terça-feira, 21 de julho de 2020

CIMEIRA LONGA EM EXPRESSO CURTO


Bom dia, este é o seu Expresso Curto

A cimeira interminável

João Silvestre | Expresso

Bom dia,

Não tenho as cronometragens dos Conselhos Europeus mas, sabemos já, que este entrou diretamente para o segundo lugar dos mais longos de sempre. Só perdeu para Nice, em 2000, onde foi acordado o tratado com o mesmo nome. Agora não havia mudança nos tratados para negociar, mas havia muito dinheiro para distribuir. E, quando isso acontece, a Europa comove-se sempre bastante. Neste caso, além do pacote financeiro plurianual que há meses aguardava um acordo, era preciso ainda acertar o fundo de recuperação que vai distribuir dinheiro a fundo perdido e vai poder financiar-se no mercado.

acordo chegou às 5:31 em Bruxelas (menos uma hora em Lisboa) depois de quase cinco dias de negociações que pareciam quase intermináveis. Ficou acordado o quadro financeiro plurianual de 1,074 biliões de euros para gastar entre 2021 e 2027 e também o tão esperado fundo de recuperação de 750 mil milhões de euros para ser usado até 2026.

Como conta a Susana Frexes, que acompanhou toda a maratona negocial em Bruxelas, Portugal irá receber 45,1 mil milhões de euros: cerca de 30 mil milhões do quadro plurianual (os fundos europeus tradicionais) e mais 15,3 mil milhões de euros em subvenções do novo fundo de recuperação. Estão ainda disponíveis cerca de 10 mil milhões de euros em empréstimos. Aos jornalistas, António Costa explicou todos os números e anunciou já um apoio de 300 milhões de euros para o Algarve que é uma das regiões mais castigadas pelos efeitos económicos da pandemia.

A chanceler alemã Angela Merkel e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, tiveram um papel decisivo no esforço de chegar a um acordo que, ainda assim, implicou cedências aos chamados países frugais como a redução de algumas verbas previstas inicialmente, reembolsos maiores para os países frugais e a possibilidade – mesmo com limitações – de serem suspensos os pagamentos aos países.

Hoje, no Centro Cultural de Belém em Lisboa, é apresentado ao plano de António Costa Silva que define uma estratégia para a década e para a forma como os fundos europeus poderão ser usados para Portugal sair da crise. Acontecerá sem a presença de António Costa e há já algumas diferenças em relação à versão original

Por causa do atraso do Conselho Europeu, o debate do Estado da Nação foi adiado para sexta-feira.

OUTRAS NOTÍCIAS

Cá dentro

Antes de qualquer outra notícia, vale a pena dar os últimos números da covid-19 em Portugal: 135 novos infetados, 2 mortos e 178 recuperados. Mais logo haverá nova atualização. Já agora, confira aqui todos os dados na infografia que o Expresso actualiza diariamente.

A direção-geral da Saúde reviu as regras e emitiu novas recomendações sobre ares condicionados e uso de dinheiro físico. Já o Tribunal de Contas alertou para insuficiências na divulgação dos contratos públicos relacionados com a covid-19.

Os efeitos da pandemia na economia são cada vez mais visíveis:

- no Público, o presidente da CP, Nuno Freitas, diz que a empresa perdeu 150 milhões de euros por causa da covid-19 e avisa que a fatura ainda não está fechada.
- as receitas turísticas dos primeiros cinco meses de 2020 foram as mais baixas dos últimos sete anos e o resultado dos meses de abril e maio foram os piores de sempre.

Apenas 17 das 8907 vistos gold concedidos entre outubro de 2012 e junho deste ano foram atribuídos para a criação de emprego, avança a edição de hoje do Jornal de Notícias.

A Grécia prepara um regime fiscal mais favorável para reformados estrangeiros que irá competir com Portugal.

No futebol, o FC Porto venceu ontem o Moreirense por 6-1 no dia em que recebeu a taça de campeão nacional enquanto, no Benfica, se aguarda a chegada de Jorge Jesus e já se discutem os reforços para a próxima temporada.

Hackers roubaram e publicaram na internet passwords de milhares de médicos e enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde.

Depois de meses, semanas, críticas e enorme debate, Mário Centeno tomou ontem posse como governador do Banco de Portugal.

Greta Thunberg venceu o prémio Gulbenkian para a Humanidade.

O Ministério da Administração Interna vai abrir um inquérito a atuação da GNR e da Proteção Civil no canil de Santo Tirso. A autarquia suspendeu o veterinário municipal.

Lá fora

A vacina da covid-19 que está a ser desenvolvida pela universidade de Oxford tem resultados promissores. De acordo com as primeiras conclusões publicadas ontem na revista médica The Lancet, produz imunidade ao mesmo tempo que tem poucos efeitos secundários. Mesmo, avisam, os especialistas pedem cautela para já. Saiba tudo o que está em causa em sete perguntas e respostas.

Nos EUA, a menos de quatro meses das eleições, os sinais da economia não são animadores. Principalmente com a subida do número de infeções e o regresso de medidas de contenção. O New York Times fez uma ronda por vários CEO de empresas que estão cautelosos e esperam uma recuperação lenta da atividade. No Financial Times, Gavyn Davies, economista, avisava que uma nova subida da covid-19 poderia provocar um double dip, ou seja, uma recaída na recessão.

Enquanto isto, Donald Trump continua a tentar recuperar a popularidade á medida que a distância para o dia das eleições se vai estreitando. Isto numa altura em que a distância para Joe Biden é de 15 pontos – as contas são de Nate Silver e do seu FiveThirtyEight – e em que a até a ‘sua’ Fox News não parece estar com vontade de lhe fazer a vida fácil. Trump que, durante muito tempo foi contra o uso de máscaras, defende agora que é um gesto “patriótico”.

O Reino Unido cancelou o acordo de extradição com Hong-Kong.

O parlamento egípcio aprovou uma intervenção militar na Líbia se estiver em causa a “segurança nacional”

Na China, uma adolescente inspirada em Greta foi ameaçada com a perda do lugar na escola se mantiver o ativismo.

FRASES

“Em relação à luta política não me sinto vencida, na obesidade sim”, Isabel do Carmo, Médica em declarações ao Público

“A imagem lá em cima era horrível, parecia um cenário meio apocalíptico, de guerra, mas com cães”, Márcia Pacheco, Atriz e professora que participou no resgate dos cães em Santo Tirso, ao Expresso

O QUE ANDO A LER

Ricardo Reis é um dos mais reputados economistas portugueses. Há vários anos que assina crónicas nos jornais, entre os quais o Expresso onde mantém atualmente uma coluna todos os sábados. Reuniu agora no livro "Do FMI à pandemia: Portugal entre crises" algumas das crónicas que publicou.

A recolha não é exaustiva e está organizada de forma temática, não cronológica. Reler estas paginas, é uma forma de rever o que foi o trajecto da economia portuguesa e mundial neste período onde a crise foi uma realidade mais ou menos permanente. Primeiro, a crise financeira, nascida no subprime e no mercado imobiliário americano. Depois a crise da dívida na zona euro que levou Portugal ao resgate da troika. E agora a pandemia.

Vale a pena recordar porque, na economia como em quase tudo na vida, a história é uma importante fonte de conhecimento. O que ontem aconteceu facilmente se repete amanhã. Como as cimeiras intermináveis e a crónica dificuldade europeia de conseguir acordos.

Este Expresso Curto fica por aqui. Mantenha-se informado no Expresso e na SIC.

Sem comentários:

Mais lidas da semana