domingo, 5 de julho de 2020

Pyongyang 'não vê necessidade' de negociações com Washington, diz diplomata norte-coreana


#Escrito e publicado em português do Brasil

Neste sábado (4), vice-ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte informou que o país não vê necessidade em dialogar com os Estados Unidos.

A vice-ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son-hui, afirmou que as negociações não funcionariam entre Washington e Pyongyang, portanto, não haveria uma mudança na política norte-coreana.

"Não sentimos qualquer necessidade de sentar cara a cara com os Estados Unidos, uma vez que estes não consideram o diálogo RPDC [República Popular Democrática da Coreia] – EUA como algo mais que uma ferramenta para enfrentar sua crise política", afirmou a diplomata em um comunicado transmitido pela agência KCNA.

Nesta quarta-feira (1), o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, afirmou que o presidente norte-americano, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, deveriam se encontrar antes das eleições dos EUA, em novembro, o que ajudaria a reativar negociações nucleares.

Há dois anos, em Singapura, os líderes se encontraram pela primeira vez, enquanto em 2019, no Vietnã, eles tiveram uma nova reunião.

Contudo, as negociações foram interrompidas após Trump afirmar que o mandatário norte-coreano falhou em não oferecer uma troca satisfatória de mísseis balísticos e armas nucleares pela retirada de sanções internacionais.

Sputnik | Imagem: © AP Photo / Lee Jin-man

Sem comentários:

Mais lidas da semana