quarta-feira, 3 de junho de 2020

China | Xi enfatiza forte sistema de saúde pública para proteger a saúde do povo


Pequim, 2 jun (Xinhua) -- O presidente Xi Jinping pediu nesta terça-feira esforços para desenvolver um forte sistema de saúde pública para salvaguardar a saúde do povo.

Xi, também secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações ao presidir um simpósio com a presença de especialistas e estudiosos.

Observando que a segurança do povo é o alicerce da segurança nacional, Xi pediu prontidão para os piores cenários, uma maior consciência dos perigos potenciais e esforços constantes para evitar os grandes riscos na assistência à saúde.

"Somente desenvolvendo um forte sistema de saúde pública, melhorando os mecanismos de alerta e resposta precoces, aumentando de forma abrangente a capacidade de prevenção, controle e tratamento, tecendo uma rede rigorosa de prevenção e controle e consolidando o muro da quarentena, podemos fornecer uma forte garantia para salvaguardar a saúde do povo", disse Xi.


O primeiro-ministro Li Keqiang e Wang Huning, membro do Secretariado do Comité Central do PCC, ambos membros do Comité Permanente do Bureau Político do Comité Central do PCC, participaram no simpósio.

Especialistas e estudiosos, incluindo académicos da Academia Chinesa de Engenharia, como Zhong Nanshan, professor em sistema respiratório da Universidade Médica de Guangzhou, e Zhang Boli, chefe da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Tianjin, palestraram e apresentaram sugestões no simpósio.

Xi trocou opiniões com os especialistas e estudiosos que falaram no simpósio.

Ao pronunciar um discurso de grande importância, Xi observou que o Comité Central do PCC, diante da inesperada epidemia da COVID-19, levou em conta a situação geral, tomou decisões resolutas e insistiu em colocar a vida e a saúde da população em primeiro lugar.

Graças aos esforços conjuntos e integrais do povo chinês, bem como às medidas mais rigorosas, abrangentes e completas para a prevenção e controle epidémicos, a China fez grandes conquistas estratégicas na batalha contra a COVID-19, disse Xi.

Em nome do Comité Central do PCC, Xi expressou gratidão aos especialistas e estudiosos por suas importantes contribuições para a contenção epidémica.

O sistema de prevenção e controle de doenças serve como uma importante garantia para proteger a saúde das pessoas e a segurança de saúde pública, bem como para manter a estabilidade económica e social, observou.

Xi exigiu esforços para tornar as medidas de prevenção de doenças mais calibradas e eficazes, pedindo uma maior reforma na simplificação de sistemas e mecanismos, no esclarecimento das funções e no aperfeiçoamento da competência profissional.

Xi ressaltou a necessidade premente de aumentar a capacidade de monitoramento e alerta epidémico em estágio inicial para melhorar o sistema de saúde pública, incluindo esforços para um melhor sistema de monitoramento para epidemias e emergências de saúde pública, e um melhor mecanismo de monitoramento para doenças de causas desconhecidas e incidentes de saúde anormais.

Os comités do Partido e governos de todos os níveis foram solicitados a colocar em prática os mecanismos de trabalho em saúde pública para o estudo e implantação regulares de prevenção e contenção epidémicas.

Seguindo o princípio de que nada importa mais do que a vida das pessoas, a China mobilizou recursos sem precedentes em todo o país para tratar e resgatar os pacientes com COVID-19 em grande escala, disse Xi.

"De recém-nascidos a centenários, nunca deixamos de fora nenhuma pessoa infectada e nunca desistimos de nenhum paciente. Garantimos que ninguém se preocupe com as despesas de tratamento", apontou Xi.

Xi insistiu em aproveitar as experiências acumuladas na luta contra a COVID-19 e fazer inovações na realização de campanhas de saúde pública, enfatizando a transformação do saneamento ambiental para uma gestão abrangente da saúde em toda a sociedade.

Os comités do Partido e governos em todos os níveis devem colocar o trabalho de saúde pública em sua lista de prioridades e explorar formas mais eficazes de mobilização, disse Xi.
Observando que a combinação da medicina tradicional chinesa (MTC) e medicina ocidental é uma das principais características da resposta chinesa à COVID-19, Xi instou a melhorar a capacidade de resposta de emergência e tratamento dos hospitais de MTC e a fortalecer a formação de profissionais de MTC para criar uma equipe nacional de MTC de alto calibre para prevenção e tratamento epidémicos.

Xi ressaltou a necessidade de avançar na revisão de leis, incluindo a Lei de Prevenção e Controle de Doenças Infecciosas, para melhorar as medidas de resposta contra as principais doenças infecciosas emergentes e surtos repentinos.

Afirmando que a ciência e a tecnologia são armas afiadas na batalha da humanidade contra doenças, Xi disse que a humanidade não pode derrotar um grande desastre ou epidemia sem o desenvolvimento científico e a inovação tecnológica.

Ele pediu o aumento dos cinhecimentos científicos e tecnológicos no setor da saúde e a atração de mais talentos para pesquisa científica.

Desde o surto epidémico, a China vem defendendo a visão de construir uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade e trabalhando em estreita colaboração com a Organização Mundial da Saúde e os países relacionados, disse Xi.

Ele acrescentou que a China também compartilhou ativamente as informações sobre a epidemia e o vírus, bem como experiência e medidas de contenção, com a comunidade internacional. Forneceu suporte material e técnico a mais de 100 países e organizações internacionais da melhor maneira possível, disse ele.

Xi acrescentou que a China continuará a cumprir suas obrigações internacionais, desempenhar plenamente seu papel como o maior fornecedor mundial de materiais antiepidémicos e trabalhar em conjunto para construir uma comunidade de saúde para todos.

Xinhua | Imagem: Xinhua / Yao Dawei

Sem comentários:

Mais lidas da semana