terça-feira, 4 de agosto de 2020

A CIA explora ilegalmente petróleo no nordeste da Síria

#Escrito e publcado em português do Brasil

O senador Lindsay Graham interrogou o Secretário de Estado, Mike Pompeo, em uma audiência da Comissão Senatorial de Relações Exteriores, em 30 de Julho de 2020, a propósito de uma empresa dos EUA que acaba de assinar um contrato com a «Administração Autônoma» do Nordeste sírio (YPG - curdos) para a exploração de campos de petróleo e o fornecimento de refinarias.

O Secretário de Estado confirmou que a negociação deste acordo havia tomado mais tempo que o previsto e que ele o apoiava. Deveria começar com 60.000 barris/dia e poderá se elevar rapidamente a 380.000 barris/dia.

A «Administração Autônoma» é uma ficção posta em prática pelo Pentágono no Nordeste sírio, da qual ele entregou a gerência a uma facção Curda. Nem Damasco, nem Ancara, fizeram comentários.

A Crescent Energy Services, que assinou o contrato, é uma empresa de fachada da CIA. Ela está registrada (registada-pt) no paraíso fiscal do Delaware, mas sediada na Luisiana.

Segundo nossas informações, os lucros da Administração autônoma (autónoma-pt) serão divididos em dois: uma metade para ela, e a outra metade para a CIA, que os utilizará para financiar operações secretas em todo o mundo, sem ter que solicitar um orçamento ao Congresso.

Voltairenet.org | Tradução Alva

Sem comentários:

Mais lidas da semana