sexta-feira, 31 de julho de 2020

Polícia de Hong Kong ordena prisão de ativistas exilados


A polícia de Hong Kong ordenou a prisão de seis ativistas pró-democracia que vivem no exílio por suspeita de violarem a lei de segurança nacional, informou a mídia estatal chinesa na sexta-feira, mas a força local recusou-se a comentar.

Os seis incluem o proeminente jovem ativista Nathan Law, 27, que recentemente se mudou para a Grã-Bretanha depois de fugir de Hong Kong.

“A polícia de Hong Kong ordenou oficialmente a prisão de seis criadores de problemas que fugiram para o exterior”, disse a televisão estatal da CCTV.

A repressão ao movimento democrático de Hong Kong aumentou rapidamente no mês desde que Pequim impôs uma lei de segurança nacional abrangente à cidade inquieta.

A lei tem como alvo subversão, secessão, terrorismo e conluio de forças estrangeiras com prisão perpétua, mas críticos disseram que era uma arma legal para silenciar dissidentes e criminalizar certas visões políticas.

Seria a primeira vez que a polícia da cidade usaria o poder extraterritorial da nova lei para perseguir ativistas que não estão no território.

Além de Law, os outros ativistas procurados incluem o ex-funcionário do consulado britânico Simon Cheng, os ativistas pró-independência Ray Wong, Wayne Chan, Honcques Laus e Samuel Chu, de acordo com a CCTV.

O relatório disse que os seis foram procurados por “incitação à secessão e conluio com forças estrangeiras”.

No entanto, em um e-mail para a AFP, a polícia de Hong Kong disse que “não comenta reportagens da mídia”.

Pequim disse que a lei restaurará a estabilidade após os enormes e muitas vezes violentos protestos pró-democracia do ano passado.

Mas também acelerou o desenrolar das liberdades e autonomia políticas de Hong Kong, supostamente garantidas por 50 anos após a entrega da Grã-Bretanha em 1997.

Em apenas um mês desde que a nova lei de segurança entrou em vigor, uma dúzia de ativistas pró-democracia foram desqualificados para concorrer nas eleições legislativas e quatro estudantes foram presos por suspeita de “incitar a sucessão” em publicações nas redes sociais.

Este artigo está disponível em: English

Plataforma

Sem comentários:

Mais lidas da semana