quarta-feira, 3 de junho de 2020

China opõe-se à opressão política e sanções que os EUA fazem sobre Cuba


Opressão sob falso pretexto de antiterrorismo

Pequim, 3 jun (Xinhua) -- A China opõe-se à opressão política e às sanções económicas impostas pelos Estados Unidos em Cuba sob o pretexto de antiterrorismo, disse na terça-feira o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian.

Zhao fez as observações numa conferência de imprensa em resposta a uma pergunta sobre Cuba, que foi incluída em 13 de maio numa lista do Departamento de Estado dos EUA sobre países que supostamente não estão cooperando totalmente com os esforços dos EUA contra o terrorismo, o que foi rejeitado pelo Ministério das Relações Exteriores de Cuba.

"O terrorismo é o inimigo comum da humanidade. A China sustenta que a comunidade internacional deve trabalhar em conjunto para combater o terrorismo", afirmou Zhao.

"Dito isso, opomo-nos ao uso do antiterrorismo do lado dos EUA como pretexto para impor opressão política e sanções económicas a Cuba", disse ele, acrescentando que os Estados Unidos e Cuba, como vizinhos próximos, devem tratar-se com amizade e continuar a desenvolver relações normais Estado a Estado baseadas na igualdade e no respeito mútuo.

"Isso serve aos interesses dos dois países e ajudará a promover a paz e a estabilidade na América Latina", afirmou Zhao.

Xinhua | Imagem: © AP Photo / Alex Castro, File (imagem em Sputnik 2016)

Sem comentários:

Mais lidas da semana