Tordesilhas tem reflexos neste tipo de conjunturas). (http://ciudadccs.info/2020/04/30/perfil-la-muy-izquierdista-historia-del-alba-tcp/).

Nesse sentido o movimento bolivariano contrapõe-se ao expansionismo anglo-saxónico que nunca foi abandonado e se manifesta na América com ciclos de grande intensidade, como acontece agora e por isso esse movimento é de intrínseca natureza anti-imperialista. (https://www.hispantv.com/noticias/venezuela/465184/maduro-incursion-colombia-eeuu).

Para o império essa é uma ameaça maior que procura erradicar à sua maneira, quando é um amplo processo de natureza dialética e, por isso, não se podendo erradicar utilizando conceitos estruturalistas ao nível por exemplo da contrainsurgência em curso, por que fazer a guerra em larga escala trará consequências contraproducentes para a política imperial em toda a América Latina. (https://venezuelanalysis.com/news/14861).

Assim sendo, o conflito do império contra a Venezuela Bolivariana é uma das peças da IIIª Guerra Mundial e daí as linhas de força do Pentágono estarem interligadas com as acções no Atlântico e no Pacífico, assim como no Médio Oriente, Europa do Leste e Sudeste Asiático, (instrumentalizando a NATO e “parceiros” regionais e locais), mas possui condicionantes que levam à bitola presente, que não vai ser possível ultrapassar para uma bitola maior ao nível duma guerra declarada em grande escala.

Não podendo esticar mais o cordão de forças que estão também em risco por causa da pandemia, o império pode multiplicar os golpes por via do choque sobre o meridiano de Caracas, pois o poder das oligarquias afins está instalado em torno da Venezuela, o que permite enredos de interligação militar conforme às capacidades do DEA, um instrumento conhecedor da situação na região, aparentemente vocacionado para o combate ao tráfico de drogas, o que não passa dum pretexto e por fim os mercenários da “SilverCorp SA”!... (https://www.state.gov/telephonic-press-briefing-with-admiral-craig-faller-commander-u-s-southern-command/https://www.theamericanconservative.com/articles/how-did-a-bronze-star-green-beret-end-up-behind-venezuelan-bay-of-pigs/).


Constate-se o que diz agora (e não antes) o Almirante Craig Faller, Comandante do US South Command, em relação à Venezuela:

“I’d like to just talk about this enhanced counternarcotic operation in the context of Venezuela.  Maduro and his cronies have been indicted as drug traffickers, and they profit enormously from illicit trade – a 50 percent increase in the illicit drug trafficking into and out of Venezuela in recent years.

That makes the narcotraffickers who work in and out of Venezuela a target for our disruption, dismantlement, and defeat operations like any other transnational criminal organization.  There are no transnational criminal organizations that are exempt.  But this operation is not specifically geared towards Maduro.  It is geared towards the destabilizing effects of transnational criminal organizations.

The goal of this operation is to enhance security to save lives, not militarize the Caribbean or the Pacific and destabilize it.  In fact, the United States Department of State has redoubled its diplomatic efforts under the framework for democratic transition.  And the United States maintains and is fundamentally focused on the diplomatic transition to a legitimate democracy in Venezuela by using diplomatic and economic pressure.  And the United States Southern Command has full support as part of the Department of Defense’s State Department efforts”.

Essa manobra utilizando a DEA deu frutos na Colômbia, por que a direcção das FARC, antes das conversações de paz, esteve sendo indiciada como mentora de tráfico de droga, o que deu oportunidade da cobertura da DEA para a realização dos golpes que as FARC então sofreram. (https://www.brasildefato.com.br/2020/05/04/o-que-esta-por-tras-do-grupo-paramilitar-que-tentou-invadir-a-venezuelahttps://www.pagina12.com.ar/diario/elmundo/4-239921-2014-02-16.html).

“A pirataria e o choque sobre o meridiano de Caracas”, é já um programa do US South Command e os acontecimentos deste Maio, são testemunho da barbaridade de seus terroristas, que nada, radicalmente nada, têm a ver com democracia! (https://www.southcom.mil/EnhancedCounterNarcoticsOps/).

Martinho Júnior -- Luanda, 6 de Maio de 2020

Comunicação do Presidente Nicolas Maduro – https://twitter.com/NicolasMaduro/status/1257475381810081792

Imagens:
01- Fora das vistas da Venezuela (costa do Pacífico próximo do Pananá), o US South Command promove este tipo de exercícios, propícios ao desembarque de unidades especiais (estas unidades navais podem fazer desembarcar pequenas naves com unidades especiais) –  https://www.southcom.mil/MEDIA/IMAGERY/igphoto/2002290255/;
02- Mapa das operações em curso, adstritas ao US South Command – https://www.southcom.mil/;
04- Qualquer tipo de embarcação que sirva para os traficantes realizarem os seus actos de transporte de droga no mar do Caribe, pode servir para infiltração de unidades especiais na Venezuela –  https://www.southcom.mil/EnhancedCounterNarcoticsOps/;
05- Material apreendido em Macuto, Estado de Vargas, a 3 de Maio de 2020 – https://www.hispantv.com/noticias/fotos/465172/venezuela-incursion-colombia-eeuu;
06- “Este lunes fueron capturados en las costas del estado Aragua ocho personas, presuntamente mercenarios, quienes pretendían incursionar en actividades subversivas en el país.
La comunidad de la población de Chuao logró aprehender a los irregulares y posteriormente los entregó a funcionarios la Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB), específicamente el Comando de la Aviación Naval con los Medios Aéreos de Ala Rotatoria, junto con las embarcaciones de Guardacostas y el Patrullaje Terrestre de la Infantería de Marina”… – http://ciudadccs.info/2020/05/04/capturados-ocho-presuntos-mercenarios-en-las-costas-de-aragua/

Sem comentários:

Mais lidas da semana