quarta-feira, 27 de maio de 2020

Portugal | Salvar a TAP de si própria


Pedro Ivo Carvalho | Jornal de Notícias | opinião

A estratégia da TAP para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro é a equivalente à de uma organização humanitária falida que quer continuar a aparecer na capa das revistas como boa samaritana: distribui umas migalhas aos indígenas para não ser acusada de os condenar à fome.

Como método, é uma nódoa, como tentativa de fuga, é embaraçoso. Sobretudo porque os indígenas habitam na Região Norte, logo aquela que, nos últimos anos, mais tem contribuído para a produtividade do país.

Esqueçam as capelas partidárias, as bandeiras ideológicas e os regionalismos bacocos. Ao esvaziar o segundo aeroporto nacional (o qual, recorde-se, serve uma área geográfica e económica que se espraia do Alto Minho a Aveiro), a TAP assume a condição de companhia sectária, desligada dos interesses coletivos e, ironia suprema, a milhas da lógica de serviço público que tem sido invocada como razão cimeira para a salvarmos da bancarrota com os nossos impostos. Se é para isto, mais vale deixarmos o cheque de mil milhões de euros em terra. Não faltam destinos para lhe dar.

Por isso, bem pode o primeiro-ministro lançar avisos sonoros para nos descansar, e bem pode o ministro dos Transportes fazer voz grossa aos acionistas privados que agora quer disciplinar. O resultado está à vista: nem que seja por omissão, o desprezo a que a TAP votou o Norte teve o beneplácito do Governo da República. Eles querem mandar, mas não mandam nada. Ou então é pior: são coniventes com este voo rasante de uma empresa que precisa de ser salva de si própria.

Rui Moreira tocou na ferida: a condição híbrida da TAP (é privada, mas também é pública e, no final, não é coisa nenhuma) tem propiciado um histórico desenhado à base de prejuízos e, no caso concreto do Porto, degenerou num absurdo sob a forma de três voos semanais. A TAP justifica a palidez expansionista com a falta de mercado no Sá Carneiro, mas parece ignorar que esse mesmo mercado vai ser ocupado por companhias aéreas internacionais que não têm obrigações de serviço público. Falácia, portanto. Depois, e mais grave, esta decisão não pode ser desligada do atual contexto do país: castigar a região que mais produz e mais exporta, a região motor da economia, era, em circunstâncias normais, incompreensível. Fazê-lo num cenário de enorme debilidade estrutural e de retoma pós-pandemia, é simplesmente irresponsável e vergonhoso. É para isto que queremos salvar a TAP?

*Diretor-adjunto

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